sexta-feira, 5 de julho de 2013

UTI do Hospital Dom Moura tem padrão FIFA, só faltam médicos - Diz Deputado da Oposição



http://www.flickr.com/photos/94245681@N04/9207015997/lightbox/ 

O Deputado Estadual Betinho Gomes, oposição ao Governo Estadual, postou em seu Flickr, rede social de fotografias, a imagem acima, e fez o seguinte comentário: "Essa UTI do Hospital Dom Moura (Garanhuns) é padrão FIFA, mas falta médico.#visitadaoposicao".



Do blog do Jornalista Jamildo Melo

A bancada da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) denunciou nesta quinta-feira (4) a falta de médico na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Dom Moura, em Garanhuns, no Agreste do Estado, além da necessidade de reformar a unidade. As queixas ocorreram após visita surpresa ao hospital. Os parlamentares enviarão à Secretaria de Saúde e ao governador Eduardo Campos (PSB) um relatório sobre a blitz, para formalizar as reclamações.

De acordo com o líder da bancada, Daniel Coelho (PSDB), a UTI foi inaugurada um julho do ano passado, funcionou por poucos meses e depois fechou por falta de médico. "É urgente a necessidade de contratar profissionais, nem que seja por contratação temporária", disse o tucano. O Dom Moura atende a 21 municípios da região.

O tucano também denunciou a necessidade de fazer uma reforma que não seja apenas paliativa, mas atinja também a parte elétrica e hidráutica. "O prédio está em péssima condições. Tem até goteira", relatou. No relatório que será entregue ao Governo na próxima semana, a oposição solicitará que a reforma ocorra em etapas, para não prejudicar o atendimento.

OUTRO LADO - De acordo com a diretora do Hospital Regional Dom Moura, Carla Freitas, desde abril foi iniciada uma reforma na unidade, realizada em etapas. Ela disse que o investimento de aproximadamente R$ 3 milhões vai contemplar as áreas hidráulicas e elétricas. A licitação deve ser lançada em até dois meses.

"Começamos com a emergência geral e vai contemplar a emergência pediátrica, farmácia, laboratório, bloco cirúrgico, construção de almoxarifado", exemplificou.

Em relação à contratação de médicos para a UTI, ela disse que já foi realizado concurso e, até agosto, três novos profissionais chegarão à unidade. Segundo ela, há dificuldade de encontrar profissionais qualificados na região e, por isso, o setor, hoje, só funciona em quatro dias da semana.

AGORA COMIGO: A visita da oposição estadual ao Hospital Dom Moura veio uma semana atrasada, se estivessem aqui na Audiência Pública que a Câmara de Vereadores promoveu, e que contou com o debate de várias entidades representativas da cidade, inclusive a participação de quem faz diretamente o Hospital, teriam mais subsídios. Estiveram na Audiência, além da edilidade, o Ministério Público, V GERES, CODEAM, CREMEPE, SIMEPE, Secretários de Saúde (principalmente Garanhuns), entre outros, além dos próprios usuários.

Na visita ao Hospital, a gestora da V GERES, Dra. Ricarda Samara, esteve presente, oferecendo as informações necessárias aos deputados. A diretora do HRDM, Dra. Karla Freitas, vai entrar em licença-maternidade nos próximos dias.

O Hospital tem passado por mudanças, e é claro que a presença dos deputados em Garanhuns é importante para fiscalizar e cobrar as medidas necessárias para o bom funcionamento daquela Casa de Saúde.

É bom lembrar que este tema pode gerar uma nova Audiência Pública, desta vez na própria ALEPE, pois o Secretário Executivo da CODEAM, Eudson Catão, está levando a demanda para o presidente Guilherme Uchoa.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.