segunda-feira, 11 de março de 2013

UFRPE/UAG: Garanhuns terá curso de Mestrado em Ensino de Física



É com grande alegria que informamos que Garanhuns terá um polo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Em todo o país foram apenas 22 selecionados dos mais de setenta polos inscritos, o polo Garanhuns do MNPEF é coordenado pela UAG/UFRPE e conta com docentes tanto da UFRPE quanto da UPE. 

Esse curso de mestrado, além de contribuir para que Garanhuns se firme cada vez mais em uma posição de destaque no cenário científico nacional, será mais uma ferramenta para auxiliar os professores de ciência, física e matemática, a avançarem adentro de uma cultura científica e fomentarem sua carreira acadêmica sem se afastar de suas atividades cotidianas. 

Um mestrado profissional tem a mesma validade de um mestrado acadêmico, a diferença é que o foco é a prática docente e não o estudo de teorias de ensino/aprendizagem. Para os interessados, as aulas devem iniciar no segundo semestre desse ano, estamos disponibilizando informações no blog do polo local :

Cabe lembrar que dentre os grandes problemas da educação no Brasil, o ensino de ciências e de física é com certeza um dos mais graves. É comum observar as dificuldades que os jovens têm em aprender e compreender os assuntos ministrados nas disciplinas de física. Além de criar bloqueios, essas dificuldades acabam por se refletir em limitações profissionais no uso de fórmulas e cálculos que envolvem máquinas e tecnologias. 

Se por um lado, individualmente essas limitações acabam por resultar em baixos salários, coletivamente se refletem na baixa competitividade da economia brasileira, o que novamente acaba por resultar numa diminuição do salário da população. Alguns trabalhos já vêm demonstrando que o Brasil perde competitividade internacional por não conseguir desenvolver uma boa base em ciências como física.

Além dessa questão prática, a deficiência com relação ao ensino de física gera dificuldades para que a população compreenda a visão científica da natureza, indo desde questões fundamentais sobre o nosso lugar no universo até questões práticas como o aquecimento global. 


Prof. Dr. Alberto E. P. de Araujo
Tutor do PET CRIATIVAÇÃO
Coordenador local do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo Garanhuns
Laboratório de Computação Científica Aplicada
Unidade Acadêmica de Garanhuns
Universidade Federal Rural de Pernambuco

SAIBA COMO FOI: Ronaldo Cesar e a Tropicana nas rádios do Recife


Estamos retornando para Garanhuns depois de uma segunda-feira intensa de contatos profissionais na capital pernambucana. Enquanto finalizamos nosso projeto para apresentar ao Funcultura, aproveitamos  para fechar novas parcerias e trabalhar novas ideias para a Tropicana. Com relação ao trabalho com comunicação também contamos bons contatos, mas sobre isto falamos depois.

Estivemos juntos com a Gandaia Produções, novo parceiro da banda para a região metropolitana, visitando vários produtores, empresários e nas rádios Universitária FM, com o maravilhoso Ivan Ferraz (que deu um show de conhecimento de Garanhuns, perguntando por quase todo mundo, contando histórias, inclusive do rádio. Falou de Gonzaga, Gláucio, Solon Gomes, Reginaldo do Acordeon, Monsenhor Adelmar, entre outras grandes personalidades) e seu programa Forró, Verso e Viola. Foi uma hora de entrevista, tocando várias das músicas do nosso CD/DVD. Um momento muito importante poder participar do programa de um mestre. Ivan Ferraz fez várias referências a Dominguinhos.

Depois, ainda fomos bater um papo na FOLHA FM com a diva Nádia Maia, uma amiga talentosa dos palcos, que trouxe para o rádio a sua simpatia, ao lado da comadre Patrícia!!! Arretado. Brincam, conversam e tocam o melhor da música nordestina, e nossos compositores maravilhosos. Ouvi Xico Bizerra, Flávio Leandro, Aracílio Araújo e Maciel Melo, além de contar histórias de nossa banda. Foi muuuuito bom, e dos contatos, voltamos com novidades que depois contaremos a vocês. Ah! Recebemos o convite para voltar às emissoras e ainda também a Planalto FM. Estaremos também programando a Rádio Jornal.

