segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Izaías sanciona lei: PRAÇA CULTURAL MESTRE DOMINGUINHOS



De autoria do vereador Sivaldo Albino, o projeto de lei nº 60/2013, que denomina a atual Praça Guadalajara como Praça Cultural Mestre José Domingos de Moraes – Praça Cultural Mestre Dominguinhos, localizada no bairro Santo Antônio, foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Garanhuns, hoje (30). O requerimento foi feito logo após a morte do artista garanhuense, que faleceu em 23 de julho deste ano, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP).

A Praça Guadalajara recebeu este nome na gestão do prefeito Amílcar Valença, quando a seleção brasileira ganhou o tricampeonato na cidade mexicana de Guadalajara. O prefeito Izaías Régis, já expressava o desejo de homenagear o sanfoneiro antes mesmo de sua morte. Então, partilhou da ideia. “A homenagem é, sem dúvidas, extremamente justa. O nosso mestre Dominguinhos continuará sendo lembrado na nossa história regional e nacional também. O vereador Sivaldo está de parabéns em ser o autor do projeto e por ter compartilhado com os demais colegas do Poder Legislativo a vontade de aprovar”, enfatiza o gestor.

SECOM GARANHUNS
.
AGORA COMIGO: É claro que sabemos a importância dos agentes públicos nesta grande homenagem. A proposição do vereador, a aprovação por seus pares e depois a sanção do prefeito. Mas gostaria de repassar esta homenagem a nossa população. Os vereadores e o prefeito foram atores deste processo, refletindo a vontade da maioria da nossa gente, que queria ver uma grande e justa homenagem ao seu nome maior da cultura nacional. Portanto, são os conterrâneos de Dominguinhos que estão demonstrando o reconhecimento ao grande artista.

A Praça Guadalajara ficará na memória, e durante muitos anos ainda será chamada assim, marcada muito mais pelos eventos que abrigou, que pela cidade que deu nome por 40 anos ao logradouro público. Era outra época, em que a Seleção Brasileira ganhava o tricampeonato em terras mexicanas. De lá pra cá não houve um só momento em que a a homenagem se mostrasse necessária de sua permanência. São outros tempos em que a praça abriga agora um esplendoroso Festival de Inverno, dentre outros eventos. Onde os artistas e a população se encontram, e ter o nome do Mestre é quase torná-lo presente.

Portanto, agora, surge imponente, a Praça Mestre Dominguinhos, embora ainda acredite que o nome Esplanada soe mais forte e sigficativo.

Fico feliz em saber que também pude dar uma contribuição.

Em tempo:
Significado de Esplanada
s.f. Terreno plano, liso e descoberto, na frente de uma fortificação ou diante de um edifício. 
(Em nosso caso, o Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante)

Significado de Praça
s.f. Largo espaço descoberto para onde convergem várias ruas.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.