domingo, 21 de outubro de 2012

Izaías na CODEAM?


Izaías Régis foi eleito com o discurso de que Garanhuns precisa reassumir seu posto de lider regional, aliás, o próprio senador Armando Monteiro reafirmou este posicionamento em vários momentos da campanha.

O atual presidente da CODEAM, Eudson Catão, que está deixando a prefeitura de Palmeirina, não pode se recandidatar, pois somente os prefeitos podem exercer as funções de diretores da instituição. Portanto, teremos obrigatoriamente novos dirigentes na Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional.

Por isto acreditamos que seria interessante Izaías pensar em capitanear a CODEAM, que representa mais de 40 municípios do Agreste, como forma de fortalecer a região, unindo os vários municípios na retomada que foi revelada nas eleições de 7 de outubro, dando uma nova cara ao Agreste Meridional, uma cara da mudança. São novos anseios e a necessidade de entender o que quer esta população que deu um recado quase em conjunto. É este novo e necessário debate que a CODEAM precisa coordenar. São novos prefeitos e uma nova ordem política regional.

É um novo momento que Garanhuns precisa ser o protagonista. Um instante de fortalecimento regional do Agreste e que nossa cidade, como polo de desenvolvimento e sede da instituição tem a oportunidade de unir os vários municípios e liderar a retomada do crescimento, integrado e participativo.

Creio que Armando Monteiro teria todo interesse de apoiar a liderança de Garanhuns nesta instituição regional, pois se trata de um órgão representativo que pode ter força para buscar investimentos para as demandas no Agreste.

Eudson Catão fez um grande trabalho, debateu FPM, duplicação da BR-423, FAMEG, drama das secas, Adutora do Agreste, etc. Tem até o direito de participar da sua sucessão indicando nomes, mas pelo momento regional e o resultado das urnas, Izaías teria toda a situação a favor para liderar um novo momento.

Izaías define outros secretários

Izaías Régis passou o final de semana em Garanhuns, e neste domingo logo pela manhã, retornou a Recife, onde exerce seu mandato parlamentar na Assembleia. Izaías tem aproveitado os últimos dias de deputado para fazer contatos e conseguir mais verbas para a futura gestão. Já adiantamos algumas delas aqui no blog.

Durante o final de semana Izaías participou de reuniões em Garanhuns e definiu nomes para secretarias, aliás, praticamente todos técnicos, e bem recepcionados pelas pessoas que estão participando das discussões. Mas ainda não foram divulgados oficialmente.

Izaías definiu também a equipe de transição, formado por quatro pessoas, essencialmente técnico, com pessoas experientes na administração pública, que receberão as informações necessárias para a passagem de governo.

Um novo pacto federativo


Membro da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, o senador Armando Monteiro (PTB) chamou a atenção para a necessidade de um novo pacto federativo no Brasil, um pacto que equilibre mais a relação entre a União, os estados e os municípios. Armando fez uma avaliação do problema ao presidir o painel “A dimensão Política do Federalismo Brasileiro”, durante seminário realizado no Congresso Nacional. 
Segundo Armando Monteiro, para que fosse possível viabilizar a estabilização da economia, houve na década de 1990 uma maior centralização de recursos e de arrecadação de impostos por parte da União, ampliando a dependência dos prefeitos e governadores em relação ao governo federal. Mas agora, passadas quase duas décadas, é o momento de pensar novas bases para o federalismo. 
“Na área tributária, é fundamental buscar a uniformização das regras e alíquotas do ICMS, de modo a melhorar a competitividade do País e reduzir o espaço da guerra fiscal entre os estados”, explicou o senador, durante o seminário, denominado “Desafios dos Federalismo Brasileiro”, que contou com a participação do secretário da Casa Civil de Pernambuco, Tadeu Alencar. 
Armando Monteiro lembrou, ainda, que o Senado tem procurado dar sua contribuição para a agenda federativa. Ele destaca a aprovação da Resolução 13/2012, que reduziu para 4% as alíquotas interestaduais de bens importados, restringindo a chamada “guerra dos portos”, e a PEC 113/2011 que objetiva repartir o ICMS das compras feitas por comércio eletrônico entre os estados onde estão hospedados os provedores e os estados de destino dos produtos.

Garanhuns se consolida como principal força dos Esportes no Agreste Meridional

Volei campeão


Os esportes em Garanhuns continuam em alta. Na noite desta sexta-feira, dia 19, as seleções de Futsal de Garanhuns, nas categorias masculino e feminino, sagraram-se campeãs da Fase Regional dos Jogos Comunitários do Interior de Pernambuco – JOCIPE.
 
            Com a conquista, o Futsal Masculino chega ao tricampeonato da Competição. Já o Futsal Feminino conquistou o penta-campeonato no certame em Nível Regional. Com as conquistas, as Seleções se juntam as equipes do Voleibol Masculino e Feminino, bem como do selecionado de Dama, que também conquistaram o título Regional deste ano e já estão classificadas para a Fase Final dos JOCIPE, que possivelmente será realizada aqui em Garanhuns, no próximo mês de novembro. O Basquete Feminino também já está classificado para a Fase Final. “Apesar das dificuldades financeiras que estamos atravessando, dentro das quadras continuamos fortes e vamos sim buscar o bicampeonato estadual dos JOCIPE”, ressalta o secretário de Comunicação Social e Esportes, Carlos Eugênio.
 
As seleções locais são compostas por atletas amadores e contam com a infra-estrutura logística da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Comunicação Social e Esportes.
 
FUTEBOL DE CAMPO E BASQUETE MASCULINO -  A fase regional dos JOCIPE nas modalidades de Futebol de Campo e Basquete Masculino acontecem nos próximos dias, tendo Garanhuns como sede dos Jogos.
 
A disputa pelo Futebol de Campo acontece no período de 24 a 28 de outubro, tendo o Estádio Gigante do Agreste como sede. Já os jogos válidos pelo Basquete Masculino serão realizados de 9 a 11 de novembro, no Ginásio do SESC.  

Veja o vídeo de Hercinho cantando com Ivete Sangalo


Hercinho Gouveia teve uma participação super especial no show da baiana mega star Ivete Sangalo, na capital pernambucana, neste sábado, 20. Juntos, cantaram Tropicana, de Alceu Valença, que virou um reggae, no melhor estilo do jovem intérprete.

O convite a Hercinho veio através do twitter, depois que Ivete assistiu e se impressionou com a participação do garanhuense no programa The Voice Brasil.

Hercinho foi eliminado, mas conquistou a baiana, o que pra muita gente pode ter sido até mais importante!

Continuamos na torcida!

O vídeo é do blog do jornalista João Alberto.



RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.