quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Nota da CDL Garanhuns

Uma cidade com quase 150 mil habitantes não pode deixar que pensamentos retrógrados e provincianos a ponha no passado, fazendo com que o seu desenvolvimento econômico e social fiquem estagnados. O comércio de Garanhuns foi, é e sempre será muito importante para uma Região que congrega uma população aproximada de 500 mil habitantes das 21 cidades da região do Agreste Meridional e até mesmo de cidades do Estado de Alagoas, como Arapiraca e Palmeira dos Índios que convergem para nossa Cidade e se utilizam de alguma forma dos nossos serviços e fazem a roda do desenvolvimento girar a “favor do vento”.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns – CDL é uma instituição que foi criada há aproximadamente 35 anos e congrega todo o setor empresarial com 364 associados sendo que apenas 15 destes são empresas de médio ou grande porte. O restante é composto por micro e pequenos empresários que, em sua maioria, tem seus funcionários como grandes colaboradores do desenvolvimento e que, em muitas vezes, tornam-se parceiros neste processo.

Demonstra-se por sua representatividade e atuação que a CDL Garanhuns não é uma parte (como alguns desavisados insistem em afirmar) e sim uma Instituição séria, filiada à Federação das CDL´s de todo o País e que busca preservar o poder de concorrência e crescimento do comércio local, contribuindo para a geração de emprego e promovendo um desenvolvimento sustentável duradouro e consistente.

Neste momento em que os parlamentares garanhuenses discutem um projeto que valoriza a memória e a história da Cidade, o entendimento da CDL Garanhuns é que se deve apreciar a dignidade e força dos nossos trabalhadores que lutam diariamente e que ao longo de todo este tempo fizeram de nosso comércio um referencial para que a Cidade pudesse se consolidar como um marco do desenvolvimento de todo o Agreste Meridional. Trata-se de uma classe que esteve sempre empenhada e comprometida, antes de tudo, com o fortalecimento das famílias garanhuenses que contribuíram e continuam colaborando para o seu crescimento.

Segundo dados apresentados pelo Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, embasados por documentos que foram demonstrados, inclusive, na própria Câmara de Vereadores, a data da criação do Município é 10 de março de 1822 e, portanto, não há sentido em comemorarmos o aniversário de Garanhuns em 4 de fevereiro como querem algumas pessoas que buscam fantasiar o momento iludindo o cidadão com declarações equivocadas e inverídicas. Além disto, desde que foi instituída esta data, não houve, seja por parte do poder público, da classe empresarial ou até mesmo dos nobres legisladores garanhuenses uma comemoração adequada que justifique um feriado. 

Ressaltamos, porém, que este assunto não deve ser tratado como uma briga política de quem é favor ou contra o cidadão garanhuense, mesmo que algumas pessoas utilizem-se de um discurso falso e calunioso com o intuito de herdar dividendos para uma eleição que se aproxima. Trata-se de uma adequação às realidades econômicas para que o comércio de Garanhuns possa permanecer pujante e gerador da principal fonte econômica da Região. 

É hora de unirmos os pensamentos e nos posicionarmos a favor do crescimento econômico e financeiro e sustentabilidade dos empregos da população do nosso Município apoiando o segmento que gera emprego, garante a renda da família garanhuense e traz benefícios enormes para a sociedade. 

Fernando do Couto Soares
Presidente da CDL Garanhuns

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.