quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

INSS não tem expediente em Garanhuns na segunda-feira, 04

Comunicamos que em virtude do feriado municipal de Emancipação Política do Município de Garanhuns, conforme Lei Municipal 3699/09, não haverá expediente na Gerência-Executiva do INSS em Garanhuns nesta segunda-feira, 4. A Agência da Previdência Social Garanhuns também estará fechada. As unidades retomam as atividades na terça-feira, 5.

Fernanda Beatriz
Comunicação Social
Instituto Nacional do Seguro Social Garanhuns

Comércio de Garanhuns abre na segunda-feira, dia 04

foto: Betinho Cândido

Um acordo entre os sindicatos dos comerciários e do comércio varejista está permitindo que muitas lojas tenham a autorização para funcionar na segunda-feira, 4 de fevereiro, feriado municipal devido o aniversário da cidade.

A questão deste feriado vem sendo discutida desde sua instituição, pois segundo os comerciantes, além de estar em uma data inconveniente (logo após as férias de janeiro e antes do carnaval), ainda extrapola o limite de feriados municipais, com cinco datas, onde o correto seriam apenas quatro dias. 

Com isto, uma alternativa da CDL foi buscar meios que autorizassem este funcionamento na segunda-feira, como foi o caso deste acordo. Porém, para isto, as casas comerciais precisam assinar o termo pedindo esta autorização junto aos sindicatos.

"Grandes lojas do centro da cidade já confirmaram que estarão com as portas abertas, e precisamos informar a toda região que o comércio de Garanhuns, e suas principais lojas funcionarão normalmente" - afirma Fernando Couto, presidente da CDL.

O feriado do dia 4 de fevereiro precisa de uma resolução definitiva, quem sabe, a exemplo da Data Magna de Pernambuco, poderia se transformar apenas em ponto facultativo municipal.

Depois a gente volta a falar desta data do dia 10 de março.

Armando não vota em Renan Calheiros para a presidência do Senado - Confira entrevista do senador no Programa Frente a Frente




O senador Armando Monteiro (PTB-PE) embarcou nesta quinta-feira (31) para Brasília com a convicção de que o PMDB deve apresentar um nome alternativo ao do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) para concorrer à presidência do Senado, nas eleições que serão realizadas nesta sexta-feira (01).

Em entrevista ao programa Frente a Frente, com Magno Martins, Armando explicou que o Senado não pode arriscar-se a passar pelo constrangimento de ter o seu Presidente respondendo a uma Ação Penal no Supremo Tribunal Federal (STF). “Então eu estarei atuando para que a gente possa construir uma alternativa. Pode ser outro nome do PMDB, preservando o princípio da proporcionalidade. E pode, em último caso, ser um destes candidatos de protesto, porque entre o PMDB, Renan, e a instituição, fico com a instituição”, reforça Armando.

Leia abaixo a opinião do senador pernambucano sobre a eleição no Senado.

Vota em Renan?

Não. Eu estou primeiro certo de que alguma coisa vai acontecer. Porque os fatos que vêm acontecendo aí, sobretudo envolvendo aquele processo ainda antigo do Senador Renan, há fatos novos que são inquietantes e preocupantes. O Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, diz que as denúncias que estão sendo encaminhadas agora ao Supremo Tribunal Federal (STF) são consistentes, o que significa dizer que nós estamos diante da possibilidade de, daqui a seis meses, o STF abrir uma ação penal contra o futuro presidente do Senado.

Ora, eu pergunto, alguém pode colocar a própria instituição nesta situação de constrangimento? Então eu estou indo a Brasília para tentar convencer os companheiros do PMDB, já que a bancada do PMDB é majoritária, a apresentar ao conjunto, ao Senado, e sobretudo à base aliada do governo, um outro nome. Um nome que o PMDB possa oferecer e que não submeta amanhã a instituição a este vexame que é o de ter o presidente da Casa sob o risco de uma ação na esfera penal, de responsabilização. Então eu estarei atuando para que a gente possa construir uma alternativa. Pode ser outro nome do PMDB, preservando o princípio da proporcionalidade. E pode, em último caso, ser um destes candidatos de protesto, porque entre o PMDB, Renan, e a instituição, eu fico com a instituição.

As denúncias contra Renan nos jornais são graves?

