domingo, 28 de abril de 2013

A polêmica da logomarca de Garanhuns e Alhandra-PB


O blog V&C Garanhuns trouxe à tona a semelhança das logomarcas dos municípios de Garanhuns e Alhandra, na Paraíba, na verdade se trata de um plágio, pois é a mesma, mesmo desenho, ideia, concepção, alterando, muito pouco, somente as cores.

Uma logomarca carrega sentimento, expõe, neste caso, um governo, o que ele é, o que pretende, como pensa... É a cara da administração, e por consequência, do próprio município, pois é ela que vai estampar veículos, prédios, documentos oficiais, eventos, etc. Não dá pra ter duas cidades com esta mesma identificação. É feito uma impressão digital. Alguém copiou alguém, e ganhou dinheiro para isto, para criar uma logomarca. Quem não pensa assim, não entende o significado da imagem complexa que traduz uma cidade.

É até natural, para o designer, que se busque em outras logomarcas a inspiração necessária, diante de tanta coisa que já foi feita, principalmente na área comercial, mas daí a copiar integralmente é outra história. A internet está aí para oferecer esta "inspiração", mas depois, a mesma internet pode mostrar que a "criação" na verdade é uma cópia, mais cedo ou mais tarde. Já aconteceu assim com outras logomarcas famosas.

E pelo que se vê, não dá em nada.

Creio que caberia uma explicação por parte dos responsáveis. As pessoas querem saber, quem copiou quem.

Algumas logomarcas na região foram bem concebidas, outras beiram o amadorismo, que não cabe mais quando se trata com responsabilidade a imagem de uma administração pública.
.

História de Alhandra - PB


Localizada na microrregião do Litoral do Sul da Paraíba, distante 32km da capital João Pessoa, a cidade de Alhandra possui uma população estimada em 18.007 (Dados do IBGE 2010) e uma área territorial de 183 km quadrados, onde está integrado o distrito de Mata Redonda. 

Distrito de João Pessoa até meados do século XX. A cidade foi elevada à categoria de município com a denominação de Alhandra, no dia 24 de Abril de 1959. O bioma destaque da região é a Mata Atlântica. Forte produtora de gêneros agrícolas na região, Alhandra tem a agricultura como principal fonte de renda.

Uma expedição portuguesa que permaneceu por lá algum tempo achou a região muito parecida à cidade de Alhandra, em Portugal, batizando assim o reduto indígena com o mesmo nome.

O município tem um belo site: http://www.alhandra.pb.gov.br/
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.