A exemplo de Ivan, Nádia também contou histórias sobre Dominguinhos e demonstrou enorme carinho por nosso conterrâneo.

Depois em momentos assim, só temos a agradecer e torcer que os projetos dêem certo. Com a força da amizade, parece que vamos em frente. É muita gente torcendo por nós!!

NESTA QUARTA, NA CODEAM: Secretário de Agricultura de Pernambuco debate os efeitos da seca na bacia leiteira da região


A CODEAM, está reforçando o convite do ITEP e do CEPLEITE – Comitê Estratégico da Pecuária Leiteira, para a reunião, nesta quarta-feira, dia 13, a partir das 09h, na sede da CODEAM, em Garanhuns, sobre a repercussão da longa estiagem e seus efeitos na bacia leiteira do nosso Estado, bem como, uma abordagem sobre as previsões pluviométricas para os próximos meses, com a presença confirmada do Secretário Estadual de Agricultura Dr. Ranilson Ramos, e demais autoridades.

Encontro dos Amigos em Recife une Izaías e Zé da Luz

Adilson Barros, Zé da Luz, Izaías Régis, Alcindo Melo e Gil PM

Para acabar de vez com polêmicas, os amigos de longas datas como Alcindo e Zé da Luz estiveram juntos no encontro dos Amigos de Garanhuns na capital pernambucana. E mais, a exemplo do ano passado, Zé da Luz e Izaías voltaram a se encontrar, posando juntos para várias fotos, mostrando que as diferenças devem ficar no campo da política..

Na foto tirada pelo professor Eugênio Sobrinho, mostra os vereadores companheiros de PRB, Alcindo e Gil PM, o professor Adilson Barros e Izaías com Zé da Luz, no clima de descontração do evento. 

Bloco o Coveiro de Garanhuns vir reportagem para a Rede Record



Esta informação é a prova que a irreverência e coisas inusitadas acabam ganhando mídia. O Lulinha entrou em contato com o blog para nos passar as informações, mas achei tudo explicadinho no blog do Jorna Sináculo, da querida Selma Mello. Segue então:


Integrantes do Bloco de carnaval o "O Coveiro da Boa Vista" estão gravando uma matéria especial para a Rede Record, e a jornalista Milena Ceribeli fará algumas entrevistas, como o músico Lulinha Trumpet, um dos organizadores da folia. Às 19h devem haver novas gravações na Praça da Boa Vista. O cortejo, ou féretro, saírá do Bar de Evaristo do Galeto, na Rua São Miguel e segue até o Cemitério São Miguel, onde será realizada a cerimônia do coveiro, da noiva e dos mortos. Essa caracterização é feita por "Bonecos de Garanhuns" que tem cerca de 4 metros de altura.

O Bloco "O Coveiro" tem dois anos mas já se torno uma grande atração pelo numero de integrantes e pela curiosidade que ostenta. São 55 músicos na orquestra e aproximadamente 100 pessoas que se fantasiam de bruxos, fantasmas, monstros e similares.

A orquestra toca marchinhas de carnaval e frevo até o cemitério e de lá volta tocando músicas solene.

A entrevista será exibida ainda esta semana em curiosidades de Brasil.

"Convocamos a população para que venham participar deste momento que é tão importante para nossa cidade e região" comenta Lulinha do trumpet, maestro e um dos proprietários do bloco.

RONALDO CESAR E A TROPICANA PARTICIPAM DE PROGRAMAS DE RÁDIO NA CAPITAL PERNAMBUCANA


O Frevo da Copa, lançado pela Tropicana antes do carnaval está tocando em várias rádios de Pernambuco, e o DVD gravado no Festival de Inverno tem conquistado os fãs do forró. Com base neste trabalho, fomos convidados pela Gandaia Produções que produz artistas na capital, dentre eles nomes como Nádia Maia, para participar nesta segunda-feira dos programas "Forró e Ai", na Rádio Folha FM às 17h. Um pouco antes, estaremos na Rádio Universitária no programa "Forró, Verso e Viola", de Ivan Ferraz, um mito da Música Pernambucana!

BUSQUEM AS EMISSORAS NA INTERNET E ESCUTEM AS ENTREVISTAS.