Não se trata apenas do noticiário, porque às vezes há campanhas que são desencadeadas por setores da mídia e que nem sempre tem amparo efetivamente nos fatos. Mas eu estou me baseando em algo muito mais grave, que é uma declaração do Procurador Geral da República, de que as denúncias que estão sendo encaminhadas agora, oferecidas ao Supremo Tribunal Federal, são consistentes. Isto significa que na análise da Procuradoria Geral os fatos que estão apontando para a responsabilidade do senador Renan, naquele episódio das famosas notas que foram emitidas, que estas denúncias são fundadas, consistentes. Então como é que nós vamos ficar amanhã numa crise institucional, com o STF promovendo uma ação de responsabilidade contra o Presidente do Senado? Porque é que alguém pode ter o direito de colocar a instituição numa situação amanhã de constrangimento como esta? Eu pergunto: só o senador Renan, na bancada do PMDB, pode presidir o senado? Não tem mais nenhum outro companheiro do PMDB, que possa assumir esta responsabilidade? Portanto, eu quero estar empenhado, até o último minuto, para que a gente construa uma alternativa. Eu estou convencido de que este é o interesse maior da própria instituição.

Sobre as candidaturas de protesto e outros nomes do PMDB

Destes candidatos que estão encarnando uma posição nítida de protesto e de oposição, não há dúvida nenhuma de que o senador Pedro Taques (PDT-MT) é o que reúne melhores condições. Mas eu ainda estou defendendo a posição de que possa surgir um nome na própria bancada do PMDB, que é a bancada majoritária, respeitando o princípio da proporcionalidade. E eu lembro, por exemplo, nomes como o do ex-governador de Santa Catarina, o senador Luiz Henrique, que é um homem que tem efetivamente uma trajetória respeitável. Nós temos senadores como Waldemir Moka (PMDB-MS) e outros tantos que poderão se colocar como uma alternativa neste momento. O importante é que o PMDB não pode colocar o Senado da República numa situação amanhã de risco institucional. Não é possível admitir esta hipótese. Não há interesses político-partidários que possam sobrepor-se ao interesse da instituição. Nosso compromisso como senadores tem que ser primeiro com a instituição.

Pedro Simon seria outro nome ou é carta fora do baralho?

Eu não vou dizer que (Pedro Simon) seja carta fora do baralho. Mas eu estou me baseando em algo que o próprio senador Jarbas Vasconcelos colocou. Embora sabendo que há nomes no PMDB, que são muito respeitáveis, como o de Pedro Simon, como o do nosso companheiro aqui, Jarbas Vasconcelos, mas eles próprios entendem que deveria ser um nome que pudesse até contar com o apoio do próprio governo. Então neste sentido tem que ser um nome do PMDB que transite também pelo governo. Porque aí nós teríamos garantida a possibilidade de uma eleição com o majoritário apoio da base aliada.

Izaías recebe Secretaria Estadual da Mulher e confirma criação da pasta municipal


Na tarde de ontem (30), o prefeito Izaías Régis recebeu a visita de representantes da equipe da Secretaria Estadual da Mulher. O objetivo do encontro foi discutir melhorias nos serviços direcionados às mulheres garanhuenses e a importância da instalação de uma Secretaria no município, pasta que já foi anunciada pelo Governo Municipal e que deverá ser criada ainda este trimestre.

O grupo está na estrada desde a última segunda-feira e já passaram pelos municípios de Correntes, Iati, Palmeirina, São João e Terezinha. Segundo uma das representantes, Diana Ramos, o trabalho desenvolvido com empenho rende bons resultados. “Nós já percebemos uma grande diminuição nos índices de violência contra a mulher no Estado. A formação de um grupo local, que se dedique a todas as causas, trará ainda mais segurança ao público feminino. E nós já percebemos que o perfil da atual Gestão Municipal propiciará uma excelente parceria”, detalhou.

De acordo com dados da Secretaria da Mulher de Pernambuco, hoje, dos 184 municípios do território estadual, 127 já aderiram ao funcionamento de uma Coordenadoria ou Secretaria.

Para dar continuidade às ações de atenção e proteção às mulheres, o prefeito Izaías Régis também planeja a instalação da Clínica da Mulher para atender a demanda local. “A intenção de nossa gestão é criar uma ampla rede de atendimento à mulher”, pontuou.

Fonte: Facebook da Prefeitura de Garanhuns
.
AGORA COMIGO:  Anunciada a criação da Secretaria da Mulher, esta estará sob a resposnabilidade da Dra. Eliane Simões. Em seu plano de governo, Izaías Régis prometeu criar a Secretaria em Garanhuns, e inclusive já havia indicado, entre os primeiros nomes, a competente gestora que deixou no final do ano passado a AESGA, depois de 16 anos à frente da instituição de ensino superior. 

Confira o cartaz oficial da Copa do Mundo no Brasil



Este é o pôster oficial da Copa do Mundo de 2014. A imagem mostra o mapa do Brasil formado no meio de dois jogadores disputando uma bola, que, por sua vez, são feitos com pequenas imagens de elementos característicos do país, como pessoas, animais e plantas.

