segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A favor do Dia da Consciência Negra - Por Érico Monteiro


Quanto ao texto Contra o Dia da Consciência Negra - Por Sobral Júnior, desculpe-me mas eu discordo.

O que vejo na sua opinião em relação ao Dia da Consciência Negra, em relação as Cotas e questões sobre preconceito racial no Brasil é desinformação e assimilacionismo racial sobre esses temas.

O Dia da Consciência Negra simboliza a cultura silenciada do Negro e a sua valorização, além de evidenciar questões socioeconômica, basta analisar a piramide econômica brasileira , em que quanto mais subimos, mais branca são as pessoas que o compõe e quanto mais para baixo, mais negra é os que lhe constituem. 

Este dia é um dia com conotações politicas (não partidárias) e contra as desigualdades sociais presentes no Brasil, não evidenciar isso em um dia de importância a memoria e cultura é desrespeito a aqueles que a compõem. Por muito o negro fora silenciado (e ainda é.). Se perpetuou o argumento falacioso na nossa educação de que “o racismo (e o preconceito) não existem neste país”, basta observar que o negro está em sua maioria em trabalhos subalternos, o que mais morre por Ns motivos causados pela violência neste país. 

O Dia da Consciência Negra é para reflexão do papel desse povo que constituí a nossa nação e a forma que ele é tratado, inserido e principalmente, a sua valorização histórica. Em relação as Cotas, não cabe o questionamento sobre competência intelectual, os cotistas em sua maioria tem rendimentos maiores que os não cotistas, a questão das cotas não é inserir o negro por ele ser inferior, mas para sanar as desigualdades em relação a educação superior, minimizando justamente os poucos profissionais negros no Brasil e resgatando da marginalidade os mesmos. 

Antes o número de negros nas universidades federais eram de 1%, agora totalizam 15%, ainda é um percentual razoável, tendo em vista a quantidade de jovens negros no pais que vivem em situações que lhes exigem trabalho e consequentemente, mão de obra barata, em medicina, por exemplo, o negro (pobre) é 1 em cada 100 calouros a médicos brancos(me refiro a cor) e há seleções, eles concorrem e por mérito alcançarão o seu lugar na Universidade. 

Confundisse discriminação com Preconceito (assim como muitos confundem a cor do indivíduo com raça) não é a discriminação ao verbalizar que é preocupante, mas o que está por trás dela, que é o preconceito, que graças a assimilação racial, ainda é ignorada. E ter um Dia da Consciência branca é redundante, pois todo dia é dia de BRANCO.

Érico Monteiro é estudante da UFRPE/UAG

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.