sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Secretaria de Agricultura esclarece ações preventivas no Parque Euclides Dourado

Eucalipto que caiu no bairro de Heliópolis atingindo barracas no dia anterior à feira 

Recebemos da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Garanhuns, um esclarecimento quanto ao cortes das árvores no Parque Euclides Dourado, inclusive rememorando as matérias informativas sobre as ações preventivas, que já vai na segunda intervenção.

Anexo também, recebemos as explicações sobre a total retirada dos eucaliptos do Casarão dos Lundgren, que aproveitamos para republicar ao final deste texto..

Quanto ao Parque Euclides Dourado, em uma das matérias enviadas à imprensa, afirma-se que logo após o término da retirada dos eucaliptos, uma ação de reflorestamento será feita para substituir as árvores.

No post que registramos estes cortes, mostramos que as ações em Garanhuns vêm em uma sequência devastadora, e claro, não duvidamos da idoneidade nem competência do Secretário de Agricultura, um especialista, professor da Universidade Federal Rural, Dr. Epaminondas Borges. Mas a intervenção urbana foi traumática, e a população ficou assustada. Em um curto espaço de tempo centenas de árvores foram ao chão, e há ainda o aspecto emocional para quem se acostumou ao longo de décadas com aquela paisagem.

Não apenas os eucaliptos foram derrubados, mas algumas outras árvores pela cidade, principalmente no bairro de Heliópolis. As transversais da Av. Rui Barbosa: Santa Rosa, Oliveira Lima e Frei Caneca passaram por este processo. Também recebemos a informação de que estavam infectadas com uma praga chamada Erva de Passarinho.

Em nosso texto afirmamos que não houve uma melhor informação à população, não tratamos aqui da informação pura e simples em um blog, rádio ou jornal, mas uma campanha permanente, que pudesse levar a tranquilidade às pessoas, com a certeza de que se está fazendo a coisa certa. Pois se trata de uma iniciativa de alto teor de impopularidade, ninguém quer ver uma árvore sendo derrubada. Portanto, faltou uma ação impactante nos locais onde houve a retirada e poda de árvores. Em nosso blog apenas refletimos o que já estava latente nas mídias sociais, principalmente o facebook, ou seja, as pessoas ficaram em alerta.

O que precisa, mesmo nas intervenções necessárias, é chamar a população para ser partícipe. Olha que até as pessoas que leram nos blogs ou ouviram nos rádios também se mostraram preocupadas pelo grande número de intervenções. Vejam que os comentários são de pessoas que tiveram acesso à informação, e mesmo assim estão inconformadas.

Seria muito interessante aproveitar este momento para lançar uma grande campanha de arborização de nosso município, principalmente na periferia. Temos bairros inteiros que precisam urgentemente de mais áreas verdes.

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE


Em relação ao corte dos eucaliptos do Casarão da Avenida Rui Barbosa, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente faz os seguintes esclarecimentos:

A maior parte das árvores apresentava graves problemas fitossanitários, idade avançada e inclinação acentuada, o que ocasiona quedas e dessa forma coloca em risco a vida humana. Em 31 de julho de 2012, por exemplo, ocorreu uma queda de um exemplar do Casarão na avenida Djalma Dutra em cima da rede elétrica e das barracas dos feirantes. Na ocasião, o problema só não foi mais grave, pois aconteceu no dia anterior a feira livre.

A Secretaria esclarece ainda que a recomendação do corte foi tomada com base no Laudo Técnico elaborado pelo engenheiro florestal Mallon Sampaio da Rocha e o engenheiro agrônomo Felipe Carvalheira Correia, que recomendava a supressão das árvores problemáticas.

O laudo técnico também foi encaminhado para apreciação, análise e emissão de parecer para o Conselho de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA; Defesa Civil, Ministério Público e CPRH, este último esclareceu que por se tratar de árvores exóticas em área urbana não lhes cabe pronunciamento oficial, ficando a critério do município as devidas providências cabíveis. Além disso, a área pertence ao Grupo Ferreira Costa e não é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Por fim, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, ressalta que o eucalipto não é uma árvore adequada para arborização urbana, devido o porte alto e risco de queda e que recomendou a supressão das árvores com base nos pareceres favoráveis emitidos pelos demais órgãos competentes.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.