domingo, 25 de novembro de 2012

A questão eleitoral de São João

A resolução eleitoral na Comarca de São João está demorando muito, prejudicando as partes envolvidas e a própria cidade, que precisa cuidar da questão administrativa. Precisa-se se resolver esta pendenga para que o futuro prefeito possa montar sua equipe, elaborar o plano de trabalho e se concentrar na administração.

O que acontece é que o debate sobre as candidaturas ainda não acabou. Todos acompanharam a vitória (surpreendente e bonita) do mandioqueiro Genaldi sobre Nelsinho Barbosa, sobrinho do prefeito, que tinha a união histórica de adversários em seu palanque, com Hugo Cabral na vice. Era Pedro Barbosa e Antônio de Pádua juntos.

Mas houve uma rejeição popular ao encontro dos contrários.

Agora a questão jurídica: Apontam os situacionistas que a candidatura vencedora está envolta em diversos processos, o que inviabilizaria Genaldi. Porém, lá no início de tudo, a candidatura foi deferida pela justiça eleitoral local. Os processos a que se referem são em sua maioria sobre improbidade.

Passada a eleição, a juíza, decidiu reabrir a questão, e pediu o parecer do Ministério Público, que não se pronunciou. Mesmo assim, pelo que consta, de ofício, a juíza resolveu indeferir a candidatura, e a questão com os processos anteriores ainda está EM debate na comarca, com audiências marcadas, inclusive tem mais uma nesta segunda-feira.

Parece que a coligação que perdeu a eleição não é parte legítima, e por isto não poderia provocar a justiça eleitoral.

Em outros municípios estas questões que versam sobre a Lei da Ficha Suja foram julgadas de imediato e depois seguiram para o TRE. Em alguns casos acabaram em Brasília. Mas em São João, há pouco mais de um mês para a posse do futuro prefeito, a situação ainda está aberta, e na própria comarca.

Qualquer que seja o resultado, a possibilidade de se levar ao TRE e a Brasília é grande, embora o grupo político de Genaldi alegue que o próprio Ministério Público, em não se pronunciar, preferiu não dar prosseguimento à questão.

Parece que é por aí. Fica aberta a postagem para as partes se pronunciarem. Estamos recebendo e-mails de ambos os lados, mas preferimos divulgar o que for oficial dos grupos envolvidos, e da própria justiça eleitoral, inclusive o MP, se assim o desejarem.

Givanildo Oliveira pra Seleção Brasileira

Trago do blog do meu professor de Ciência Política, Rafael Brasil, uma análise do quadro de técnicos da Seleção Brasileira.
.


Um dos assuntos que mais interessam aos brasileiros, é o futebol. Somos uma nação de milhões de técnicos.

Com a demissão de Mano Menezes, está aberto o debate sobre os possíveis candidatos a tão cobiçado cargo. Que pode ser a glória de alguns, bem como o caminho do fracasso para outros. Com exceção de Telê Santana, que não ganhou a copa, mas formou uma grande seleção que jogava para frente e bonito, quase todos os que perderam seguiram ao ostracismo. Vide Lazaroni, Dunga, Falcão, Leão e outros menos votados.

Levando-se em consideração, que a copa é um torneio curto, deve-se convocar os jogadores que estão em plena forma, não importando a idade. Para este tipo de torneio, acho melhor Felipão, embora o mesmo imponha um estilo de jogo, digamos, meio truculento. Porém outras "sumidades" esperam também serem agraciados, como Tite do Corínthians, ou mesmo Luxemburgo, que hoje dirige o Grêmio. Também está muito cotado Muricy Ramalho, hoje técnico do Santos.

Eu, como sou nordestino, indicaria o velho Givanildo Oliveira, um dos campeões de acesso de futebol nacional. E foi um dos melhores jogadores que vi jogar. Era um volante de classe, que desarmava e davas passes milimétricos. Infelizmente jogava no Santa Cruz, e infernizava a turma do Sport a quem pertenço. O Santa de Givanildo, Erb, Luciano e Ramón, que fazia picadinho do meu rubro-negro de coração. Depois, já no final de carreira, jogou no Sport, com àquela classe que lhe era característica.
.
Rafael Brasil

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.