sábado, 27 de julho de 2013

COMISSÃO DA VERDADE realiza sessão pública na Câmara de Vereadores de Garanhuns‏


Os membros da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara (CEMVDHC) realizam, no próximo sábado (27), a partir das 14h, sessão pública na Câmara Municipal de Garanhuns, agreste de Pernambuco. A solenidade acontece dentro da programação oficial do Festival de Inverno do município. É a primeira fora do Recife e Região Metropolitana.

O evento será aberto pelo presidente da Casa Legislativa, Audálio Filho. A ex-militante do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário, Ranúsia Rodrigues, natural da cidade, será homenageada pelos 40 anos de sua morte. Roberto Franca, membro da CEMVDHC, explica os detalhes das investigações deste caso. A irmã dela, Rildete Rodrigues também participa da solenidade.

O público pode participar. O microfone do plenário vai estar aberto para que a sociedade possa trazer informações que contribuam com o trabalho da Comissão em busca da verdade. Durante a sessão pública, o ex-assessor de Miguel Arraes, ex-militante do MDB e advogado aposentado, Ivan Rodrigues, 85 anos, (natural de Garanhuns) dá depoimento sobre a época do golpe civil militar de 1964. Ele é considerado, pelos membros da Comissão da Verdade, como um dos importantes testemunhos da história política de Pernambuco.

Pedido a população – A participação popular nas sessões públicas tem sido fundamental para ajudar no trabalho da Comissão Dom Helder Câmara. São depoimentos e informações que chegam de várias partes do país e até do exterior, e que auxiliam no resgate da história de mortos e desaparecidos políticos pernambucanos. Em Garanhuns, uma equipe da CEMVDHC vai estar pronta para receber fotografias, documentos, vídeos além de outros objetos que façam parte de acervos pessoais das vítimas da repressão.

Caso Ranúsia - A versão oficial divulgada pelos órgãos de segurança à época relata que Ranúsia Alves Rodrigues, Almir Custódio de Lima e Ramires Maranhão teriam participado de um suposto tiroteio na Praça
Sentinela, em Jacarepaguá/RJ, em 27 de outubro de 1973, e acabaram mortos. O caso dos ex-militantes foi tratado pela CEMVDHC, em sessão pública, no Recife, em março de 2013.

SERVIÇO:
Assunto: Sessão Pública na programação do Festival de Inverno de Garanhuns
DIA: 27 de julho de 2013
HORÁRIO: 14h
LOCAL: Câmara Municipal de Garanhuns
Rua Siqueira Campos, 43 Garanhuns- PE

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.