A FIFA também anunciou os seis embaixadores da Copa no Brasil, representando os cinco títulos do Brasil em Copas do Mundo e o futebol feminino: Marta, Ronaldo (2002), Bebeto (1994), Carlos Alberto Torres (1970), Amarildo (1962) e Zagallo (1958).

fonte: SuperEsportes / Diário de Pernambuco

CORRENTES: Edimilson da Bahia em Brasília assina convênio




O prefeito do município das Correntes, Edimilson da Bahia, esteve em Brasilia assinando o Projeto Cidades Digitais.

Correntes foi contemplada com recurso federal e deve se transformar em uma cidade digital.

Dr. Elenílson Liberato deixa a V GERES e assume Coordenação de Estudo e Pesquisa do HRDM

Dr. Elenílson promoveu várias blitz educacionais para prevenção de acidentes de moto

Sob a presidência de Dr. Elenílson, o Comitê de Prevenção a Acidentes de Moto continua se reunindo regularmente

Várias instituições, públicas e privadas, aderiram aos Comitês e às ações educativas

A cada ação, centenas de motociclistas foram impactados com material publicitário

Capacitações constantes aos servidores da saúde regional

V GERES coordena a instalação do SAMU no Agreste Meridional


O Secretário de Saúde de Pernambuco, Dr. Antônio Figueira, aceitou o pedido do gestor da V GERES, Dr. Elenílson Liberato, que está deixando a direção da Gerência Regional de Saúde sediada em Garanhuns, e que conta com 21 municípios em sua área de abrangência. A decisão do médico já vinha sendo estudada há algum tempo, como ele mesmo relata, devido a necessidade de tempo para suas atividades profissionais e acreditar ter alcançado os objetivos estipulados. 

"Todo gestor tem que entender o tempo em que já conseguiu produzir, e se programar para outros desafios. No meu caso, gosto da medicina, e depois desta experiência administrativa, de aprendizado, creio que é o momento de seguir adiante" - afirmou Dr. Liberato.

De sua passagem pela V GERES muitas ações poderão ser mencionadas, como as instalações de dois Comitês. Um deles, de Prevenção aos Acidentes de Moto, tem sido reconhecido como um dos motivos para a queda nos altos índices na região. O outro foi instituído no final do ano passado, cuida do Combate à Dengue. Os vários departamentos da V GERES também mostraram melhoria nas estatísticas estaduais.

Dr. Elenílson aproveitou a presença de membros da imprensa em breve entrevista na sede da V GERES para agradecer a todas as pessoas e instituições que compreenderam a necessidade de unir esforços para melhorar a saúde pública regionalmente. "Quero agradecer também a todos que estiveram conosco nesta jornada, principalmente aos servidores da saúde, e em especial ao corpo funcional da V GERES". - Agradeceu o gestor.

SAMU - Dentre outras ações, destaque para a instalação do SAMU no Agreste Meridional. Em março, provavelmente, dez municípios estarão instalando o serviço com as Unidades de Suporte Básico. Dois municípios, sendo um deles Garanhuns, terão uma Unidade Avançada, com ambulância com serviços de UTI.

Quanto ao novo gestor da V GERES, a Secretaria de Saúde de Pernambuco não definiu. Deverá anunciar um gerente interino, podendo até iniciar um novo processo seletivo.

NOVA MISSÃO:

À convite do Secretário de Saúde, Dr. Elenílson não deixa de ter uma atividade gerencial, assumirá a Coordenação do Centro de Estudo e Pesquisa do Hospital Regional Dom Moura, que será estruturado para cumprir as obrigações de formação profissional para médicos e estudantes de medicina.

"O Hospital Regional Dom Moura será um Hospital-Escola, e precisa se estruturar durante este ano para oferecer as condições exigidas para receber médicos e e estudantes de todo o país que queiram realizar aqui suas residências médicas. Vamos criar as rotinas de estudos e pesquisas, além de prover a infraestrutura necessária aos preceptores. A princípio com clínica médica, mas com planos de oferecermos também a residência em pediatria, obstetrícia e cirurgia. Por tudo isto, é um desafio mais próximo da minha área de atuação, a própria medicina, e não tive como recusar o pedido do Dr. Figueira. Vamos trabalhar juntos à direção do Hospital Dom Moura, oferecendo o que o polo de saúde regional precisa neste momento, atendendo a Secretaria de Saúde do estado e os investimentos feitos pelo Governo de Pernambuco na área de saúde no interior do estado" - finalizou Dr. Elenílson Liberato.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.