segunda-feira, 10 de junho de 2013

PESQUISA: Dilma perde pontos, mas Eduardo não sobe

Cenário eleitoral em Pernambuco aguarda definições de Eduardo

Na nova pesquisa de intenções de voto, o Datafolha também registrou queda da presidenta em relação à última pesquisa, mas nada que ainda coloque em risco sua eleição no primeiro turno. Confira:

Dilma (PT): 51% (tinha 58% na pesquisa anterior, de março)
Marina Silva (Rede): 16% (tinha o mesmo)
Aécio Neves (PSDB): 14% (tinha 10%)
Eduardo Campos (PSB): 6% (tinha o mesmo)
Indecisos, nenhum, brancos ou nulos: 13% (era 10%)

A queda de Dilma se dá praticamente em um de seus piores momentos no noticiário. Inflação e consequentemente, a economia, foram as principais causas. A antecipação da campanha eleitoral também influencia, j´á que as cr´íticas ganham tom de debate eleitoral.

Entretanto, com estes números Dilma ainda teria uma vitória tranquila no primeiro turno. 58,6% dos votos válidos contra 41,4% da soma dos outros candidatos.

É interessante observar que nem Marina Silva, nem Eduardo Campos estão tirando votos de Dilma. Houve um leve crescimento de Aécio Neves, mas nada que tenha ao menos permitido ao senador encostar na vice-líder, Marina Silva. Este crescimento pode ter vindo do eleitorado indeciso, que também decaiu, isto tende a acontecer quando o governo está sob críticas constantes na mídia.

Eduardo repetir as mesmas intenções de votos da última pesquisa foi um balde de água gelada, pois mesmo não se declarando candidato, a sua movimentação aponta para isto. Entretanto 6% já é um bom número de partida, para quem venceu em Pernambuco partindo de 2%. Acontece que o cenário nacional é outro.

Duas correntes apostam diferente para a decisão de Eduardo. Uns acham que ele já foi longe demais para recuar, pois tem muita gente comprando briga para estar ao seu lado. Entretanto, há os que acreditam no retorno do governador, estando ao lado de Lula e Dilma, e remontando o xadrez da política estadual.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.