segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

TRAGÉDIA DE SANTA MARIA: 75 vítimas do incêndio da Boate Kiss ainda correm risco de morte

Montagem sobre fotos Reprodução/Facebook

O Ministério da Saúde confirmou, no início da noite desta segunda-feira (28), que entre os feridos no incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), há ao menos 75 pacientes em estado grave com risco de morte. Os números da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, no entanto, são diferentes, e apontam que dos 129 pacientes que seguem internados, 76 estão em situação crítica e 53 em observação. A tragédia, que aconteceu na madrugada deste domingo (27), deixou 231 mortos.

A maior parte dos pacientes em estado grave (44), segundo o Ministério da Saúde, está internada em hospitais de Porto Alegre. Outros 31 feridos encontram-se em UTIs (unidades de tratamento intensivo) de hospitais de Santa Maria.

Apesar de Santa Maria ter 30 leitos de UTI, os pacientes estão sendo levados aos poucos para Porto Alegre. A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul informou inclusive que sete pacientes em estado grave serão transferidos ainda hoje para a capital gaúcha, pelos aviões e helicópteros da Força Aérea Brasileira.

Os pacientes em estado mais crítico são, em geral, os que foram intoxicados com a fumaça do incêndio ou sofreram queimaduras intensas. Para este último caso, o Ministério da Saúde pediu ajuda a profissionais de hospitais de referência no Rio de Janeiro e do Paraná, além do Hospital Albert Einstein, de São Paulo.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, entre os 75 casos gravíssimos incluem pacientes que precisam de diálise permanente, medicação para manter a pressão sanguínea e ventilação mecânica, por exemplo. Em dois casos, a situação é tão crítica que as pessoas não puderam ser transferidas de Santa Maria para Porto Alegre, porque não suportariam a viagem.
Outros 53 pacientes internados em estado de menor gravidade estão em Santa Maria, como informa a Secretaria Estadual de Saúde. E novos casos críticos ainda podem surgir. Segundo Padilha, 30 pacientes procuraram ontem (27) a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas de Santa Maria porque apresentaram sintomas como tosse e falta de ar.

"Depois da data do incêndio, mesmo pessoas que inicialmente não tiveram nenhum sintoma, começaram a aparecer com sinais de tosse, falta de ar e começaram a evoluir para o que nós chamamos de uma pneumonite química", explicou o ministro, que disse que, hoje, apenas duas pessoas apresentaram os sintomas da intoxicação pela fumaça do incêndio.

Padilha alerta, no entanto, que os casos de pneumonite podem se agravar rapidamente e levar o paciente à morte se não forem tratados. Por isso, pede que qualquer pessoa que esteve na boate no momento do acidente e inalou a fumaça procure uma unidade de atendimento, se vier a se sentir mal. (Com a colaboração de Sofia Mikrute, de Porto Alegre, e com Agência Brasil)


ATÉ QUARTA: Fundarpe inscreve para concurso de literatura por região do estado


Descrição da imagem

Serão encerradas nesta quarta-feira (30/01) as inscrições para o 1º Prêmio Pernambuco de Literatura, lançado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (CEPE). A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a produção literária pernambucana, contemplando todas as macrorregiões do estado.

As inscrições podem ser feitas pessoalmente na Cepe (Rua Coelho Leite, 530, Santo Amaro – Recife) ou pelos Correios (via Sedex), e os concorrentes devem enviar 4 cópias de sua obra, formatadas de acordo com as regras presentes no edital. A seleção será feita entre 31 de janeiro e 14 de abril, quando devem ser anunciados os 5 vencedores, entre os quais, 1 deles receberá o prêmio de R$ 20 mil (livro inédito) e os outros 4 receberão R$ 5 mil (por região).

Além do prêmio em dinheiro, todas as obras serão publicadas pela CEPE, ampliando a política editorial do Estado. Os vencedores ainda desenvolverão, ao menos, uma atividade de formação de público leitor (oficina, palestra, curso ou outra) dentro das ações desenvolvidas pela Secult-PE, buscando assim uma maneira de tornar mais conhecida as obras vencedoras e ainda garantir uma contrapartida social para o prêmio. “Percebemos que não faz sentido, enquanto política pública de cultura, oferecer essa premiação sem que ela se converta em estratégia de formação de leitores, sem os quais a literatura perde seu sentido de ser”, acrescenta Wellington de Melo, coordenador de Literatura da Secult-PE / Fundarpe.

