sexta-feira, 10 de maio de 2013

Encontro de Secretários Municipais de Saúde termina hoje em Garanhuns



Termina nesta sexta-feira, 10, nas dependências do Hotel Tavares Correia, o V Congresso das Secretarias Municipais de Saúde e o 60º Encontro de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Pernambuco. O evento, que reúne mais de 180 secretários municipais do Estado foi aberto oficialmente na noite de ontem (09), no Círculo Militar, com uma palestra da Secretária Executiva da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Ana Paula Sóter.

Segundo informações de Ana Claudia Callou, presidente do Conselho Municipal de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), o Congresso tem por objetivo discutir questões importantes. “Estamos nesta ocasião discutindo os desafios que temos na consolidação do SUS em Pernambuco, mas principalmente queremos sair daqui fortalecidos com aquilo que já alcançamos. Este encontro tinha que ser aqui em Garanhuns já que contamos com o apoio do prefeito Izaías Régis, e do secretário Harley e toda a equipe da V Regional de Saúde, bem como de todos os municípios que compõem essa Região”, argumentou.

Na ocasião, a presidente do COSEMS também destacou a situação difícil em que o SUS se encontra. “O SUS no Brasil vive um momento delicado. Um momento onde convivemos do ponto de vista da saúde e da doença. Também vivemos um momento complexo na consolidação do financiamento do SUS de forma tripartite, nas três esferas da gestão. Mas é preciso que Pernambuco saia daqui para a Conferência Nacional, elencando todos os nossos desafios e virtudes”, justificou Ana Claudia Callou.

Já para Ricarda Samara, Gestora da V GERES, é de extrema importância para Garanhuns como cidade polo, receber um evento deste nível. “Enquanto cidade polo nós ficamos capitaneando as discussões e informações que vão nortear os nossos secretários nas nossas próximas ações e decisões sobre diversos assuntos como financiamento, o COAP e uma série de temas que interessam as nossas equipes que acabaram de ser formadas. Logo porque, as nossas prefeituras iniciaram os trabalhos em janeiro, e nossas equipes estão em fase de tomar conhecimento de todos os pormenores da saúde”, finalizou.

Na ocasião do seu discurso, nas dependências do Círculo Militar, o prefeito Izaías Régis destacou a importância da educação na saúde. “Temos que primeiro educar as crianças e as orientarmos quanto à saúde preventiva”, pontuou o Governante Municipal. Na mesma oportunidade Izaías convocou os secretários de saúde e seus representantes para que os mesmos possam sair com um melhor aproveitamento da Conferência. “Não é fácil fazer saúde no interior. Mas com muito trabalho e dedicação vamos melhorar a qualidade de vida do povo de Garanhuns. Esse é o meu sonho”, encerrou Régis.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.