sábado, 23 de fevereiro de 2013

Instituto Garanhuns recebe representantes do Arquivo Público Estadual para início do resgate de nossa memória



Na última quinta-feira, 21, a diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns recebeu na Academia de Letras de nossa cidade, que vem sendo utilizada como sede provisória, o arqueólogo e coordenador técnico do projeto de criação dos arquivos públicos municipais, Severino Ribeiro, o qual faz parte da equipe do Arquivo Público do Estado. Participaram do encontro o secretário de Administração, Alfredo Goes, a Diretora de Cultura Cirlene Leite e Sandra Leandra, Gerente do RH da Secretaria de Administração. 

O principal assunto em pauta foi o resgate da memória histórica de Garanhuns, principalmente a Criação do Arquivo Público Municipal e a parceria com Arquivo Público do Estado nesse processo. Severino Ribeiro apresentou o projeto que consiste na organização dos documentos existentes no município, a restauração, digitalização e a capacitação de funcionários para o arquivamento e restauração de documentos, parceria sem ônus para o município. 

O Projeto também contempla o memorial, com documentação histórica do município, que ficará a cargo do Insituto Garanhuns para exposições e pesquisas.

Na sexta-feira, dia 22, Severino Ribeiro em companhia de Cláudio Gonçalves e Igor Cardoso, foram recebidos no gabinete do Secretário de Administração Alfredo Gois, onde o arqueólogo, ressaltou a importância da criação da Lei de criação do arquivo público e dos objetivos do Arquivo Público do Estado nessa parceria, ficando acordado novo encontro para o início de formação técnica com a equipe de arquivamento da prefeitura. 

O arqueólogo e sua equipe fizeram também uma vistoria nos arquivos do município, primeiro no Centro Administrativo, depois no Almoxarifado da prefeitura, no Centro Cultural, na Prefeitura e na Academia de Letras, observando as condições estruturais e condições de preservação da documentação, ouvindo os funcionários e fazendo anotações da situação dos nossos arquivos.

O Instituto Garanhuns tem buscado parcerias no sentido de resgatar e preservar a história de Garanhuns, e muito em breve oferecerá aos pesquisadores e estudantes um espaço de estudo e divulgação de conhecimentos.

Diretores do IHGG Presentes a Reunião: Presidente: José Cláudio Gonçalves de Lima, Vice-Presidente, Audálio Ramos Machado Filho (Vereador), Anchieta Gueiros de Barros, Escritor Antonio Vilela de Sousa, Igor Cardoso, Associado ao Centro de Estudos de História Municipal, João Marques Presidente da Academia de Letras de Garanhuns.

Ronaldo Cesar teve sua ausência comunicada devido estar em Gravatá no seminário Juntos Por Pernambuco.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.