terça-feira, 1 de janeiro de 2013

MUSEU DO FIG: Grande acervo do Festival de Inverno precisa de auxílio para digitalização

Jefferson Magoo em entrevista a Jonas Lira na FM 7 Colinas


Há dois anos falecia Jefferson Magoo, videodocumentarista, aqui de Garanhuns, que ganhou o mundo com seu trabalho, tendo conhecido a África e países da Europa em Foruns Sociais. Sempre com suas lentes apontadas para a cultura e as pessoas.

Seu vasto material ficou com sua irmã, Magda Silva, que dispõe de dezenas e dezenas de fitas, inclusive muitas delas, com filmagens históricas do Festival de Inverno. Aliás, centenas de gravações, desde os primórdios do FIG.

Magda quer começar a bolar alguns projetos, e um deles é justamente a digitalização deste material, para que não se perca no tempo, não estraguem e as pessoas possam conhecer.

MUSEU MULTIMIDIA DO FESTIVAL DE INVERNO

Indo além disto, seria um ótimo ponto de partida para o Museu do Festival de Inverno, que poderia receber este acervo, e trabalhar de forma multimídia todos os segmentos culturais através de videos, fotografias, peças, livros, recortes de época, e tudo mais que possa incrementar as exposições.

Imaginem vídeos por toda parte, em TV´s e telões. Depoimentos, quadros, histórias. Precisamos resgatar o FIG para que não seja apenas uma festa e passe a ser um evento que deixe dividendos durante todo o ano.

Jefferson, como professor nas oficinas de video durante os Festivais de Inverno, formou muita gente que hoje está por aí com uma câmera na mão. 

Ele mesmo estava cuidando desta ideia do Museu Multimidia do FIG, quando adoeceu e veio a falecer. lembro que ele dizia que tinha um amigo no Ministério da Cultura, que estava lhe mostrando as formas de conseguir o apoio, e por isto, Jefferson estava providenciando uma documentação para dar entrada em um projeto por sua empresa. 

Estamos diante a mais palpável iniciativa de começarmos o nosso Museu do FIG, e sinceramente, não podemos perder esta oportunidade. Outros grandes profissionais da área em Garanhuns também dispõem de muito material, e poderíamos aí criar um grande espaço para perpetuar a história do mais importante evento que nossa cidade tem a oferecer, o maior Festival Cultural da América Latina.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.