Podem concorrer livros dos gêneros poema, conto e romance e serão premiadas as melhores obras de cada região (RMR, Agreste, Zona da Mata e Sertão), além do melhor livro inédito de Pernambuco. Segundo Wellington, a ideia é garantir que cada região deixe transparecer sua vocação. “Há diversas dicções vibrando em cada canto do estado, algumas regiões têm uma poesia mais consolidada, outras uma prosa marcante, por exemplo. Esse prêmio é, sem dúvida, uma conquista para os escritores”, afirma. 

Grupo LUNA realiza em Garanhuns capacitação de Educadores


Aguardem maiores informações.

AESGA SEDIA EVENTO DO FUNCULTURA E ADVAMPE



A Prefeitura de Garanhuns, por intermédio da secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com o Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (FUNCULTURA) e a Associação dos Deficientes Visuais do Agreste Meridional de Pernambuco (ADVAMPE), realiza nesta segunda-feira, dia 28 de janeiro, às 16 horas, no auditório da AESGA Manoel Elpídio de Melo, o espetáculo Historinhas de Dentro, do Grupo de Teatro Quadro de Cena.

A peça trata de uma garota que tem um probleminha cardíaco e sonha em viajar pelo próprio corpo. Ao sofrer uma parada cardíaca, ela embarca numa viagem fantástica para encontrar as batidas de seu coração e descobre que dentro dela existe um circo mágico repleto de órgãos excêntricos. A apresentação teatral contará com a participação especial da atriz Andreza de Nóbrega.

A entrada é totalmente gratuita, sendo apresentada também com áudio-descrição e tradução em libras para atender crianças com deficiência visual e auditiva.

Em 2012, MPT em Pernambuco resgatou 33 vítimas de trabalho escravo‏


Para marcar o dia nacional de combate ao trabalho escravo (28 de janeiro), o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco divulga balanço dos resgates feitos pelo órgão em 2012. Ao todo, 33 trabalhadores foram encontrados em situação degradante, sendo 21 deles em engenho na mata sul do estado, seis em obra da construção civil no Recife e outros seis em pedreira na zona rural de Petrolina.

Na avaliação da procuradora do Trabalho, coordenadora do Núcleo de Erradicação do Trabalho Escravo e Regularização do Trabalho Rural do MPT no estado, Débora Tito, o número, aparentemente pequeno, pode ser considerado elevado. “Ter 33 resgatados em um ano significa, basicamente, que a cada 11 dias encontramos um trabalhador em condições subumanas, o que é extremamente grave”, disse.

Este dado de 33 trabalhadores resgatados não inclui outras fiscalizações feitas pelo órgão, em que foi verificado o trabalho degradante. De acordo com Débora, é possível que haja a situação de violação, sem que seja preciso recorrer ao instrumento do resgate. No fim do ano passado, por exemplo, o MPT flagrou trabalho análogo ao de escravo em posto de gasolina no Recife. Neste caso, inclusive, os trabalhadores eram aliciados na cidade de Timbaúba, a 98 quilômetros da capital. Lá, 15 pessoas eram submetidas a condições degradantes.

Também não está incluída a investigação do MPT, em parceria com o Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que investigou suposto esquema de tráfico humano para o Bahrein, no Oriente Médio. A fraude foi descoberta quando um grupo de 58 recifenses já estava com viagem marcada, onde seriam contratados para trabalhar como cabeleireiros, eletricistas, encanadores e ajudantes de serviços gerais. De acordo com a Débora, um dos principais indícios do tráfico humano para fins de trabalho escravo seriam, além dos valores da viagem, os cargos oferecidos. "Geralmente as empresas que contratam trabalhadores de outros países buscam engenheiros da construção civil, não cabeleireiros ou auxiliares de limpeza."

