sexta-feira, 24 de maio de 2013

INSENSATEZ: Marcelo Martelotte troca Santa Cruz pelo arquirival Sport

Do Blog do Torcedor / Portal NE10


Marcelo Martelotte é o novo técnico do Sport. O anúncio foi feito na madrugada desta sexta-feira através do Twitter oficial do clube. O novo comandante já acompanha a equipe em campo pela Série B neste sábado, contra Icasa, no estádio Romeirão, no Ceará. Ele, porém, não irá comandar o time. O interino Gustavo Bueno será o responsável por isso.

Martelotte chegou ao Santa Cruz no início do ano. Ele comandou os corais em 27 jogos tendo obtido 16 vitórias, seis derrotas e cinco empates. O aproveitamento foi de 65,4%. O auge da sua rápida passagem no Arruda foi o título Estadual obtido em cima do próprio Sport. Foi o tricampeonato do Santa Cruz.

Esse é o 13º treinador do Sport em quatro anos. Desde Nelsinho Baptista, o tempo médio de 'vida' de um técnico na Ilha do Retiro é de três meses. Esta não é a primeira passagem de Marcelo Martelotte na Ilha do Retiro. Nos tempos de goleiro, o hoje técnico vestiu as cores rubro-negras em 2000.
.
AGORA COMIGO: Os dirigentes tricolores foram pegos de surpresa, e coerentemente disseram que não iam fazer nenhuma loucura para segurar o técnico, que tinha contrato e multa rescisória. 

Os dirigentes do Santa Cruz apostaram em um jovem que ainda não tinha iniciado a carreira de técnico de futebol, sendo assistente de equipes importantes como o Santos, mas que ainda não tinha ele próprio resultados para mostrar. Passou como técnico inexpressivamente pelo Ituano-SP.

Foi no Santa Cruz que ele se tornou um técnico conhecido, e em menos de cinco meses, com repercussão nacional.Na época de sua contratação, Antônio Luís Neto e sua equipe confrontaram opiniões contrárias, de que era uma aposta arriscada entregar o time a um iniciante, mas apostaram, acreditaram, e foram em frente com a ideia.

E não ficou por aí. No primeiro momento de turbulência, quando todos pediram a cabeça do técnico inexperiente, novamente a direção segurou, deu moral, acreditou no projeto, e o resultado foi satisfatório para todos. Desde o início uma mensagem era dita para explicar o nome de Martelotte no Santa. Ele se identifica com o Santa Cruz!

Então, acabou-se a identificação? Estamos a poucos dias de enfrentar uma guerra na Série C, o principal objetivo do Santa Cruz nos últimos anos. Um trabalho que estava estruturado, consistente, agora colocado no ralo. 

E pior. Marcelo Martelotte usou o Santa Cruz como escada para chegar ao Sport? Será que porque tem mais dinheiro e estrutura? Só isso não explica, pois outros clubes se interessariam pelo treinador com o interessante trabalho que vem sendo feito, até clubes com mais estrutura, e quem sabe até da divisão de elite do futebol brasileiro.

Acho que dinheiro não explica tudo, e as pessoas devem ser sensatas. Martelotte tem todo o direito de deixar o Santa Cruz, mas não era pra ser agora e nem pro Sport.

E mais. O Sport não tem a mesma paciência com a falta de resultados, como teve o Santa Cruz até chegar ao título pernambucano. Talvez até isto explique a derrocada dos últimos anos, pois bons treinadores passaram pela Ilha do Retiro, como é o caso de Sérgio Guedes. Caso Martelotte não tenha um bom início de Série B, pode ser o 14º da lista rubronegra. e aí, nem mé nem cabaça.

Caso dê certo, e faça um grande campeonato, ascendendo à Série A, estará escrevendo seu nome na história de mais um clube do estado.

E fica claro que o Santa Cruz é quem tem investido corretamente na equipe nos últimos anos, pois a cada final de campeonato, praticamente todas as suas peças, boas e baratas, são consultadas por equipes de todo o país, e também seus rivais pernambucanos.

É bom lembrar que o Santa Cruz foi desclassificado na Copa do Nordeste em jogo vergonhoso no Arruda. Retrancado e medroso. Perdeu para o Chã Grande no Mundão. E só veio engrenar na reta final. Foi um time que venceu os grandes e penou com os pequenos, pois muito fechado, jogou no contrataque com os maiores rivais mas não tinha jogo, quando não contava com Natan, para desarmar retrancas de clubes intermediários. 

O Santa teve paciência e confiança em seu trabalho. Resta agora saber se os rubronegros também terão!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.