quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Lewandovski vice de Joaquim Barbosa - E aí?


Com a aposentadoria automática por idade do agora ex-presidente Carlos Ayres Britto, assumiu Joaquim Barbosa, que tem recebido uma atenção e elogios especiais da população brasileira, virando uma espécie de defensor do povo no Supremo Tribunal Federal.

Joaquim Barbosa vai aliar a presidência do órgão com a relatoria do caso do mensalão.

E foi justamente no andamento deste processo que Barbosa conquistou simpatizantes em todos o país, protagonizando momentos de embates com defensores dos políticos acusados de integrar a tal quadrilha que pagava deputados para votar com o governo.

E os debates mais acalorados de Joaquim Barbosa foram com o também ministro Ricardo Lewandovski, que por coincidência será o vice-presidente do STF. Parece enredo de novela.

Será que manterão a liturgia do cargo, ou em algum momento vão se pegar? Lewandovski vai dar sua cara quando estiver presidindo as sessões do STF em substituição ao presidente?

E olha que em recente discussão, ambos ministros, embora Barbosa relator do mensalão, Lewandovski se levantou, abandonando o plenário. E agora com Barbosa presidente?

Se depender de suas declarações: "Serei um vice bem tradicional e o mais colaborativo possível".

Jornais da internet vão ganhando espaço sobre os impressos


Os jornais impressos estão diminuindo aos poucos à medida que se expande a informação pela internet. Grandes jornais já fecharam as portas, e ficaram somente com o trabalho digital, outros que não atentaram para esta travessia, fecharam de vez.

Não importa se o jornal é da capital ou interior, tradicional ou recente, o impacto da internet está pegando todos. Mesmo de um dia para o outro, a notícia envelhece rapidamente na mídia impressa.

Alguns, como alternativa, popularizaram, para chegar nas mãos do leitor que não tem internet, e gosta de bagaceira, notícias policiais, celebridas, futebol, etc.

Agora, no JC, uma nota avisa que o jornal deixa de circular nas bancas de importantes capitais do Brasil a partir do primeiro dia do próximo ano. O jornal oferece a opção de assinar a versão digital.

São medidas que visam fazer economias, mas ao mesmo tempo mostra a escalada da informação na internet sobre a mídia impressa. Um caminho sem volta.

Até os anunciantes sabem que os seus leitores estão na internet, e fica cada vez mais difícil a venda da publicidade nos jornais. Que ainda têm seu público, mas não com o mesmo impacto de anos atrás.

Gonzagão agora é Doutor Honoris Causa

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) concede ao cantor e compositor Luiz Gonzaga o título de Doutor Honoris Causa (in memoriam), maior honraria das instituições de ensino superior, nesta quinta-feira (22), a partir das 22h. A homenagem se deve às comemorações do centenário do Rei do Baião e dos 100 anos dos primeiros cursos da UFRPE. A homenagem será realizada no Salão Nobre da UFRPE. Na ocasião, haverá apresentação da Retreta da Polícia Militar em homenagem a Luiz Gonzaga.

A ideia de conceder o título a Luiz Gonzaga veio do professor e pesquisador da UFRPE Severino Mendes Júnior, especialista em aves migratórias. Durante uma reportagem na qual o professor explicava as aves que ilustraram canções do compositor, a exemplo da asa branca e do assum preto. Na ocasião da entrevista, o professor afirmou que, pela afinidade das letras de Gonzaga com os estudos da UFRPE – que ilustraram outras reportagens sobre o tema, a exemplo das árvores – o compositor merecia o título máximo de Doutor Honoris Causa.

A proposta foi formalizada e aprovada, por meio da Resolução nº 158/2012, pelo Conselho Universitário da UFRPE.

TÍTULO - O Título de Doutor Honoris Causa é concedido a personalidades que tenham se distinguido pela sabedoria ou pela atuação frente a artes, ciências, filosofia, letras ou das relações com a sociedade. A UFRPE já concedeu o título a personalidades como o escritor Ariano Suassuna e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, haverá apresentação da Retreta da Polícia Militar em homenagem a Luiz Gonzaga.
 

