quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O resultado da enquete para presidente


Depois de meses sem uma enquete no blog, resolvemos voltar a fazer, acatando pedido de alguns leitores. Mas o resultado mostra que estávamos certos em não realizar. Mesmo sabendo que aumentam os acessos, pois cada voto é no mínimo um novo, o resultado acaba sendo manipulado por algum interessado em burlar a verdade.

Colocamos a enquete para presidente e fomos monitorando. Aos 50 votos, tínhamos 46% para Eduardo, 40% para Dilma, 8% para Aécio, e 6% para Outros/Nulos/Brancos. Acredito que este é um resultado mais próximo da realidade, tanto é que se repetia aos 140 votos, com Eduardo repetindo seus 46%, Dilma com queda para 32%, mas sem crescimento dos adversários, pois Aécio tinha somente 9%. A opção outros é que chegou a 11%, mostrando que os e-leitores que não acessam constantemente o blog não têm a mesma convicção de quem vem com mais regularidade.

Aos 200 votos a relação ainda era muito dentro destes números. Eduardo caiu um pouco para 44%, Dilma permaneceu com 32%, Aécio subiu mais um ponto chegando a 10%, e O/N/B chegou aos 13%.

Acredito que ainda na margem realística. Caso fosse feita uma pesquisa em Garanhuns, ficaria em torno disso aí, com diferenças na margem de erro. Penso assim.

Mas aí começamos a ver a tentativa de manipular. Os votos de Aécio passaram a chamar a atenção, subiram numa escala percentual não compatível com o que víamos até então. 

Imaginem se a enquete fosse sobre uma disputa mais local. Portanto, perde a credibilidade, não pelo blog, mas por correligionários de um ou de outro que buscam manipular uma simples enquete. Falsear um resultado para passar uma impressão positiva a seu favor.

Chegamos ao final com o resultado absurdo de Aécio Neves vencer a disputa com 32% dos 745 votos. Caso continuasse, o mineiro vencia a eleição no primeiro turno. Eduardo fechou com 30% e Dilma com 27%, enquanto com O/N/B terminou com 10%.

Querem um resultado mais próximo da realidade? Fiquem com as parciais. E quem for de Aécio que achar ruim, aceito a aposta com qualquer um.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.