sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Falta de segurança em Garanhuns. De quem é a culpa?


Postamos ontem aqui no blog sobre a grande quantidade de carros roubados nas últimas semanas em Garanhuns, e levamos o assunto também ao facebook. As pessoas começaram a comentar. Além de mencionarem casos acontecidos em seus bairros, ainda buscaram identificar onde está o problema. E claro, culpa maior aos poderes constituídos. 

Primeiro, alguém colocou a culpa no PT, que instalou a insegurança no país, e ainda viu os programas de bolsas como incentivo à violência urbana. Não acho, creio até que é um escape que diminui a marginalidade, a partir do momento que tem comida em casa. São teses apoiada em números, pois programas sociais melhoram a vida de famílias de classes menos favorecidas. Mas é claro, que vai se politizar qualquer debate.

Outros colocam a culpa no governador que não teria dado maior relevância à segurança em Garanhuns. O quadro de PM´s em Garanhuns estaria defasado para a demanda crescente da população e o aumento da criminalidade. A segurança pública é reponsabilidade do estado, e por estar na vitrine, Eduardo Campos é cobrado diretamente.

Há quem culpe o município e a guarda municipal da AMTT, mais preocupada em multar que cuidar do trânsito e da segurança da população. Conta ainda que vários municípios criaram suas secretarias de segurança pública para auxiliar o estado nesta árdua tarefa. Foi promessa de campanha de Izaías Régis. Vamos aguardar para ver se teremos em Garanhuns.

Há quem culpe o judiciário pela lentidão de processos e impunidade, deixando facilmente os bandidos na rua, mesmo quando presos retornam ao mundo do crime. Aí, há a falha do sistema legal, com diversos instrumentos que possibilitam esta conduta judiciária. Muitas vezes os juízes soltam, mesmo sabendo que deveriam manter preso, mas precisam cumprir a lei. 

Em uma análise sociológica, falarão da falta de educação. Aquela história que quem constroi escolas diminui vagas em presídios. É verdade, mas é uma solução de looongo prazo, e nosso problema é urgente. Estão roubando carros agora.

E você, o que acha?

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.