segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

BOLSA FAMÍLIA: Mais 300 famílias são beneficiadas. Você conhece alguém que precise???



Em pouco menos de um mês, o Governo Municipal de Garanhuns cadastrou cerca de 300 famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza, com o benefício do Programa Bolsa família, realizado por meio da Secretaria de Assistência Social. Durante o cadastramento constatou-se que 20% dessas famílias são compostas por uma a três pessoas, 55% são compostas por quatro a seis pessoas, enquanto que 25% são formadas por sete a dez pessoas. São famílias com renda per capita de no máximo 70 a 140 reais.

Sendo assim o Governo Municipal tem buscado meios para atender e tentar reverter a real situação das famílias de extrema pobreza, incluindo-as nos programas estabelecidos pelo Governo Federal, e assim, amenizar a situação de vulnerabilidade social dessas pessoas. Com a iniciativa, elas são inclusas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), e passam a ser acompanhadas nas áreas da saúde, educação e assistência social.

A equipe do Cadastro Único e da Assistência Social vem se empenhando na busca por essas famílias carentes do Município, por meio da identificação in loco. “Essa é uma atividade de extrema importância, haja vista mais benefícios existentes, além do financeiro”, assegurou o Gestor do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, Luizinho Roldão. O gestor se refere aos programas e políticas sociais voltados à classe menos favorecida como o desconto de até 65% nas contas de luz; a aquisição da carteira do idoso para viagens interestaduais; isenção da taxa de concurso público federal, telefone social em casa, com cobrança de apenas 14 reais e 28 centavos; bem como a redução na alíquota do INSS, de 11 para 5% do salário mínimo, para a obtenção de todos os benefícios do referido Instituto; além de cursos de pedreiro, cabeleireiro, e costureiro. Para que essa camada da sociedade possa ter acesso a todos esses benefícios, a inclusão no Cadastro Único é imprescindível. 

Para assegurar o recebimento do benefício e garantir os direitos oferecidos pelo Programa, todas as famílias precisam cumprir algumas exigências como: vacinar os filhos de até 7 anos de idade; acompanhar o crescimento infantil; fazer a vigilância nutricional deles - entre o peso e a altura; bem como a vigilância do pré-natal para as mulheres; e assegurar a permanência de jovens e crianças na escola.

A sociedade também pode ajudar a identificar famílias que necessitam dos trabalhos de Assistência Social e informar por meio do telefone 3762-7080.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.