Levarei Garanhuns e nosso Agreste à mídia da capital, com muito carinho! Torçam pela Tropicana!!! Aliás, está chegando aí a temporada 2013, com muitas novidades!!

Aguardem!!

Kitty conta tudo do Encontro dos Amigos de Garanhuns no Recife


Não pudemos ir a Recife no último sábado, devido às aulas da pós-graduação na AESGA, mas a jornalista Kitty Lopes esteve presente e fez várias observações interessantes que viraram um post em seu blog. A questão do local inadequado já havíamos apontado desde o ano passado, muito quente e com atendimento insuficiente para a quantidade de pessoas presentes, que aliás foi menor este ano. A animação foi a de sempre. Talvez esteja na hora de pensar grande este evento organizado pela Diretora de Cultura, Cirlene Leite. Trago um texto do blog de Kitty, e quem quiser conferir tudo que aconteceu, é só ir à página da nossa miga, que dá várias sugestões para a organização do grande encontro.


O VI Encontro dos Amigos de Garanhuns atingiu seu objetivo que é reunir pessoas que nasceram, viveram ou vivem em Garanhuns, mesmo nessa edição recebendo um numero menor de participantes o Encontro não perdeu seu brilho. A festa começou com a boa musica e ótimo repertorio de Gilson Alexandre e depois os integrantes da Banda Manoel Rabelo entraram em cena, a animação foi total quando os músicos começaram a tocar frevo de bloco e finalizaram com frevo de rua.

Rádio Escola promove debate com estudantes de Garanhuns


No dia 5 de março teve início o projeto “RÁDIO NA ESCOLA” da FM 7 Colinas, na Escola Municipal Pe Dehon no bairro da Boa Vista, com o tema A Escola e a Comunidade, e contou como convidados o Psicanalista e Psicopedagogo CLINAMUTE AMARAL, a conselheira suplente ELIANE SILVA, a Coordenadora da EJA, professora LUÍZA BEZERRA, a supervisora da EJA, MARIA SOCORRO VILELA DE VASCONCELOS, que esteve representando a Secretária de Educação do Município, a professora JANECÉLIA MARINS, e a vice-presidente da Associação SABINO INÁCIO Cristiana. 

A Escola Padre Dehon tem como Gestora a professora ROSA MARIA, que durante muito tempo foi radialista da DIFUSORA DE GARANHUNS, sendo ela a primeira locutora de rádio do NorteNordeste.  Ela apresentava o programa POSTAL SONORO, além destes convidados, o Rádio na Escola ainda contou com a presença do cantor EVARISTO VEGAS e a participação especial do cantor e compositor ALEXANDRE REVOREDO. 

O assunto foi bastante discutido e teve a participação dos alunos da Educação de Jovens e Alunos. O projeto está com uma nova estrutura e fazendo o que realmente o rádio se destina: educar, entreter e informar. 

O próximo encontro será terça feira na escola JOÃO PESSOA e a exibição será na quarta-feira pela rádio FM 7 colinas a partir das 20h com o comando do radialista Fernandinho DJ. 

 É O RÁDIO A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO. SINTONIZEM!!

SAMU vai funcionar no anexo do antigo Hospital Municipal Santa Terezinha


SAMU Garanhuns

O Secretário de Saúde de Garanhuns, Harley Davidson, já confirmou que o SAMU terá sua base em Garanhuns no prédio anexo do antigo Hospital Municipal Santa Terezinha, pela entrada do lado direito do prédio. Duas ambulâncias, sendo uma básica e outra com equipamentos de UTI já foram entregues pelo estado ao município.

O prédio da antiga Casa de Saúde deve virar a Unidade de Saúde da Mulher, com atendimento especializado no tratamento de males que atinjam a população feminina de Garanhuns. 

A previsão era que o SAMU funcionasse já em março, mas deve demorar mais um pouco. Uma nota da prefeitura do final de março fala de um prazo do Ministério da Saúde de 90 dias, portanto seria em maio. O prefeito Izaías disse que pretende iniciar o serviço antes desse prazo.

As equipes estão sendo contratadas para entrar em capacitação.

fotos: Heronildes Silvestre

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.