domingo, 3 de março de 2013

SAIBA TUDO: UPE - Campus Garanhuns vai realizar Encontro Internacional de Linguística e Literatura




A Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns, realiza o II Encontro Nacional de Linguística e Literatura, e agora mais abrangente, o I Internacional Linguística e Literatura, dando continuidade a um amadurecimento no âmbito da pesquisa que a instituição vem alcançando nos últimos tempos.

O I Encontro de Linguística e Literatura teve uma grande repercussão no meio acadêmico, não somente na cidade de Garanhuns, mas também, em seu entorno, tendo em vista estar distante da capital e ter se tornado um polo educacional. Estudiosos de várias universidades do país compareceram, bem como, graduandos e pós-graduandos de todo o país. O Encontro teve um público de mais ou menos 400 participantes. O resultado foi extremamente relevante, tendo em vista as significativas contribuições dadas pelos estudiosos durante o evento. Muitas foram as solicitações para que houvesse continuidade em sua realização nos anos seguintes. 

Muitos assuntos na área de Linguística e Literatura serão debatidos durante este Encontro, o que fortalecerá os propósitos do curso de Letras, que além de contribuir com a pesquisa na área, está pleiteando um mestrado junto à Capes.

O II Encontro Nacional de Linguística e Literatura e I Internacional legitimará a pesquisa que vem sendo desenvolvida pela área ao longo do tempo, o que é extremamente importante, não somente para a instituição, bem como para toda a comunidade acadêmica da região do Agreste Meridional.

Grandes pesquisadores foram convidados e aceitaram vir a Garanhuns dar a sua contribuição, fortalecendo a intenção da instituição, que é a realização desse Encontro nos próximos anos.

TEMÁRIO: 
1. O tema escolhido para o Encontro é “O canto da palavra”.

Embora pareça um tema restrito, na verdade trata-se de uma temática que abarcará as duas áreas – linguística e literatura -, uma vez que se pensou em congregar estudiosos com pesquisas abrangentes não somente em cada área, mas também, envolvendo as duas.

Nesse amplo rol, cabem formas relevantes de tratamento e, para tanto, foram estabelecidos os seguintes eixos temáticos: 

1. Literatura africanas de Língua portuguesa. 
2. A ambigüidade e o lúdico na linguagem poética. 
3. Pós-modernismo ou Neobarroco: aspectos da contemporaneidade na literatura brasileira. 
4. Machado e Rosa: o canto da palavra.
5. Tendências contemporâneas na literatura. 
6. Hipertexto, gêneros digitais e ensino. 
7. Letramento social e letramento escolar. 
8. Práticas discursivas e análises de gêneros. 
9. Variação, mudança Linguística e ensino.
10. Discurso, ideologia e cognição.

COMISSÃO CIENTÍFICA

Carlos Reis (UC)
Óscar Loureda Lamas (UH)
Benjamin Abdala Junior (USP)
Davi Arrigucci Júnior (USP)
Hélio de Seixas Guimarães (USP)
Rita Chaves (USP)
Tania Macedo (USP)
Marli Fantini (UFMG)
Eni Orlandi (UNIVAS)
Dermeval da Hora (UFPB)
Maria do Socorro Barbosa (UFPB)

COORDENAÇÃO

Silvania Núbia Chagas (UPE)

Mais informações:

FONTE: Catado do facebook:

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.