sábado, 24 de novembro de 2012

Um Conselho Político para Izaías

Coordenando diretamente, conversando com cada um e montando seu secretariado sem rabo preso ou dívidas eleitorais com ninguém, Izaías Régis tem ouvido algumas pessoas influentes em cada área de atuação em busca de pessoas técnicas e competentes para gerir as secretarias de Garanhuns.

Este demanda tem levado tempo. Já se vão quase 50 dias da eleição vitoriosa, e muitos ainda são os cargos vazios. É certo que Izaías está aguardando o desfecho da transição para saber com o que poderá contar em 2013, mas o tempo tem passado, e se ele de fato quer tirar uns dias de descanso depois de tanto trabalho no Recife, em Brasília e em Garanhuns, é bom pensar em começar a fechar determinados cargos vitais do futuro governo, como algumas secretarias importantes, primeiro e segundo escalões, que ainda não têm definições.

Para otimizar o tempo seria interessante a criação de um Conselho Político, apartidário, de pessoas que enxerguem a administração como um todo, no conjunto, e não apenas sua área de atuação. Pessoas que pudessem debater independentemente de cargos ou outras ligações administrativas.

Cinco ou seis pessoas, com um olhar parabólico de Garanhuns.

Na prática talvez até já existam estas pessoas, mas não de uma forma integrada, com reuniões sistemáticas e que possam ir além da apresentação de nomes ou de sugestões de ações. 

Seria interessante este grupo até para dar mais sustentação ao futuro prefeito, que tem dado mostras de que terá um secretariado essencialmente técnico. Um grupo que possa debater politicamente a cidade, a partir da administração, mostrando uma maturidade administrativa, a partir da participação de pessoas com o  conhecimento cotidiano da cidade.

Izaías sabe quem são estas pessoas, pois já tem criado este ambiente, faltando apenas dar uma cara a este Conselho.

Ulisses adjunto de Silvino na saúde?

Durante a campanha, Silvino e Ulisses Pereira caminharam sempre juntos

Enquanto alguns nomes já estão sendo comentados na cidade como certos em determinadas pastas, como Eliane Simões na Secretaria da Mulher, Giane Lira na AESGA, Gerlane no Turismo, Alfredo na Administração, etc. Outros ainda são especulações, ou ainda estão sendo conversados para ajustes, até que sejam anunciados como futuros auxiliares do prefeitos Izaías Régis.

Existem muitas conversas oficiais, mas também muito boato e especulação.

Muitas secretarias, embora tenham seus nomes já convidados, ainda não são concretos. É o caso da Agricultura, e da Saúde. Epaminondas e Silvino Duarte, respectivamente. O primeiro é professor da UFRPE, que tem também Renato, que deve ir para o Meio Ambiente. Ambos precisam da liberação da instituição de ensino federal.

Enquanto não vem o anúncio oficial do próprio Izaías, qualquer nome pode ainda ser substituído, inclusive aqueles dados como certos.

Na saúde, os dois nomes mais comentados são os do ex-prefeito Silvino Duarte, que abdicou de sua situação de candidato para subir no palanque de Izaías, praticamente definindo a eleição, e o outro é o médico Ulisses Pereira, que foi candidato a vereador e obteve 1700 votos. Ambos têm consistência para o cargo.

Ainda não foi anunciado o titular da pasta. Comenta-se que seria Silvino. Então que tal unir ambos? Senti recentemente que Ulisses, que tem formação em saúde pública, está com muita vontade de integrar a equipe da Secretaria de Saúde. Tem capacidade para ser secretário, mas poderia compor a Silvino Duarte. Ambos fazem parte da mesma equipe política, e integraram na reta final a composição de apoio ao futuro prefeito.

Algumas pastas terão secretários adjuntos, como a saúde, por exemplo. E se de fato, o nome de Silvino já esteja definido, está aí uma sugestão que alia a questão técnica com a representatividade política.

É o que penso.

A camiseta oficial do XI Garanhuns Motofest.



Veja vídeo da Audiência Pública do SASSEPE em Garanhuns

Em vídeo disponibilizado no Youtube, o professor Augusto Souto faz considerações sobre o SASSEPE, na Audiência Pública que debateu os serviços da instiuição em Garanhuns. Confira.

NESTE SÁBADO: Garanhuns participa do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Pele

6d156936c5b67ddf7ed4b5f906e5c7fc.jpg

Este sábado (24) é o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele e em Pernambuco, 15 unidades com uma equipe de 100 dermatologistas voluntários vão realizar ações contra a doença. Além disso, dez especialistas vão fazer um mutirão de cirurgias.

No Recife, as unidades que vão ter atendimento de graça são: Policlínica Amaury Coutinho, Policlínica do Pina, Policlínica Lessa de Andrade, Escola Pernambucana de Saúde - IMIP, Hospital Oswaldo Cruz, Hospital Santo Amaro, Hospital das Clínicas, Hospital Barão Lucena, Centro Integrado de Saúde Amauri Medeiros, Pólo da Academia da Jaqueira e Hospital Otávio de Freitas.

Já o interior terá quatro postos, sendo em Garanhuns (Hospital Regional Dom Moura), em Petrolina (Hospital Dom Malan), em Arco Verde (Hospital Regional Arco Verde) e em Serra Talhada (Centro de Saúde de Serra Talhada).

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença é o tumor que mais atinge brasileiros, representando 25% dos tumores malignos diagnosticados no País. A estimativa do Inca é que 134.170 casos sejam descobertos em 2012.

O Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele é a maior ação do gênero no mundo.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.