quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Campanha de Combate à Homofobia movimenta cidades pernambucanas



A Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento social e Direitos Humanos dá inicio, nesta sexta, 02, em Serra Talhada, a Campanha de Combate à Homofobia: "Quem ama a família, respeita as direfenças", que vai percorrer vários municípios pernambucanos. 

A campanha começa com o Seminário Regional do CECH Centro Estadual de Combate à Homofobia, no auditório do Itepe no município. No encontro haverá palestras, roda de diálogos e oficinas sobre o respeito a diversidade. A programação segue até o sábado, 03, quando será realizada a 5ª Parada da Diversidade, concentração às 17h, na praça Manoel Pereira Lins, Serra Talhada. O evento é promovido pelo Centro Estadual de Combate à homofobia, em parceria com o Fórum LGBT de Pernambuco e o Movimento Gay Leões do Norte. 

EVENTOS

A extensa programação do CECH continua em outros municípios até o dia 05 de Outubro, incluindo:  

IV Encontro da Rede LGBT do Interior, no município de Glória do Goitá; 
1º Encontro das Mulheres Lésbicas da Região do Moxotó, em Arcoverde; 
4ª Parada da Diversidade, em Petrolina; 
12ª Parada da Diversidade de Pernambuco, em Boa Viagem, Recife;  
5ª Parada do Recife, em Dois Unidos; e em seguida vem a de Paulista. 
Semana da Cidadania e do Orgulho LGBT do Agreste com a 8ª Parada de Caruaru. Este evento é promovido pelo Centro Estadual de Combate à homofobia, em parceria com o Fórum LGBT de Pernambuco e o Movimento Gay Leões do Norte. 

O objetivo da campanha, segundo o secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes, é sensibilizar a população sobre o combate discriminação, formar as redes parceiras e divulgar o serviço do CECH no atendimento ao público LGBT.

De acordo com Rhemo Guedes, coordenador do Centro Estadual de Combate à Homofobia, este ano o centro já alcançou 2.410 pessoas no estado com ações de esclarecimento e promoção dos direitos. Já em 2012, 4.140 receberam essas ações. 

O Centro Estadual de Combate à Homofobia – CECH, inicialmente executado em parceria com o Governo Federal e ONG Movimento Gay Leões do Norte – hoje, conta com financiamento total do governo de Pernambuco.

Tem por objetivo combater a discriminação e a violência contra LGBT e promover a cidadania desta população em todo território pernambucano. Integra o Sistema Estadual de Proteção a Pessoas, garantido pela Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos e pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

No CECH é oferecido um apoio especializado, com profissionais de Direito, Serviço Social e Psicologia, que orientam e acolhem LGBT e familiares em situação de homofobia; além de apoiá-los em situação de crise, por solidão, processos de descoberta, medo, homofobia internalizada, rejeição familiar, reconhecimento de união estável, inserção no mercado de trabalho, entre outras demandas oriundas do contexto de vulnerabilidade social LGBT.

Para a promoção do respeito à diversidade sexual e ao enfrentamento das várias formas de violação dos direitos humanos, o Centro também atua na facilitação de momentos formativos, mobilizando e sensibilizando a rede de proteção do Estado para o atendimento LGBT.

Assim, o CECH se apresenta atualmente como principal referencial de atendimento aos/às cidadãos/ãs que buscam no Estado suporte para a minimização das consequências da homofobia.

Serviço: Campanha de Combate à Homofobia: "Quem ama a família, respeita as direfenças" - Seminário e Parada da Diversidade

Data: 02 e 03 de Agosto
Local: Auditório do Itepe e Praça Central – Serra Talhada
Horário: Seminário - 09h
Parada da Diversidade - 17h

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.