quinta-feira, 24 de outubro de 2013

ENEM 2013: Mais de 90 mil feras só começam o exame após o pôr do sol

Monalisa Sales fará o ENEM 2013
Dos mais de sete milhões de inscritos este ano no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 90.273 se declararam sabatistas. Em Pernambuco, este número chega a 4.156, de acordo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No Estado, o grupo dos sabatistas inclui adventistas do sétimo dia e judeus ortodoxos que, em respeito às convicções religiosas, começam as provas somente às 18h do sábado, 26 de outubro, horário local.

Entre os candidatos adventistas está Monalisa Sales (foto), aluna do terceiro ano da Escola Estadual de Referência Maria Auxiliadora Liberato, em Caruaru. A estudante tem 16 anos e um sonho: proteger os animais. Em busca do objetivo, ela se inscreveu Enem para tentar conseguir uma vaga no curso de medicina veterinária do Campus Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

A estudante guarda o sábado, ou seja, reserva o período compreendido entre o pôr do sol da sexta-feira ao pôr do sol do sábado para realizar atividades espirituais e de ajuda humanitária, como ir à igreja, visitar hospitais, asilos ou realizar projetos para a comunidade. Por isso, Monalisa e os colegas sabatistas terão atendimento especial no primeiro dia do Enem. O grupo terá que chegar ao local das provas até o meio-dia e aguardar o início do exame, que será às 18h, na sala de aula. Durante esse período os candidatos terão de permanecer sentados. Eles não podem conversar nem ler a Bíblia.

Apesar da espera, Monalisa está confiante de que terá um bom desempenho. “É cansativo, mas o fato de ser fiel a Deus me motiva. Conheço várias pessoas que permaneceram fieis aos seus princípios e conseguiram o que buscaram”, declara a estudante. Em Caruaru, os candidatos sabatistas farão o exame no Colégio Diocesano, situado no Centro. Já em Garanhuns o grupo realiza as provas na Escola Estadual de Referência Francisco Madeiros, no bairro Magano.

A guarda do sábado faz parte da doutrina bíblica seguida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia e é baseada na crença de que, ao terminar de criar o planeta Terra, Deus descansou, abençoou e reservou o sétimo dia para adoração. “Nós guardamos o sábado porque é uma ordem de Deus. Neste dia Ele nos agracia com a bênção do descanso”, explica o pastor Jurandi Reis, presidente da Igreja Adventista para o Agreste e Sertão pernambucano.

HORÁRIO DE VERÃO – O Enem será realizado em 26 e 27 de outubro e os candidatos precisam ficar atentos ao horário de verão que está em vigor em dez Estados brasileiros, além do Distrito Federal. As provas têm início às 13h (horário de Brasília), mas os participantes devem chegar com uma hora de antecedência. Pernambuco não está incluído no horário de verão e, por isso, os candidatos têm de estar nos locais de prova às 11h.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.