Os dados, na visão do MPT, evidenciam um novo perfil da escravidão moderna: a precarização das relações de trabalho em novas atividades, como no caso da construção civil, trazendo para as cidades um questão que era inicialmente do campo. Em obras do setor, é possível flagrar fraudes baseadas na 'quarteirização', 'quinteirização', por exemplo. Há ainda a cada vez mais forte conjugação entre o tráfico de pessoas e o trabalho escravo.

Na opinião de Débora, a vunerabilidade ligada ao estado de pobreza ainda é o maior condicionante para que o trabalho em condições análogas a de escravo ocorra. "A prova disso, é que já restagamos um mesmo trabalhador mais de uma vez. Ele já sabe que aquele trabalho não é bom, mas, por necessidade, aceita e é explorado", disse. 

PEC  O Plenário da Câmara aprovou em maio de 2012, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 438/01, do Senado, que permite a expropriação de imóveis rurais e urbanos onde a fiscalização encontrar exploração de trabalho escravo. Esses imóveis serão destinados à reforma agrária ou a programas de habitação popular. A proposta é oriunda do Senado e, como foi modificada na Câmara, volta para exame dos senadores. A discussão de uma lei futura que defina o que é condição análoga à de escravo e os trâmites legais da expropriação foi a base do acordo que viabilizou a votação da proposta. No acordo, está prevista a mudança da PEC durante a tramitação no Senado, para que ela faça uma menção explícita à necessidade de regulamentação futura. Caso seja alterada no Senado, a proposta precisará ser votada novamente pela Câmara.  

BOLSA FAMÍLIA: Mais 300 famílias são beneficiadas. Você conhece alguém que precise???



Em pouco menos de um mês, o Governo Municipal de Garanhuns cadastrou cerca de 300 famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza, com o benefício do Programa Bolsa família, realizado por meio da Secretaria de Assistência Social. Durante o cadastramento constatou-se que 20% dessas famílias são compostas por uma a três pessoas, 55% são compostas por quatro a seis pessoas, enquanto que 25% são formadas por sete a dez pessoas. São famílias com renda per capita de no máximo 70 a 140 reais.

Sendo assim o Governo Municipal tem buscado meios para atender e tentar reverter a real situação das famílias de extrema pobreza, incluindo-as nos programas estabelecidos pelo Governo Federal, e assim, amenizar a situação de vulnerabilidade social dessas pessoas. Com a iniciativa, elas são inclusas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), e passam a ser acompanhadas nas áreas da saúde, educação e assistência social.

A equipe do Cadastro Único e da Assistência Social vem se empenhando na busca por essas famílias carentes do Município, por meio da identificação in loco. “Essa é uma atividade de extrema importância, haja vista mais benefícios existentes, além do financeiro”, assegurou o Gestor do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, Luizinho Roldão. O gestor se refere aos programas e políticas sociais voltados à classe menos favorecida como o desconto de até 65% nas contas de luz; a aquisição da carteira do idoso para viagens interestaduais; isenção da taxa de concurso público federal, telefone social em casa, com cobrança de apenas 14 reais e 28 centavos; bem como a redução na alíquota do INSS, de 11 para 5% do salário mínimo, para a obtenção de todos os benefícios do referido Instituto; além de cursos de pedreiro, cabeleireiro, e costureiro. Para que essa camada da sociedade possa ter acesso a todos esses benefícios, a inclusão no Cadastro Único é imprescindível. 

Para assegurar o recebimento do benefício e garantir os direitos oferecidos pelo Programa, todas as famílias precisam cumprir algumas exigências como: vacinar os filhos de até 7 anos de idade; acompanhar o crescimento infantil; fazer a vigilância nutricional deles - entre o peso e a altura; bem como a vigilância do pré-natal para as mulheres; e assegurar a permanência de jovens e crianças na escola.

A sociedade também pode ajudar a identificar famílias que necessitam dos trabalhos de Assistência Social e informar por meio do telefone 3762-7080.

