terça-feira, 6 de agosto de 2013

Governo do estado trata do caso Joana como prioridade em Garanhuns


A Entrevista Coletiva marcada para esta terça-feira no gabinete do prefeito Izaías Régis, com a Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco, e a Coordenadoria da Mulher em Garanhuns, onde se trataria das diligências feitas no intuito de se elucidar a morte da menina Joana, na prática acabou mais por mostrar a forma prioritária como o estado tem tratado o caso. 

A mãe da menina Joana esteve na reunião, acompanhada de Dra. Claudomira, que organizou com o apoio da Coordenadoria, a passeata do último sábado.

A reunião de hoje contou com a presença de integrantes das polícias civil e militar, além de representantes da Secretaria da Mulher, como a titular da pasta, Cristina Buarque. Antes, aconteceu um debate social, com Izaías Régis apresentando algumas ações que tem desenvolvido à frente da prefeitura para proporcionar alternativas para tirar jovens das ruas. A delegada da Mulher em Garanhuns, Débora Bandeira, pediu esforços para que a delegacia volte a funcionar nos finais de semana e à noite, pois estatisticamente, é quando acontece a maior incidência de agressões à mulher. Eliane Simões também fez algumas considerações, e possibilidades de parcerias entre o estado e o município.

Cristina Buarque fez uma análise criminológica, mostrando que mesmo em maioria na sociedade, a mulher representa uma pequena parcela nos presídios, e muitas delas entraram no mundo da criminalidade induzidas por seus parceiros, geralmente com drogas. A secretária tratou do tema como uma questão de educação social, como o homem está mais propenso à transgressão porque é incentivado pela sociedade.

Quanto às investigações da morte de Joana, pouco foi falado, para não atrapalhar as investigações, mas o delegado Marcos Omena fez questão de enfatizar que uma equipe foi designada desde o dia do crime especificamente para cuidar do caso, e tem conseguido avanços, mas não revelou nada mais. Omena registrou que todos os crimes contra a mulher em 2012 foram elucidados. Foram quatro no total, não deixando a sociedade sem respostas. Em 2013, Joana foi a terceira vítima, e somente este caso ainda não foi concluído, mas espera em breve poder apresentar o inquérito e apresentar o culpado. Não tratou em nenhum momento sobre as investigações. O delegado falou ainda sobre a possibilidade de começar a funcionar em Garanhuns o IML-VIVOS, mas sobre isto a gente fala depois.

Outro crime citado foi o de Júnior (da Polpa), que foi assassinado no mês passado, e que também está sendo investigado pela polícia. A família de Júnior esteve na prefeitura para conversar com as autoridades e mais uma vez pedir por justiça.

Para quem tiver informações sobre estes, ou outros casos, e quiser colaborar, pode ligar para (81) 3719.4545. Sua identidade permanecerá em sigilo. A própria polícia pede que as pessoas massifiquem este número para passar informações que sejam importantes para investigações.

DISQUE-DENÚNCIA: (81) 3719.4545

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.