segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Alguns esclarecimentos e cobranças a respeito da FAMEG


Magno Martins em sua palestra em Garanhuns

O jornalista Magno Martins voltou a falar da FAMEG em seu blog, e agora mostra mais uma vez seu posicionamento ferrenho e indiscutível pela reabertura da instituição. O seu repórter Tauan Saturnino, conseguiu um depoimento do governador Eduardo Campos com relação à Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg), fechada há sete anos.

Disse que sua posição é amplamente favorável à reabertura, mas ressaltou que o processo não dependia dele. Jogou o problema no colo do Ministério da Educação. “Torço para que a Fameg preencha todos os requisitos do MEC para termos mais uma universidade formando médicos”, disse. (transcrito)

Magno Martins reafirma que lidera a campanha em favor da FAMEG e cobra do governador mais que a simples torcida, pede seu reengajamento para a reabertura do curso. Perfeito em sua análise e informações, o afogadense de fato merece os créditos e méritos, por estar cutucando muitas autoridades que poderiam fazer mais para o sucesso dessa empreitada.

Entretanto, nos últimos dias, com todas estas informações sobre a FAMEG, precisamos registrar alguns equívocos, que em nada atrapalham a luta pela instituição. 

Os três cursos estão autorizados pelo MEC, não é de agora, já tem algum tempo, mas falta a publicação no Diário Oficial. Não foi pressão nem viagem do prefeito a Brasília. Está agora como estava antes. Não houve nenhuma conquista nova, pelo menos não ainda. Seria interessante o pedido pela publicação dos três cursos, já que Izaías Régis anunciou como resultado de uma de suas viagens à capital federal a autorização imediata de funcionamento.

Portanto, a FAMEG está do mesmo jeito que nos últimos anos, nada mudou. Aquela alegria pelo anúncio dos três cursos foi balela. Já estavam autorizados, mas sem publicação. Igual, igual. 

Outra coisa. O pedido de informações apresentado pelo senador Vicentinho Alves, aprovado por unanimidade por seus pares é de 2011, e não de agora, assim como também não é de agora o ofício do ITPAC que circulou. Ou seja, o MEC vem nesses anos todos sem mexer no processo da FAMEG, nem para dar explicações. E tantos pedidos e ofícios mais sejam feitos. A questão é política, falta de interesse motivado por questões alheias à decisão técnica. 

O que é de agora e está pulsando é o movimento FAMEG JÁ! que tem conseguido apoios importantes como do inquieto jornalista Magno Martins, que tem dado uma contribuição fundamental, levando para a primeira página de Pernambuco o entrave pelo qual passa a nossa faculdade, que como disse Magno, já poderia estar formando 120 novos médicos para o interior do país.

Precisamos continuar e fazer com que mais autoridades comprem a briga da faculdade, e o governador Eduardo Campos tem papel de protagonista neste debate, pois com sua força política poderia cobrar publicamente que o MEC destravasse o processo de abertura do ITPAC GARANHUNS.

Os nossos senadores, parece, perderam o brio de lutar (literalmente) pela FAMEG, e agora quem tem de fato vestido a camisa de Garanhuns é Fernando Ferro, que está agendando uma audiência do Movimento FAMEG JÁ! com o Ministro Mercadante.

Precisamos que outros políticos e pessoas influentes em Brasília se multipliquem para pedir pela FAMEG. Pessoas que gostam de Garanhuns como José Múcio, Paulo Rubem, Raldolfe Rodrigues, Ana Arraes, ...

...E se possível, chegar ao ex-presidente Lula. O homem precisa ser contactado para entrar na partida, e como o craque, resolver o jogo.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.