sexta-feira, 4 de outubro de 2013

GOVERNO DO ESTADO: Trezentas mulheres participaram do III Encontro de Educadoras e Recreadoras Rurais em Garanhuns




Durante quatro dias, mais de trezentas educadoras e recreadoras que atuam na Rede de Educadoras e Recreadoras Sociopolíticas Rurais estiveram reunidas em Garanhuns participando do III Encontro do segmento. Na programação do evento, constou a realização de palestras, grupos de trabalho, apresentação de vídeos, entre outras atividades. O objetivo foi o de fortalecer o processo formativo das educadoras e recreadoras envolvidas na rede e ampliar o nível de discussão. O evento foi promovido pela Secretaria Estadual da Mulher, em parceria com o Centro das Mulheres do Cabo -– CMC.

A novidade deste encontro foi a inclusão de temas que incentivaram o cuidado com elas próprias. O debate do primeiro dia girou em torno do tema “Educação como Base para a Construção de Políticas Públicas”. A mesa de abertura contou com a participação da Secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque; da Gerente de Articulação e Interiorização das Ações de Gênero da SecMulher, Márcia Aguiar; e de representantes das organizações envolvidas na Rede. Na ocasião a Secretária Cristina Buarque proferiu palestra sobre “Educação e diluição das fronteiras entre o público e o privado: A Rede como uma estratégia de inclusão, a partir do pensamento de Hannah Arendt”.

As atividades do segundo dia de trabalho foram iniciadas com a exibição de um vídeo sobre o Chapéu de Palha Mulher da Pesca Artesanal. Em seguida, a mesa de debate teve como temática central “A organização das mulheres rurais, as conquistas, os desafios e as políticas públicas”, coordenada pela gerente da SecMulher, Márcia Aguiar. Também participaram da mesa Anastácia Brandão, Subcoordenadora Regional da SecMulher, que apresentou o Projeto de Fortalecimento de Mulheres Mandiocultoras; pelas representantes do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Alcineide Oliveira, e do Iterpe, Andrea Connolly, que falaram sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF, apresentando a ação destinada para as mulheres trabalhadoras rurais de Pernambuco, o “Pernambuco Terra Mulher”. Este projeto viabilizará o acesso ao crédito para compra da terra;

Ainda, foi realizada a apresentação da proposta pedagógica e metodológica do Centro de Desenvolvimento das Mulheres Rurais, por Luiza de Marillac, da FASE. O Centro que será instalado pela SecMulher no município de Sertânia, tem como objetivo possibilitar o acesso das mulheres ao conhecimento e apropriação de seus direitos, gerando oportunidades igualitárias entre os sexos, raças, etnias e entre mulheres rurais e urbanas. Através dele serão promovidas ações de enfrentamento das desigualdades de gênero no espaço rural, combinando na formação das mulheres, aspectos políticos (associativos) a econômicos (produtivos); entre outras.

No momento seguinte, as participantes foram divididas em grupos de trabalho para debater as seguintes temáticas: Gênero; Raça e Etnia; Violência contra a mulher; Terapia do Cuidado e Dinâmicas, técnicas e metodologias de trabalho com crianças: construção de uma recreação infantil. As oficinas foram facilitadas pelas equipes do Centro das Mulheres do Cabo – CMC e da SecMulher.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.