quarta-feira, 20 de março de 2013

Um apelo para evitar mais mortes na travessia da BR-423 para o Bairro da Brahma

O ortodontista Moacir Japearson fez um apelo no facebook para que autoridades possam resolver de uma vez por todas a passagem para o Bairro José Maria Dourado, popularmente chamado de Bairro da Brahma. Mortes continuam acontecendo. Moacir acredita que a falta de uma solução definitiva se dá devido ao fato das pessoas acidentadas serem populares. A lombada eletrônica que foi anunciada como uma solução para diminuir a velocidade dos automóveis, e que ficaria na entrada do bairro, foi deslocada mais para baixo, em um local que não tem passagem de pedestres, e o profissional crê que a mudança acabou beneficiando uma concessionária de automóveis, em detrimento de toda uma população de um bairro que continua vivendo um perigo constante para ter acesso às suas residências. Confiram o apelo:




"Segunda passada houve mais uma morte na principal entrada do bairro onde moro ( um dos que mais crescem na cidade). O senhor que por algumas vezes cuidou do jardim aqui de casa foi jogado a uns cinco metros de altura quando atravessava a BR 423, única forma de se sair do Bairro José Maria Dourado. Ano passado lembro de pelo menos duas mortes nas mesmas circunstâncias. Nessas mortes há algumas coisas em comum: todos eles eram pobres, pretos e alcoólatras.

Ano passado colocaram uma lombada eletrônica a uns 400 metros da entrada do bairro, mas não na entrada do bairro. Indaguei às pessoas que estavam colocando essas lombadas de o porquê de não colocarem na parte de maior fluxo de gente. Me falaram que foi um critério do DNER. Me parece que o local onde colocaram a lombada serve mais para facilitar a saída de clientes de uma grande concessionária do que propriamente proteger pedestres, porque lá o fluxo de transeuntes é infinitamente menor que na entrada do bairro, que fica bem próximo.

Tentei uma vez contactar a representante do bairro, mas nada parece ser feito.

Se ao invés desses senhores que morreram horrivelmente tivéssemos algéem branco de classe média alta e letrado, talvez a repercussão fosse outra e as medidas fossem efetivas.

Rogo a Sr.Ronaldo Cesar e Sr. Roberto Almeida com seus blogs sérios e importantíssimos que de alguma forma isso seja colocado em debate, antes que mais senhores e senhoras sejam mortos impunemente.

Obviamente a concessionária nada tem haver com isso. O erro foi de quem pensou o critério errado da colocação da lombada. 

E porque também não se colocar lombada lá , onde já existe, e lombada cá, na entrada do bairro? 
Falta de dinheiro acredito que não seja, não ouvi em nenhum jornal que o governo esteja passando por apuros financeiros no que tange à arrecadação de IPVA. 

O que mais me aflige é que o bairro cresce, contamos com escola, igrejas, posto de saúde, auto escola e o proprio almoxarifado da prefeitura. E como bem falou o leitor muitas pessoas não possuem carros. A travessia é feita necessariamente pela BR e é uma aventura.

E para os que possuem carro, os acidentes são uma constante. A situação é incrivelmente perigosa.
Muito obrigado Ronaldo, veículos de comunicação como o seu reverberam mais positivamente que mil palavras".


AGORA COMIGO: Enquanto não vem a duplicação da BR-423, bem que a lombada poderia ser deslocada para este local onde teria maior serventia comunitária. E além disto, como os locais são próximos, a diminuição da velocidade dos veículos seria contínua até o local onde hoje está instalada a lombada eletrônica.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.