sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Ministério Público apura pagamento milionário a advogados em Garanhuns


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através do promotor de Justiça de Garanhuns, Alexandre Augusto Bezerra, instaurou inquérito civil para apurar possíveis irregularidades no pagamento de honorários advocatícios aos sócios do escritório Montenegro e Ferreira Advogados Associados, no valor de R$ 3,2 milhões. O valor foi entregue à empresa no dia 20 de dezembro, faltando apenas 11 dias para o término do mandato do ex-prefeito do município, Luiz Carlos Oliveira (PDT). A portaria foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial do MPPE. Na publicação, o órgão pede a intimação do ex-gestor, como também do ex-procurador geral de Garanhuns e do ex-secretário de Finanças.

A denúncia foi encaminhada pela procuradoria geral do município. O MP quer a cópia do processo de inexigibilidade de licitação para contratação do escritório de advocacia e a microfilmagem do cheque, que deverá ser solicitada à Caixa Econômica Federal. Na publicação do Diário Oficial, ainda há a informação que a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público será orientada para averiguar os beneficiários do saque.O processo será encaminhado à Vara da Fazenda Pública de Garanhuns, mas deverá ficar sob sigilo para que as investigações não sejam prejudicadas.

A reportagem tentou contato com o ex-prefeito, sem sucesso. O atual prefeito, Izaías Régis (PTB), disse que a prefeitura recebeu um ofício do promotor requerendo as cópias dos contratos firmados.

Folha PE / Blog VEC Garanhuns

Ilse Roskam e Pauline de Vet em Garanhuns

Instituto Garanhuns tem apoio integral da atual administração municipal



Os representantes do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, criado para preservar a memória do município, foram recebidos pelo prefeito Izaías Régis nesta quinta-feira, 24, que  lhes garantiu apoio da administração municipal, fechando uma parceria que resultará no resgate da história da cidade. “A terra de Dominguinhos, Lula, Luís Jardim, Celso Galvão e tantos personagens importantes tem se preocupar em preservar sua memória”, pontuou o gestor.

Estão à frente do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns o professor e escritor José Cláudio Gonçalves (presidente), o vereador Audálio Ramos (vice-presidente), Anchieta Gueiros de Barros (diretor fiscal), Ronaldo César (diretor de comunicação social) e João Marques (Conselho Fiscal), dentre outros. Todos eles estiveram na audiência com Izaías Régis.

O objetivo dos que fazem o Instituto é resgatar e preservar a memória histórica, geográfica e cultural do município, inclusive com a instalação de um museu local. Todos os participantes da instituição têm uma atuação destacada na área cultural e política, com uma ligação muito afetiva com os valores de Garanhuns.

A instituição não tem fins lucrativos, e contará com projetos e doações para a manutenção das atividades e futuramente do acervo que será disponibilizado, que contem de alguma forma a história de nosso município e de importantes personalidades.

O professor José Cláudio é autor do livro “Os Sitiados – A Hecatombe de Garanhuns” e prepara para o próximo mês de março o lançamento da obra “República”. Audálio Ramos é o atual presidente da Câmara Municipal e pesquisador, Ronaldo César é artista e blogueiro, Anchieta Gueiros é pesquisador histórico e João Marques preside a Academia de Letras da cidade. Esteve presente também o artista plástico e historiador Edmilson Vieira.

A inauguração do Instituto Garanhuns está prevista para o dia 10 de Março.

NOTA DO INSS GARANHUNS


Em virtude do feriado municipal de Emancipação Política do Município de Garanhuns, comemorado no próximo dia 4 de fevereiro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) solicita que os segurados que estão com perícia médica agendada para 4 de fevereiro de 2013 compareçam à Agência do INSS Garanhuns para remarcar o agendamento do serviço.

Vereadores pedem ao senador pela FAMEG, pavimentações e auxílio a agricultores


Tivemos acesso ao documento entregue pelos vereadores, tratados pelo prefeito Izaías Régis como sendo da base aliada, ao senador Armando Monteiro na última terça-feira, onde apresentaram algumas reivindicações como a autorização de funcionamento dos cursos da FAMEG, pavimentações da estrada de Garanhuns a Saloá, passando por Miracica e do trecho que liga Pernambuco a Alagoas, por Correntes, diminuindo em quase 40km a distância para Maceió. Além disso, foram pedidas sua intereseção junto ao governo federal para ações mais concretas de auxílio aos agricultores vítimas da estiagem que assola o estado.

Confira o documento na íntegra:



Ilmo. Sr.
Senador Armando Monteiro Neto (PTB)
Senado Federal
Brasília-DF

Prezado Senador;

Cumprimentando-o, vimos pelo presente, apresentar reivindicações que consideramos oportunas e urgentes para nosso município de Garanhuns, ressaltando que são demandas com impactos positivos em todo Agreste Meridional, e para as quais solicitamos vosso apoio, como representante de Pernambuco e de nossa região no Senado.

- Autorização do funcionamento dos cursos de Medicina (Processo MEC20111789 - migração para o Sistema Federal de Ensino), Enfermagem (Processo MEC 200911377), nutrição (Processo MEC 201002160) e Educação Física (Processo MEC 201002727); bem como o credenciamento institucional da FAMEG (Processo MEC 200911417), instituição vinculada ao ITPAC – Instituto Tocantinense Pres. Antônio Carlos. O deferimento pelo MEC é uma medida justa, que trará grande impacto no desenvolvimento do interior de Pernambuco.

- Defender junto ao Governo do Estado, a pavimentação da estrada Garanhuns / Miracica / Saloá, formando um trecho de uma estrada intermunicipal (PE) que servirá de ligação também com os municípios de Bom Conselho, Paranatama e Iati, servindo para o escoamento da produção agro-industrial da região mencionada.

- Conclusão da pavimentação do trecho da PE 424 entre Correntes-PE e o estado de Alagoas, do final desta obra a distância percorrida entre Garanhuns e Maceió será reduzida em 36 km, com notório benefício para os setores de turismo, logística e de comércio.

- Ações mais concretas e menos aurocratizadas em socorro aos agricultores vitimados, pela pior seca dos últimos 40 anos. Anistia pelo BNB para agricultura familiar, mais rapidez na liberação do milho (CONAB/IPA); abertura de poços artesianos em áreas comuns, programa de recomposição do rebanho bovino, ovino e caprino.

Confiando na ação de vossa excelência em prol destes pleitos, renovamos nossos protestos de consideração e apreço ao cidadão garanhuense Armando Monteiro Neto.

Atenciosamente;

Ver. Audálio Filho - Presidente - PSDC
Ver. Sílvio Sabino - Vice-presidente - PSC
Ver. José Cláudio Taveira – PSDB
Ver. Maria Nelma Carvalho da Costa – PR
Ver. Alcindo de Melo Correia – PRB
Ver. Luzia Cordeiro da Silva de Souza – PSB
Ver. Haroldo Vicente da Silva – PSDB
Ver. Paulo Barbosa Leal – PSB
Ver. Zaqueu Naum Lins – PDT
Ver. Carla Vilaço – PPS

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.