quarta-feira, 27 de março de 2013

DILMA OU EDUARDO? Quem ganha a eleição para presidente?


Geralmente as pesquisas são em busca de saber em quem votará o entrevistado. Buscamos outro caminho. Perguntamos em nossa enquete quem vence a eleição. Neste atual momento, tirando aqueles candidatos de sempre dos partidos pequenos, temos quatro nomes colocados com mais poder de fogo: A própria presidente Dilma Roussef, Aécio Neves, Marina Silva e o governador pernambucano Eduardo Campos.

Neste atual momento não tem nem graça. Dilma tem quase 60% da preferência nacional. Aécio e Marina disputam a segunda colocação e Eduardo Campos começa a aparecer. Mas somando os três, não chega nem perto da presidente.

Entretanto a campanha nem começou, e Eduardo Campos começa a fazer sua movimentação, indo inclusive nas hostes oposionistas, fazendo furos na base do senador mineiro. Dissidentes do PMDB que poderiam ir para o neto de Tancredo, partidários do DEM e PPS e até José Serra do PSDB demonstram simpatia com a candidatura do nordestino.

Mesmo com tudo isso, nosso e-leitor continua achando que a eleição será decidida no primeiro turno, a favor de Dilma. Nas opções consideramos apenas ela com chance de vitória no primeiro turno, embora demos a opção de outro ganhar, mas a presidente disputa a reeleição com ampla aprovação popular, assim, pode até perder a eleição, mas muito dificilmente já no primeiro turno.

A segunda opção mais votada foi a vitória de Eduardo no segundo turno. Dá pra imaginar isso, tendo o apoio das oposições unidas.

A terceira opção foi a vitória de Dilma no segundo turno. As outras são, digamos, desprezíveis.

Cabe lembrar que enquete não tem valor científico e a força local do governador Eduardo Campos.


COM RELAÇÃO A ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE, VOCÊ ACHA QUE...

Dilma ganha no primeiro turno. 63 (45%)
Outro candidato ganha no primeiro turno. 2 (1%)
Aécio ganha no segundo turno 10 (7%)
Dilma ganha no segundo turno 23 (16%)
Eduardo ganha no segundo turno 31 (22%)
Marina ganha no segundo turno 6 (4%)
Outro candidato, fora os quatro, ganha a eleição 3 (2%)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.