segunda-feira, 11 de março de 2013

UFRPE/UAG: Garanhuns terá curso de Mestrado em Ensino de Física



É com grande alegria que informamos que Garanhuns terá um polo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Em todo o país foram apenas 22 selecionados dos mais de setenta polos inscritos, o polo Garanhuns do MNPEF é coordenado pela UAG/UFRPE e conta com docentes tanto da UFRPE quanto da UPE. 

Esse curso de mestrado, além de contribuir para que Garanhuns se firme cada vez mais em uma posição de destaque no cenário científico nacional, será mais uma ferramenta para auxiliar os professores de ciência, física e matemática, a avançarem adentro de uma cultura científica e fomentarem sua carreira acadêmica sem se afastar de suas atividades cotidianas. 

Um mestrado profissional tem a mesma validade de um mestrado acadêmico, a diferença é que o foco é a prática docente e não o estudo de teorias de ensino/aprendizagem. Para os interessados, as aulas devem iniciar no segundo semestre desse ano, estamos disponibilizando informações no blog do polo local :

Cabe lembrar que dentre os grandes problemas da educação no Brasil, o ensino de ciências e de física é com certeza um dos mais graves. É comum observar as dificuldades que os jovens têm em aprender e compreender os assuntos ministrados nas disciplinas de física. Além de criar bloqueios, essas dificuldades acabam por se refletir em limitações profissionais no uso de fórmulas e cálculos que envolvem máquinas e tecnologias. 

Se por um lado, individualmente essas limitações acabam por resultar em baixos salários, coletivamente se refletem na baixa competitividade da economia brasileira, o que novamente acaba por resultar numa diminuição do salário da população. Alguns trabalhos já vêm demonstrando que o Brasil perde competitividade internacional por não conseguir desenvolver uma boa base em ciências como física.

Além dessa questão prática, a deficiência com relação ao ensino de física gera dificuldades para que a população compreenda a visão científica da natureza, indo desde questões fundamentais sobre o nosso lugar no universo até questões práticas como o aquecimento global. 


Prof. Dr. Alberto E. P. de Araujo
Tutor do PET CRIATIVAÇÃO
Coordenador local do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo Garanhuns
Laboratório de Computação Científica Aplicada
Unidade Acadêmica de Garanhuns
Universidade Federal Rural de Pernambuco

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.