domingo, 20 de janeiro de 2013

Para que serve o vice?


Em Jaboatão dos Guararapes a polêmica está criada. O vice-prefeito eleito Heraldo Selva (PSB) acaba de solicitar a mudança da Lei Orgânica Municipal para que possa assumir a URB (Empresa de Urbanismo do Recife). O partido achou a atitude de acumular as funções normal, porém a população vem questionando, como mostra o Jornal do Commercio deste domingo.

A questão em pauta não é a competência de Heraldo, que certamente está acima de dúvidas, caso contrário não acumularia dois cargos de tal envergadura. O que se questiona é, se ele foi eleito vice-prefeito, ou seja, a segunda pessoa executiva de um município, como colocar seus atributos profissionais e seu tempo à serviço de outra cidade?

A questão é mais profunda. Não fica claro na constituição o papel do vice, já que na prática a principal função é substituir o titular, e se não acontece a vacância institucional, o vice fica boiando, meio sem função.

Qualquer secretário municipal, por mais simples que seja a pasta, tem mais força que um vice-prefeito. E esta questão se torna mais visível quando prefeito e vice divergem, aí o titular não dá vez de jeito nenhum. O vice pode ficar como um zumbi dentro de uma administração. 

Por isto, por não ter atribuições que lhe ocupem o tempo, é que o vice-prefeito de Jaboatão pode ter mais serventia em outro município, presidindo um importante órgão da administração pública.

Existem até alguns bordões para explicar a situação do vice. Uns dizem que vice bom é aquele que não aparece ou que não causa problemas. A administração pública brasileira, nos diversos níveis, está cheia de bons exemplos políticos.

E olha que este problema não é apenas político, também pode ser administrativo. Em vários órgãos públicos ou privados, a figura do vice (diretor) também tem sido totalmente descartável.

Afinal, pra que serve o vice?

ORQUESTRA COM 50 MÚSICOS: Vem aí o Bloco do Coveiro - Ano II


Lembram que falamos aqui do Bloco do Coveiro que saiu pelas ruas de Garanhuns no sábado pre´-carnavalesco, em direção ao cemitério??? Pois é, ele está de volta! E mais animado.

São mais de 50 músicos na Orquestra de Frevo que puxa o bloco, que vai sair do Galeto Assado de Evaristo na Rua São Miguel na Boa Vista e vai buscar o coveiro no Cemitério, depois volta pra continuar a festa!! Seis bonecos gigantes devem acompanhar os foliões!

A farra ano que vem acontece no sábado, 2 de feveireiro, e Lulinha Trumpet é um dos organizadores!

A coisa está organizada. Estão preparando carteirinha de sócios e atéuma prévia na Pracinha da Boa Vista!!

I AÇÃO DA CUFA GARANHUNS acontece na FUNASE‏


 I Ação da CUFA Garanhuns que acontecerá na Funase dia 25/01/2013 (Sexta-Feira). 

A I Ação da CUFA Garanhuns é voltada para os jovens assistidos pela FUNASE. Mas em março teremos uma ação aberta nas periferias, com oficinas e atividades artísticas para todos, com inscrições totalmente gratuitas. 

SENAI realiza seleção para cursos técnicos



Reta final para quem está tentando uma vaga nos cursos técnicos gratuitos do SENAI Pernambuco. Neste domingo, dia 20, em todo Estado, são realizadas as provas da Seleção SENAI 2013. Ao todo são 23.988 candidatos, que disputarão as 2.071 vagas disponibilizadas pela Entidade, para as escolas do Recife e interior, em 16 modalidades diferentes de cursos.

A novidade deste concurso foi a não exigência de idade máxima para os candidatos aos cursos oferecidos no período da noite, que precisaram apenas ter concluído o Ensino Médio. Concorrem às demais vagas, para os turnos da manhã e da tarde, estudantes que estiverem cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em 2013 com idade entre 16 e 22 anos no ato da matrícula. As oportunidades são para a Região Metropolitana, Agreste e Sertão.

Os aprovados devem apresentar os documentos de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Certidão de Nascimento ou Casamento, declaração de matrícula no Ensino Médio em 2013 (apenas para quem vai concorrer às vagas nos turnos da manhã e tarde), cópia do Histórico Escolar do Ensino Fundamental, duas fotos 3x4 (com o nome do candidato e opção de curso escritos no verso da foto) e autodeclaração de baixa renda no ato da matrícula.

Saloá realizará concurso público


O Prefeito de Saloá, Ricardo Alves (PMDB), esteve no Tribunal de Contas do Estado para assinar um Termo de Ajuste de Gestão (TAG) em que se compromete em fazer, nos próximos 180 dias, um levantamento de suas necessidades de pessoal para a realização de concurso público. O Termo foi assinado nesta sexta-feira, dia 18, no gabinete do conselheiro Romário Dias, relator das contas de Saloá neste exercício financeiro de 2013. 

Ricardo Alves foi o primeiro Prefeito dos que tomaram posse no dia 1º de janeiro deste ano a procurar o TCE. “Estamos interessados na realização do concurso público porque, atualmente, o município de Saloá possui mais servidores contratados do que efetivos”, argumentou o Prefeito Peemedebista.

LIMPEZA URBANA – A ordem em Saloá é limpar a cidade. Diversos servidores municipais vêm realizando a manutenção de prédios e logradouros públicos, tanto na sede do Município, como nos distritos e povoados. O cemitério Santa Quitéria, o Colégio diversas escolas municipais e praticamente todas as ruas do Município já foram contemplados pela ação de limpeza. 

MÉDICOS – Outra prioridade na gestão Ricardo Alves é a Saúde. O Hospital Municipal Josina Godoy já esta com o seu quadro de médicos e enfermeiros completo, garantindo assim o atendimento a população 24 horas por dia. Os profissionais foram contratados já nos primeiros dias de Governo.

EDUCAÇÃO – O Prefeito Ricardo Alves anunciou que realizará o pagamento dos salários atrasados dos servidores da Secretaria de Educação. A meta do Governo, agora, é regularizar os salários dos demais Servidores Municipais. Vale salientar que os atrasos vêm do Governo que antecedeu a Gestão Ricardo Alves. (Carlos Eugênio)"

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.