sexta-feira, 16 de agosto de 2013

FAMEG JÁ: Magno Martins comemora decisão do MEC, mas quer Medicina!

Magno Martins, Calvino Brasil e Zé Paulo, na visita à FAMEG


Pioneiro no Nordeste, com sete anos de atividades ininterruptas, este blog tem sido um instrumento de defesa permanente das causas mais nobres do País, da Região e especialmente de Pernambuco.

Na semana passada, assumimos mais uma bandeira importantíssima para o Nordeste: a reabertura da Faculdade de Medicina de Garanhuns – Fameg.

Fechada há sete anos, a instituição estaria jogando no mercado, hoje, 120 médicos não fosse à decisão arbitrária do MEC em suspender suas atividades sem levar em conta o processo da sua migração do Conselho Estadual de Educação para o Conselho Federal de Educação.

Outras faculdades no País sofreram processos judiciais, como a Fameg, sem, no entanto, sofrer interrupção do processo de migração para a órbita federal.

Depois da campanha lançada pelo blog, o prefeito de Garanhuns, Izaias Régis (PTB), e o senador Humberto Costa (PT) mandaram de Brasília as primeiras boas-novas: a Fameg será reaberta em duas etapas.

Na primeira, com os cursos de Nutrição, Enfermagem e Educação Física, já autorizados pelo MEC. A segunda – e mais importante – com a volta do curso de Medicina, cujo processo já foi deflagrado pelo Ministério da Educação, que fez algumas exigências à instituição a serem cumpridas num prazo de seis meses.

Quanto aos cursos de Nutrição, Enfermagem e Educação Física, os vestibulares já serão feitos este ano, para que as primeiras turmas comecem no primeiro semestre do ano que vem. A decisão do MEC é louvável e deve ser comemorada.

Mas este blog somente se dará plenamente satisfeito no momento em que for retomado o curso de Medicina, o mais importante da instituição, que está preparada para isso, não apenas em equipamentos e tecnologia, mas também em recursos humanos, com um corpo docente de altíssimo nível.
.
AGORA COMIGO: A vinda de Magno Martins a Garanhuns foi excepcional. Sua palestra, prestigiada, lançou luz sobre a nova forma de comunicação, e sua passagem pela FAMEG foi ainda mais importante, com grande impacto regional, pois trouxe à baila o debate sobre esta questão que impede seu funcionamento.

Fico com a mesma impressão de sempre, só critica a FAMEG quem não foi lá conhecer. Coisa que fez Magno Martins. Somente os entraves políticos e decisões de bastidores poderiam explicar aquilo ali fechado, um investimento de milhões, com tudo de mais moderno para o ensino da medicina, salas amplas, confortáveis, climatizadas e com equipamentos multimídia. Laboratórios, salas de estudos, biblioteca... 

Magno foi convidado e foi, coisa que nem os representantes da classe médica fizeram, criticavam por ouvi dizer ou sob os argumentos que lhes davam na cabeça. Pra entender, tem que conhecer.

Magno estava com compromissos agendados, no entanto arrumou tempo e foi, recebeu as explicações necessárias e saiu de Garanhuns com a certeza de que estava acontecendo uma grande injustiça, não somente com o grupo ao qual pertence a instituição de ensino, mas uma injustiça social, contra o povo que precisa de médicos. 

Com a FAMEG no blog de Magno, e portanto com visibilidade regional e repercussão nacional, políticos mudaram o discurso e procuraram agir. Não importa se depois A, B ou C pedirem os louros da autorização de funcionamento, o que importa é ver a FAMEG exercendo suas atividades para o bem de todos. 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.