terça-feira, 25 de junho de 2013

FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS 2013: Internautas rejeitam Logomarca e cobram Programação

Desenvolvida a partir de conceitos como diversidade artística e fortalecimento das tradições culturais de Pernambuco, a marca do 23° Festival de Inverno de Garanhuns é uma homenagem à "cidade das flores". 

Na peça, a mulher da região é apresentada como suporte para o símbolo maior do município. Apoiando o ícone principal, quatro figuras geométricas, de diferentes cores, representam os quatro maiores polos do evento: Esplanada Guadalajara, Parque Euclides Dourado, Parque Ruben Van der Linden e Comunidade do Castainho. 

Na medida em que simbolizam a unidade conceitual e operacional do evento, as formas geométricas também ressaltam a diversidade da programação que, em mais uma edição, vai contemplar todas as manifestações artísticas, consagrando o festival como um dos maiores eventos de arte e cultura do País. 

O festival acontece de 18 a 27 de julho. Novidades e a programação completa você confere aqui




AGORA COMIGO: Uma grande repercussão negativa nas redes sociais mostra a rejeição à nova logomarca. Sem identidade com o Festival e com Garanhuns, as pessoas não estão conseguindo entender o sentido da arte para mostrar o nosso maior evento.

Algumas pessoas preferem ainda o colibri, mais artístico e com uma identidade com o município. A atual, que foi utilizada depois de concurso promovido pela Secretaria de Turismo de Garanhuns, foi feita por Helder Carvalho.

No facebook, até mesmo na página oficial do FIG criada pela Fundarpe, as pessoas estão cobrando muito a programação, principalmente pela expectativa criada de que este ano nós teríamos com mais antecedência, dois ou três meses antes. Nos últimos anos a programação sempre saiu com 30 dias antes do início do Festival, o que seria dia 18. 

Aliás, Izaías em sua campanha defendia ainda que a logomarca do Festival de Inverno fosse definitiva, para que pudesse ser trabalhada o ano todo por nossos comerciantes, mas se for esta aí, não tem muita identidade com o FIG nem com Garanhuns. Esperamos que esta apresentada pela Fundarpe não seja definitiva. Izaías falou também em um palco somente com artistas da cidade, que também não deve se concretizar. Fica a certeza então que Garanhuns, mesmo com novo governo, continua sem a influência que o próprio Izaías imaginava que teria. 

A programação sairia dia 18. Depois falou-se que seria 25. Agora parece que somente no final do mês, mas ainda não há confirmação da data que será divulgada. 

E quanto às atrações, por enquanto somente especulações. Izaías deu algumas sugestões, e alguns blogs mais próximos ao prefeito e a Fundarpe, como Roberto Almeida, estão trazendo para os leitores. O nome da vez é Ana Carolina, depois que já foram citados Djavan, Caetano Veloso e a dupla sertaneja Jorge e Mateus. Deve vir por aí uma grande programação, como aliás foi no ano passado, mas muito em cima do evento dificulta para as pessoas se organizarem, as operadoras de turismo montarem seus pacotes e fazermos uma divulgação consistente que chegue ao potencial cliente do Maior Evento MultiCultural da América Latina.

No ano passado coube à internet, redes sociais e blogs, espalhar a programação aos quatro cantos do mundo, e se demorar muito, talvez esta seja novamente a mídia mais significativa, embora esquecida pelos organizadores do evento.

Nesta quarta-feira tem a licitação da parte estrutural do FIG, no Recife, e já serão apresentados os orçamentos para a festa. Será que ainda dá tempo de reconsiderar a logomarca??

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

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