quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Dez municípios da região podem ter o SAMU já em março


A V GERES – Gerência Regional de Saúde tem avançado no sentido de instalar o SAMU nos municípios que fazem parte de sua área de atuação. Neste mês de janeiro, vários prefeitos e suas secretarias de saúde foram visitados, e mesmo os municípios que tiveram mudança administrativa estão providenciando os últimos detalhes para ver funcionando suas USB - Unidades de Suporte Básico. As duas USA - Unidades de Suporte Avançado devem ser instaladas em Garanhuns e Itaíba, buscando um atendimento regionalizado. 

Em março, oito municípios estarão prontos para inaugurar suas USB´s, sendo eles: Angelim, Bom Conselho, Correntes, Calçado, Lajedo, Lagoa do Ouro, Paranatama e Terezinha. A infra-estrutura de instalação é de responsabilidade de cada município, por isto alguns estão mais adiantados. Todas as ambulâncias do serviço já estão à disposição, e serão entregues à medida que os municípios finalizem as bases do SAMU, com exigências como Sala de Estabilização, por exemplo. Outros dez municípios serão implantados em um segundo momento, a depender das instalações providenciadas pelas Secretarias de Saúde de cada município. 

É exigência também do serviço que as pessoas que farão parte do quadro do SAMU tenham o curso de APH-Atendimento Pré-Hospitalar, que inclusive está com turma em andamento em Caruaru, na Politec. 

As duas USA´s farão atendimentos regionalizados, já que disporão inclusive de ambulâncias com equipamento de UTI, um deles estará em Garanhuns. 

O Dr. Elenílson Liberato, gestor da V GERES, aproveita para solicitar aos demais municípios da regional que agilizem as bases e a infraestrutura necessária, pois faz parte do plano de ação da Secretaria Estadual de Saúde para melhorar o atendimento em todo o Agreste Meridional. 

O acompanhamento dos trabalhos de instalação tem sido feito pela V GERES através da Coordenação de Urgência e Emergência do SAMU Agreste, sob a supervisão de Alda Lúcia Lopes, que registra que a seleção de pessoal é feita diretamente nos municípios, sob responsabilidade das prefeituras municipais.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.