ENCONTRO COM ARMANDO MONTEIRO: Alcindo quer acelerar início da obra de pavimentação da estrada de São Pedro



O vereador Alcindo, que esteve presente no encontro da prefeitura que recebeu o senador Armando Monteiro e alguns deputados federais, além de ter assinado o ofício com várias reivindicações junto aos demais vereadores anunciados como da base aliada, aproveitou o encontro para aprofundar outros pedidos, e o mais importante deles foi o início da obra de pavimentação da estrada que liga o Distrito de São Pedro à BR-423, o que transformará a vida das pessoas da importante comunidade.

A estrada tem pouco mais de seis quilômetros e foi anunciada no ano passado como uma conquista do então deputado Izaías Régis, porém ainda não começaram as obras, o que tem causado expectativa na população.

Alcindo registra que neste momento é o investimento mais importante para São Pedro, pois beneficia a todos, desde aqueles que precisam da estrada para escoamento de produção, quanto estudantes que fazem o trajeto diariamente, ainda as pessoas doentes que precisam de atendimento em Garanhuns, entre outros. 

"São apenas 6km, que vão transformar a realidade" - Afirma o vereador nascido e criado em São Pedro, que conclui -"É uma obra urgente de integração municipal, que reforça a economia e melhora a vida das pessoas. Do jeito que está, há prejuízo para todos. No sol é a poeira, na chuva a lama, o que dificulta viver em São Pedro, mas esta realidade vai mudar, vamos buscar os meios de acelerar esta importante obra para Garanhuns, e por isto estamos contactando o senador e os deputados, além da prefeitura e o governo do estado para que as obras sejam iniciadas o quanto antes".

Prefeitura divulga tabela de pagamentos de servidores para o mês de janeiro



O Governo Municipal por meio da Secretaria de Administração inicia hoje o pagamento da folha salarial. Nesta segunda-feira (28) recebem o pagamento os aposentados e pensionistas. Amanhã (29) é a vez dos servidores da Secretaria de Educação. Na quarta-feira (30) recebem o pagamento os servidores das demais secretarias, com exceção da Secretaria de Saúde, cujo pagamento dos servidores será feito na quinta-feira (31).

Em breve será divulgado o calendário de pagamento para o ano inteiro, tantos dos servidores ativos, bem como dos aposentados e pensionistas.

Nesta segunda tem Henrique Annes em Garanhuns

Nesta segunda-feira, 28 de janeiro, a Unidade do SESC Garanhuns estará recebendo o Mestre Violonista "Henrique Annes", em comemoração aos seus 50 anos de carreira, realizando turnê pelo Estado, em parceria com a APACEPE e o SESC. A realização é da FUNDARPE / FUNCULTURA, Governo de Pernambuco. A Entrada é franca e a classificação livre.

Confira as informações nos folhetos eletrônicos que seguem em anexo. Assim, gostaríamos de poder contar com sua presença e divulgação.

SERVIÇO
Concerto com Henrique Annes e convidados ( George Rocha e Beto do bandolin)
Dia: 28 de janeiro de 2013
Horário: 20h
Local: Salão de Eventos Jaime Pincho
SESC Garanhuns
Classificação: Livre
Entrada: Franca

GARANHUNS: Comerciantes do Pop Shop fazem recadastramento




O Governo Municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico inicia nesta segunda-feira (28) o recadastramento dos comerciantes com boxes no Pop Shop.

O recadastramento será realizado na própria Secretaria de Desenvolvimento Econômico que funciona na Rua Treze de Maio (no prédio do antigo fórum, onde antes ficavam localizados os cartórios eleitorais).

Para evitar tumulto, as equipes da Secretaria realizaram um pré-recadastramento no Pop Shop. Neste momento, que foi iniciado ainda no começo de janeiro, as equipes visitaram cada boxe, fizeram um banco de dados e marcaram a ida de cada comerciante à Secretaria para o período de cadastramento. “Com esse trabalho realizado previamente, nossas equipes esclareceram in loco aos comerciantes como será todo esse procedimento. Dessa forma, eles vão à secretaria no dia agendado, sem filas nem tumultos e principalmente sem desinformação”, explicou Geandré Nogueira, secretário de desenvolvimento econômico.

A cada dia serão recadastrados 10 comerciantes. Atualmente a estrutura do Pop Shop é composta por 125 boxes.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.