Humberto quer mais celeridade na transposição do Rio São Francisco

O senador Humberto Costa (PT-PE) subiu na Tribuna do Senado para falar sobre as ações da Comissão Especial Externa para o acompanhamento dos Programas de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco, instalada na semana passada no Congresso. Segundo o senador, que é relator da comissão, ela dará "grande contribuição à sociedade brasileira".

Humberto Costa lembrou que o projeto está entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas que há atraso no cronograma. Até agora, foi realizado 43% do total previsto para a conclusão da obra. Segundo o petista, "há lotes em que os trabalhos encontram-se estagnados". “O objetivo da comissão será identificar problemas e propor soluções para que os trabalhos possam avançar no ritmo que a sociedade brasileira deseja”, garantiu Humberto.

Além do atraso no cronograma, o senador também disse que há uma preocupação com a questão ambiental. “Devemos ampliar o debate e propor soluções sobrea natureza dos recursos para a operação e manutenção da transposição de águas do rio”, disse.

Humberto disse ainda que na próxima semana irá apresentar o plano de trabalho da comissão, que irá ouvir representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria, do Ministério da Integração, entre outros. E falou sobre a importância da obra. “O objetivo primordial da transposição é assegurar oferta de água a mais de 12 milhões de pessoas em 391 municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Essa é a maior obra de infraestrutura hídrica para usos múltiplos em execução pelo Governo Federal”, afirmou.

Prefeitos relatam suas dificuldades à presidente do TCE

Os prefeitos Eudson Catão (Palmeirina), Eudes Tenório (Venturosa) e Azoka Gouveia (Aliança) estiveram ontem no Tribunal de Contas para fazer um relato à presidente Teresa Duere das dificuldades que seus municípios estão passando em decorrência do aumento de despesas, da queda de receita e da estiagem.

Segundo Catão, que também preside a Codeam (Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional), os prefeitos dos pequenos municípios encontram-se em situação de desespero porque tiveram que implantar na folha de pessoal o reajuste do salário mínimo e do piso salarial dos professores, numa conjuntura de queda do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) decorrente da redução do IPI sobre automóveis novos e dos produtos da linha branca (fogões, geladeiras, máquinas de lavar roupa, etc.) determinada pela presidência da República.

TURBULÊNCIA - A presidente do TCE reconheceu que a safra de prefeitos que está encerrando os seus mandatos atravessou um período de “muita turbulência” e disse que o Tribunal de Contas tem tido a sensibilidade para analisar “caso a caso”, distinguindo gestores que se esforçaram para reduzir despesas desnecessárias daqueles que realizam gastos supérfluos, especialmente com a contratação de artistas.

Ela disse também que as entidades que representam as prefeituras deveriam ter uma posição mais proativa em defesa dos seus municípios, que estão passando por muitas dificuldades devido à queda do FPM.

A presidente informou aos visitantes que está confirmada para o final de janeiro do próximo ano a realização de um seminário, organizado pelo TCE, para os prefeitos eleitos em Pernambuco nas eleições de outubro passado.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 20/11/12

Todos juntos para ver o Tigre tetracampeão!



A decisão do Campeonato Pernambucano de Futsal está marcada para esta quinta feira, 22, no Ginásio do SESC em Garanhuns, as 20h. O Tigre enfrenta o Santa Cruz. Quem vencer será o campeão de 2012, caso haja um novo empate, a decisão irá para um terceiro jogo. Também em Garanhuns, devido a excelente campanha do time da Cidade das Flores.
O Tigre é o atual tricampeão estadual, e se vencer conquista o campeonato de forma INVICTA.
É Garanhuns! Todos juntos vamos mostrar a garra do TIGRE, ou melhor, as garras!!!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.