quarta-feira, 21 de novembro de 2012

TCE ordena suspender todos os concursos públicos municipais


Diante do grande número de prefeitos que resolveram realizar concurso público nos dois últimos meses de sua gestão, a presidente do Tribunal de Contas, conselheira Teresa Duere, decidiu enviar ofício-circular a todas as prefeituras de Pernambuco determinando a suspensão de todo e qualquer ato que resulte em despesa com pessoal, até 31 de dezembro deste ano.

A recomendação já havia sido aprovada na sessão do Pleno da última quarta-feira mas o texto do ofício somente foi aprovado na sessão de hoje (21) pela unanimidade do Conselho. O ofício circular tem a seguinte redação:

Recife, 21 de novembro de 2012.

Sr (a) Prefeito (a)

Diante da Lei de Responsabilidade Fiscal, que proíbe ato que resulte em despesa com pessoal nos últimos 180 dias da gestão, decidiu o Pleno desta Corte, à unanimidade, na sessão ordinária realizada em 14/11/2012 determinar a todos os gestores municipais:

I) A não execução de concurso público;
II) A não contratação ou nomeação de novos servidores;
III) A não realização de qualquer ato que resulte em despesa com pessoal, para os novos gestores, até 31 de dezembro de 2012.

Atenciosamente

Conselheira Maria Teresa Caminha Duere
Presidente do Tribunal de Contas
.
fonte: Blog Paranatama em Foco
.
 
AGORA COMIGO: O que chama a atenção é que os prefeitos tiveram todo o mandato, mas somente agora, faltando poucos dias para entregar as prefeituras, correram para realizar concursos públicos. Alguns até tiveram a determinação do TCE para realizar a seleção, mas só vieram querer cumprir agora.
Fica a impressão que a intenção é dificultar a vida do futuro gestor municipal e/ou  garantir o emprego de alguns auxiliares da atual gestão.

OAB Garanhuns reelege diretoria

A OAB Garanhuns reelegeu a atual diretoria para outro mandato de dois anos, tendo à frente o advogado Paulo Couto, com Jorge Wellington na vice. Luís Sebastião é o homem das finanças e a secretaria tem Jamine Tavares, que dividirá as tarefas com Adriana Carvalho.

Pedro Henrique, apoiado pela situação, foi eleito presidente da OAB Pernambuco, tendo na composição de sua chapa dois advogados de Garanhuns, Luís Jardim, ex-presidente local, e Ivo Amaral Jr.

Em Angelim arrisca não haver diplomação de prefeito

A situação de momento em Angelim é de espera. O prefeito reeleito Marco Calado teve seu registro de candidatura indeferido pelo Ministro Arnaldo Versiane no TSE, e como recorreu, aguarda a decisão proferida pelo Pleno do Tribunal, formado pelo conjunto dos ministros. Porém, esta nova análise pode não acontecer em tempo hábil até a diplomação em dezembro.

É provável que o Tribunal só avalie no pleno depois de julgados os processos que estão ainda na mão dos ministros, de forma monocrática.

Caso Marco Calado reverta a atual decisão, será diplomado e empossado prefeito sem nenhum problema, porém se a Coligação que entrou com o recurso em Brasília conseguir ratificar o indeferimento da candidatura com base na Lei da Ficha Limpa (neste caso, Suja), outra eleição será convocada pelo Tribunal Regional Eleitoral para prefeito em Angelim.

A decisão, qualquer que seja, não interfere na eleição do legislativo, e os futuros vereadores serão empossados sem nenhum problema.

Corínthians se torna o time do governo


Já não bastasse estar infiltrado na CBF com o técnico da seleção, vários jogadores, e até o vice de futebol Sidney Sanches, mais forte que o próprio presidente José Maria Marín, o Corinthians vai garantindo verbas federais para o crescimento do clube. Primeiro foi o BNDES que está bancando o novo estádio alvinegro, o Itaquerão, e agora, pasmem, a CAIXA será a nova patrocinadora do clube com mais de R$ 30 milhões em patrocínios até o final de 2013. Dinheiro demais! Dinheiro seu e meu, e pior, de sãopaulinos, santistas, botafoguenses, flamenguistas e de todos os outros torcedores  pagadores de impostos do país que vão alavancar ainda mais o time do Parque São Jorge, que desde a era Lula, o mais importante corinthiano dessa história, se tornou o que mais recebeu incentivos federais, proporcionando o crescimento visto nos últimos anos.

Para ser democrático e sem preferências esportivas, ou o governo patrocinava todos ou nenhum. Mas não se deve usar o dinheiro do contribuinte para alavancar uma agremiação esportiva.

Enquanto isso, clubes espalhados por todo o país estão com o pires na mão, minguando a cada dia, e que têm suas torcidas regionais cada vez mais se dilapidando, perdendo espaço para os grandes clubes do país, mostrados na televisão a cada três dias, gerando uma globalização que prejudica a cultura regional. Liga-se a televisão a qualquer instante e se fala do Corinthians, numa lavagem cerebral premeditada, para que todos torçam pelo clube e assistam seus jogos, claro, na TV. Em alguns casos parece até que os comentaristas são pagos pelo clube.

E outras grandes equipes que profissionaram suas gestões, têm de buscar na iniciativa privada, os patrocínios e investimentos para manterem suas equipes. Mas ao governo vem este presente.

Vejam o desnível que isto pode causar, é só lembrar da Petrobras na camisa do Flamengo. E sem ela, o quanto a equipe se tornou igual às outras.

Neste momento, o Corinthians passa a ser o principal beneficiado neste extracampo político-administrativo, ocupando espaços estratégicos e recebendo as benesses do governo federal.

Na seleção brasileira, viu-se nos últimos anos apenas uma vitrine para vender jogador para o exterior. Convocam-se inexpressivos atletas para partidas contra países com futebol desprezível, para que possam ser vendidos por valores exorbitantes. Estamos há pouco tempo da Copa do Mundo, e não temos sequer, uma equipe formada, uma base sólida. Em nenhum dos setores, talvez três ou quatro titulares, que mesmo assim não têm ainda o carisma da população brasileira. Alguém saberia me dizer a defesa, o meio ou o ataque titulares da seleção. Vale qualquer um dos setores. E lá se vão dois anos e meio de joguinhos meia-boca.

O futebol virou um grande negócio de marketing, investimentos e mídia, onde o próprio futebol não é o mais importante.

Izaías em Brasília faz novos contatos

O prefeito eleito de Garanhuns, Izaías Régis, permanece em Brasília, de onde retornará amanhã a Pernambuco e na sexta-feira a Garanhuns. Izaías continua fortalecendo seus contatos na capital pernambucana e em Brasília. Desta vez esteve com Humberto Costa e Fernando Ferro, e a novidade foi a visita a Augusto Coutinho, deputado federal do DEM, oposiçãoi ao governo estadual e federal, mas que também se comprometeu em dar uma atenção especial a Garanhuns, atendendo ao pedido do deputado estadual Izaías Régis.

"O importante neste momento é a cidade, sempre tive ótimo relacionamento com Augusto Coutinho, e por isso estamos conseguindo tantos apoios para trazer recursos para Garanhuns" - Disse Izaías a este blogueiro.

Humberto Costa e Fernando Ferro são parceiros de primeira hora do futuro prefeito, pois o PT esteve em seu palanque inclusive montando a chapa com sua futura vice, Rosa Quidute.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.