quarta-feira, 17 de julho de 2013

Festival de Inverno de Garanhuns tem Acessibilidade Garantida



O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, vai promover ações de acessibilidade em Garanhuns, por ocasião do Festival de Inverno. O Camarote da Acessibilidade será uma dos espaços promovido pela Secretaria, tendo capacidade para receber 60 pessoas por noite. 

A equipe da Ouvidoria de Direitos Humanos realizará as inscrições dos interessados pelo telefone 0800.081.4421 ou pelo e-mail ouvidoria@sedsdh.pe.gov.br, para os dias 19, 20, 26 e 27. Já para as outras datas, as inscrições ficarão sob a responsabilidade Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – COMUD, e da prefeitura de Garanhuns, por meio dos telefones (87) 3762.7082 e (87) 3762-7056, além do e-mail comud@hotmail.com.

Com a coordenação da Superintendência Estadual de Apoio a Pessoa com Deficiência – SEAD, o Camarote da Acessibilidade ficará localizado na Praça Guadalajara, entre os dias 18 e 28 de julho, fazendo parte das ações de inclusão social. O espaço contará com Língua Brasileira de Sinais - Libras e audiodescrição. Pessoas com deficiência, idosos e gestantes poderão participar, assim como seus acompanhantes. 

Ao todo, serão 600 vagas ofertadas para o camarote durante os dez dias do evento, sendo 120 coordenadas pela SEDSDH e 480 pelo COMUD. Nos dias 19, 20, 26 e 27 a SEDSDH irá garantir o transporte em vans com reboque para 30 pessoas por dia, saindo do Recife, na Praça do Derby, ao lado do Recanto do Picuí, às 15h e regressando às 02h.

Para Laura Gomes, secretária da SEDSDH, essa iniciativa é uma preocupação do Governo do Estado com o objetivo de buscar o espaço de acessibilidade nos grandes eventos do Estado. “É sempre uma satisfação poder promover acessibilidade para as pessoas que querem desfrutar do Festival, mas necessitavam de estrutura para isso. Esses espaços inclusivos estão cada vez mais consolidados nos grandes eventos do calendário cultural do Estado ”, ressalta.

O Parque dos Eucaliptos receberá um Polo de Vivências Esportivas e Culturais Inclusivas, um espaço dedicado a literatura e aos esportes que promoverá ações como campeonato de dominó e futebol com deficientes visuais, além da demonstração de Bocha, esporte paralímpico onde cadeirantes arremessam o maior número de bolas para atingir uma bola alvo. Todas as equipes terão transporte garantido e receberão troféus pela participação. Outra ação promovida pela SEDSDH será apresentação de três espetáculos teatrais com serviço de audiodescrição. Para coordenar essas ações, cerca de cem voluntários serão capacitados pela SEAD.

SERVIÇO:
Camarote da Acessibilidade no Festival de Inverno de Garanhuns
Local: Praça Guadalajara
Data: de 18 a 28 de julho
Horário: a partir das 20h

Polo de Vivências Esportivas e Culturais Inclusivas
Local: Parque dos Eucaliptos
Data: de 18 a 28 de julho

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.