quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Jornalista Magno Martins registra Audiência Pública da FAMEg na Câmara Municipal de Recife

Tauan Saturnino
Da equipe do blog do Magno

Vicente André Gomes, presidente da Casa legislativa em Recife

O presidente da Câmara do Recife, Vicente André Gomes (PSB), confirmou, nesta quinta-feira (14), a realização de uma audiência pública para tratar da situação da Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg), impedida de funcionar por conta de um impasse entre o Ministério da Educação e o Governo do Estado. A audiência está marcada para a próxima segunda-feira (18), às 9h30.

O vereador afirmou ter conversado com um grupo de estudantes recifenses que passaram no vestibular da Fameg e que hoje esperam uma decisão sobre o funcionamento da faculdade.

“A princípio achei que não caberia uma audiência pública por ser uma instituição localizada em outro município. Entretanto, fui convencido pelo argumento do advogado do grupo de que se tratavam de estudantes recifenses que tinham o direito de procurar as autoridades públicas. O plenário da Câmara [do Recife] aprovou a audiência por unanimidade”, destacou.

O socialista disse que os estudantes que o interpelaram fazem parte de um movimento maior, chamado “Fameg Já”, que conta com vários alunos prejudicados pela paralisação da faculdade, oriundos de cidades como Garanhuns, Recife e Maceió.

Vicente disse que é inconcebível que esse caso aconteça no atual contexto brasileiro, referindo-se à criação do Mais Médicos, programa do Governo Federal que visa importar profissionais estrageiros para atuar em áreas com falta de pessoal. “O país atravessa um momento de urgência de médicos. O Programa Mais Médicos é um resultado disso. Como em uma hora de estimulação de profissionais uma faculdade de medicina fecha?”, indagou.

Foram convidados para a audiência representantes do Ministério Público, do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério da Educação, além de vereadores e do prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB).

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.