quarta-feira, 17 de julho de 2013

Novos investimentos no Hospital Regional Dom Moura para receber Curso de Medicina da UPE‏


Em reunião na capital pernambucana, o Secretário de Saúde do estado, Dr. Antônio Figueira, recebeu o Pró-Reitor da Administração da Universidade de Pernambuco - UPE, prof. Pedro Henrique Falcão, que estava acompanhado do Diretor da UPE-Garanhuns, prof. Clóvis Gomes, o coordenador do Curso de Medicina, Dr. Franco Junqueira e do estudante Éverton Farias, presidente do Centro Acadêmico de Medicina Ulysses Pernambucano. Na ocasião, prof. Falcão, que também responde pela Pró-Reitora de interiorização da UPE, representou o Reitor Carlos Calado.

O objetivo da reunião foi determinar ações para a recepção pelo Hospital Regional Dom Moura dos estudantes que iniciarão suas residências médicas naquela casa de saúde, apresentando e debatendo questões acadêmicas relativas às práticas médicas.

Diante do exposto do quadro de reformas que o Hospital vem recebendo, constatou-se que em muitas situações os investimentos já contemplam as necessidades atuais. Entretanto, verificou-se a urgência de um prédio anexo que possa agregar a questão acadêmica ao HRDM, que possua anfiteatro, salas de aula, setor administrativo e repouso dos residentes. A Secretaria de Saúde estará fazendo este investimento, e a UPE ficou responsável de apresentar o projeto, através de seus quadros de engenharia dentro da instituição.

Quanto aos preceptores*, Antônio Figueira afirmou que o próprio edital do Concurso Público realizado recentemente já contempla esta situação, e que na posse que acontecerá nos próximos dias, irá reafirmar o compromisso dos novos médicos na formação profissional dos estudantes residentes.

A avaliação do Pró-Reitor Pedro Falcão foi extremamente positiva: "O estado tem oferecido todas as condições para o Curso de Medicina de Garanhuns se transformar em um dos mais completos e estruturados do interior do país. Com os investimentos que a UPE e a Secretaria de Saúde têm feito, dentro do cronograma desde a criação do curso, demos mais um passo no sentido de atender aos anseios dos estudantes e da população. Continuam como prioridades do Governo do Estado para aquela região, educação e saúde de qualidades" - finalizou.

*Preceptor ou preceptora é uma pessoa responsável na área médica por conduzir e supervisionar, através de orientação e acompanhamento, o desenvolvimento dos médicos residentes nas especialidades de um hospital.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.