sexta-feira, 7 de junho de 2013

Parceria com CGU e novo portal: Câmara de Garanhuns dá exemplo de Transparência‏


Aberlado Lessa apresenta palestra sobre Leis da Transparência

Estudantes da UFRPE apresentam o novo Portal da Câmara

Grande público prestigiou a solenidade

Em solenidade bastante prestigiada por autoridades e população do município, a Câmara de Vereadores de Garanhuns realizou uma reunião especial para debater as Leis que versam sobre Transparência na Administração Pública, nesta quinta-feira, 06, e para isto, contou com a honrosa presença do representante da Controladoria Geral da União, Dr. Abelardo Lessa.O encontro contou também com representantes do Ministério Público, Polícia Militar, vereadores e secretários, inclusive de municípios vizinhos. Além de outros representantes da Sociedade Civil.

Em sua palestra, Lessa lembrou que foi o primeiro convite feito à CGU para aproximar o órgão do legislativo municipal, sendo também a primeira Casa do estado a promover um debate desta importância e viabilizar a parceria com o órgão federal. Sua apresentação teve como tema o Programa Brasil Transparente, da CGU.

A Casa Raimundo de Morais aproveitou o encontro para fazer o lançamento do Site e do Portal da Transparência da Câmara, produzido por estudantes da TIME Jr, empresa júnior do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns. Uma página considerada completa pelas autoridades presentes, onde os cidadãos de Garanhuns terão acesso a informações da Câmara e dos vereadores, com pequenos históricos, inclusive do legislativo. Numa visão moderna, cada vereador terá seu próprio blog dentro do site.

Destaques no site para informações como o orçamento municipal, agendas das sessões e audiências públicas, legislação municipal, entre outros. O portal traz o domínio .leg.br, exclusivo para o legislativo, e pode ser acessado no endereço http://www.garanhuns.pe.leg.br/.

A Transparência é identificada com clareza, logo no primeiro item do menu, facilitando os acessos dos cidadãos a informações detalhadas sobre despesas e receitas da Câmara Municipal.

"Estamos vendo um exemplo que serve para todas as câmaras legislativas, não somente do estado, mas do país" - revelou o Representante da CGU, Abelardo Lessa, que ao final respondeu questionamentos de várias pessoas presentes no plenário da Casa do Povo.

"É mais um passo no sentido de aproximar cada vez mais a Câmara de Vereadores de Garanhuns dos anseios da população, fazendo uma gestão aberta e participativa. Nosso plenário tem recebido sempre bastante pessoas. Nosso site e o Portal da Transparência somam a outras decisões como informar melhor através dos meios de comunicação as ações da Casa" - Afirma Audálio Ramos Filho, presidente da Câmara.

O jovem presidente reforça que outras ações estão sendo implantadas. "Nossa Mesa Diretora decidiu por realizar concurso público, criar a nossa própria Ouvidoria Legislativa, e investir na informação. Estamos debatendo os grandes temas que possam melhorar a vida das pessoas. Esta semana teremos nova reunião especial para discutir os efeitos da seca no município, e ainda este mês uma Audiência Pública questionará a situação do Hospital Regional Dom Moura. Em breve teremos ainda mais novidades." - Encerrou Audálio Filho.

Acesse http://www.garanhuns.pe.leg.br/.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.