segunda-feira, 4 de março de 2013

Leitores do blog querem o fim das torcidas organizadas


Vamos direto ao resultado da enquete:


QUANTO ÀS TORCIDAS ORGANIZADAS NO BRASIL, VOCÊ ACHA QUE...

Deveria acabar de vez. 87 (59%)
Deveria cadastrar os torcedores e penalizar os infratores. 58 (39%)
Deve deixar como está. 2 (1%)

Foram 147 votos.

Apenas uma parcela desprezível espera que tudo continue como está, portanto algo precisa ser feito. Entidades como Ministério Público e a própria Federação Pernambucana acabaram por proibir a continuidade das três maiores torcidas de Pernambuco nos estádios. Torcida Jovem, Fanáutico e Inferno Coral só retornarão quando seus integrantes forem cadastrados e identificados nos estádios. Porém a violência continua.

Neste final de semana em Caruaru o pau comeu entre torcidas. Na capital, novo ataque a torcedores.

Numa visão sociológica de forma geral, as torcidas organizadas se tornaram grupos agressivos, que enaltecem a violência e exaltam a marginalidade. Verdadeiras falanges. Basta ouvir seus gritos de guerra, suas músicas e a forma como se comportam nos estádios, fazendo evadir o torcedor comum que só quer mesmo assistir ao jogo torcendo pelo seu time. Crianças, mulheres e famílias inteiras deixaram de ir aos jogos de futebol. Quem mora nos arredores dos estádios não saem de casa em dia de jogo, e se for clássico então...

A moda das torcidas violentas está chegando ao interior do país, inspiradas nas grandes torcidas. São cânticos que insultam, cheios de palavrões, e a todo momento ameaças de agressões. Isto acaba contagiando outras pessoas e extrapola para fora do estádio, levando o ódio para as ruas e a vida cotidiana.

Sociologicamente falando, falta de educação e cultura que gera exaltação à violência sem respeito às diferenças. No facebook é comum até pessoas bem formadas partirem para a agressão gratuita somente porque outras pessoas não torcem por seu time. 

Algo precisa ser feito pois é somente um jogo, um entretenimento, para deixar a vida mais divertida, e não para tirar a vida das pessoas. É por isto que a maioria indiscutível, quer o fim das organizadas.

Por outro lado, sem violência, elas dão um verdadeiro espetáculo nos estádios, mas o custo social tem sido muito alto. A maioria das torcidas organizadas são bancadas pelos próprios clubes. Seus dirigentes têm regalias, recebem muito dinheiro, têm receita própria com venda de material do clube, numa troca de favores, até políticos. 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.