segunda-feira, 19 de agosto de 2013

COMPLEXO CULTURAL MESTRE DOMINGUINHOS



Em 2013 perguntei no facebook onde poderia funcionar o Museu de Dominguinhos que a prefeitura anunciou naquele ano. Várias respostas: Antigo Forum, Casão de Souto Filho, Casarão onde funcionou o SEBRAE no FIG, Antigo Hotel Monte Sinai, Antiga Rodoviária, Antiga Câmara de Vereadores, entre outros, além, caro, da construção de um novo espaço, que acredito fosse o ideal, mas diante das opções que já existem, uma me chamou mais a atenção.

O espaço da Biblioteca do parque Euclides Dourado. Explico.

Mais que um museu, podemos pensar em um Complexo Cultural, que ofereça espaço à arte e às tradições, mais que simplesmente mostrar vida e obra do Mestre Dominguinhos. Seria interessante um espaço vivo, com movimento, que agregasse nossa gente e oferecesse espaço para nossa cultura. Era isto que Dominguinhos fazia! Imaginem nossos mestres artesãos com seus espaços, perto do povo... Fazendo muitos negócios com os turistas..

Este COMPLEXO CULTURAL MESTRE DOMINGUINHOS poderia contar com o seu Memorial, que receberia suas peças e contaria sua história. Aliás, os jardins poderiam seriam embelezados, transformando a paisagem daquele espaço. A imagem deste post é minha sugestão para a estátua. Na internet se acha ela original, sem este tratamento dada pelo blogueiro.

E o lugar se transformaria em um espaço para eventos culturais permanentes, multiplicando a alegria do parque!

Uma Concha Acústica poderia receber todo final de semana atividades culturais e shows, a exemplo do SESC/São Paulo, que passa na TV Cultura, no programa Bem Brasil. Imaginem todo domingo uma expressão musical de Garanhuns!!

Uma Sala Multimídia, onde apresentaria vídeos e áudios dos shows de Dominguinhos!

O Complexo Cultural poderia ter Aulas de Música. Imaginem aulas de sanfona!! Perfeito.

O Espaço Iconográfico poderia receber além das fotografias de Dominguinhos, exposições dos nossos fotógrafos, que têm acervos maravilhosos. Garanhuns está muito bem servida de artistas da câmera!

Poderíamos ter o Atendimento profissional ao Turista, com um espaço específico.

Outros Artistas de Garanhuns poderiam utilizar o COMPLEXO CULTURAL para mostrar seus trabalhos. Imaginem uma grafitagem coletiva em um sábado, ao som de grupos de Rock! Ou um Xerém com Galinha com nossos forrozeiros!

A Galeria dos Mestres poderia receber um acervo permanente de Marcos Siqueira, Mestre Fida, José Veríssimo, Wagner Porto e Serginho.

O Complexo pode contar com Restaurante e Lanchonete, além de quiosque de àgua de Cõco e sucos naturais.

E procurar tornar o Memorial MESTRE DOMINGUINHOS (parte da mostra interna) autosustentável, cobrando taxas para manutenção ou buscando patrocínios que permitam o funcionamento gratuito.

E para finalizar, no futuro pensar na Fundação Mestre Dominguinhos que seria responsável de gerir o COMPLEXO.

Não pensei em levar o corpo de Dominguinhos para lá, mas alguns amigos com os quais conversei sobre o assunto, acharam apropriado. Não sei. 

Bem, está dada a sugestão, que serve também para o antigo Parque de Exposições, e ali daria o túmulo!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.