quarta-feira, 9 de outubro de 2013

AESGA esclarece tudo sobre os programas de bolsas de estudo



A presidente da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), Giane Maria de Lira Oliveira, vem esclarecer o funcionamento do sistema de bolsas e incentivos dos governos estadual, municipal e da AESGA, tendo em vista a necessidade de oportunizar o acesso dos estudantes ao ensino superior, especialmente aqueles de baixa renda e das escolas públicas estaduais e municipais.

Atualmente, a AESGA dispõe de varias modalidades de bolsas de estudo, oriundas do Programa de Incentivo da Autarquia, a exemplo da bolsa Familiar, bolsa Convênio, bolsa Funcionário, bolsa Monitoria e a bolsa Aluno Colaborador, além das parcerias junto ao Governo de Pernambuco, o qual atualmente dispõe de 480 bolsas do Programa Universidade para Todos em Pernambuco – PROUPE.

A AESGA oferece ainda, em parceria com a Prefeitura Municipal de Garanhuns, o Programa Garanhuns Universitário – PROGUS, que dispõe de 160 bolsas de estudo, que vem sendo executado desde o último mês de agosto, graças também ao apoio da Câmara de Vereadores que em votação aprovou o Programa e que foi imediatamente sancionado pelo Prefeito Izaías Régis, sendo o projeto de sua iniciativa.

A Autarquia também viabiliza, por intermédio da Coordenação de Estágio, contatos permanentes com diversas empresas de Garanhuns e Região, dentre elas o Instituo Euvaldo Lodi – IEL; em parceria firmada junto ao Governo Municipal de Garanhuns, tem proporcionado a inserção de grande número de estagiários, dando apoio financeiro e pedagógico aos alunos das IES. Além destes, o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), também mantém parceria junto a Instituição.

Giane Lira esclarece ainda que a proposta de acesso das Autarquias, no tocante ao Programa Universidade para Todos (ProUni), que tem a finalidade da concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica,MP 606/13, já foi votada, sendo aprovada pela Câmara dos Deputados e Senado, porém, vetada pela Presidente Dilma Rousseff.

Com relação ao Fundo de Financiamento Estudantil – FIES, programa do Governo Federal por meio do Ministério da Educação, sua oferta em benefício aos estudantes de Autarquias Municipais é pauta do projeto de Lei apresentado pelo deputado federal Mendonça Filho, no último mês de agosto, o qual visa contemplar diretamente 20 mil alunos das 13 Autarquias do Estado.

Sendo assim, a AESGA continua trabalhando em prol do acesso, bem como na garantia de uma educação de qualidade ao alunado e vem agradecer a preocupação bem como a disposição de todos, em especial à Câmara de Vereadores, para tratar de um assunto de interesse dos estudantes que serão os principais beneficiados no processo de adesão a tais Programas.

GIANE MARIA DE LIRA OLIVEIRA
Presidente da AESGA

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.