domingo, 22 de setembro de 2013

Governo do Estado é parceiro na prevenção às drogas e à violência no município‏



Família, Escola e Estado, são estes os três pilares do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, desenvolvido nas escolas por meio da Polícia militar em Pernambuco. O programa Estadual beneficia crianças, jovens, adolescentes e pais com aulas e atividades educativas, de forma preventiva quanto ao uso de drogas e a prevenção à violência. Sendo a família, base de tudo; a escola, base do conhecimento; e o Estado, responsável pela cidadania, com ênfase nos cuidados que a pessoa deve ter quanto ao patrimônio público, e ao meio ambiente, o Programa tem papel positivo no trato à vida, e atua como fortalecedor da gestão escolar.

Em Garanhuns o programa contemplou até agora mais de mil alunos nesta nova gestão. Só na Escola de Tempo Integral Miguel Arraes de Alencar, cerca de 600 pessoas foram atendidas pelo Programa. Nesta sexta-feira (20) foram realizadas as últimas formações de alunos de sete turmas da referida unidade de ensino. O evento ocorreu na quadra da escola com a entrega de certificados, apresentações teatrais, corte de bolo e distribuição de brindes. “Foi uma satisfação ter a realização do PROERD em nossa escola, poder contribuir com a melhoria da sociedade, não tem preço”, declarou satisfeita a gestora da escola, Aline Bezerra Silva.

“Tudo começa em casa, vem para a escola e repercute na rua. Mas quando unimos forças, situações se revertem. Pesquisas mostram que 80% das pessoas que passam pelo PROERD, permanecem longe das drogas, o que ajuda na diminuição dos índices de violência. Para nós isto é muito bom, Pernambuco tem se destacado no país quanto ao número de alunos atendidos pelo curso e cidades atendidas pelo Programa”, informou João Evangelista dos Santos, gestor de prevenção e articulação comunitária – GPAC e coordenador de apoio do PROERD. Segundo ele, até agora o PROERD contemplou 250 mil pessoas, atendendo 158 municípios do interior de Pernambuco, o que lhe concede o título de 1º no país, frente aos resultados. O PROERD é fundamentado e protagonizado no Programa de Segurança Pública de Pernambuco – Pacto pela Vida.

Grato pela atenção e parceria com o Governo Municipal, Evangelista ainda acrescentou: “Levamos a prevenção até a base, aplicando as informações como vacinas, porque de pequeno é que se aprende. Sozinhos não conseguiremos reduzir a violência, unindo a prevenção com a educação chegaremos à formação de cidadania. Não existe transformação social sem a educação”, finalizou.

SECOM/Garanhuns

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.