terça-feira, 2 de abril de 2013

VIVA DOMINGUINHOS: Caminhada faz homenagem ao músico em Garanhuns


O Grupo de Amigos Caminhantes do Parque Euclides Dourado está convidando a todos para juntos compartilharem de um momento de oração pelo restabelecimento da saúde de Dominguinhos, que se encontra internado em São Paulo.

No próximo domingo, às 6h da manhã, os caminhantes sairão do parque e passarão pela Av. Rui Barbosa até o Relógio das Flores. No roteiro, uma parada de frente ao Hotel Tavares Correia, relembrando quando o Mestre tocava e onde foi visto pelo Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

A caminhada contará com sanfoneiros, e os grandes sucessos de Dominguinhos farão a trilha sonora do passeio.

"A intenção é mostrar a importância do músico para todos nós, seus conterrâneos" - afirmou Walter do Feijão, um dos organizadores da caminhada.

Este blogueiro apoia e participa da iniciativa, que ficou sendo chamada de Viva Dominguinhos!!

Todos podem participar!!

ENTULHOS, MATERIAL DE CONSTRUÇÃO E METRALHAS: Perigo nas ruas além das caçambas

Bom dia Ronaldo

após a triste notícia da morte do Roberto Só, gostaria de denunciar que além das caçambas com metralhas que estão espalhadas pela cidade, ainda encontramos ruas com obstáculos perigosos como o que está ocorrendo na Avenida Simoa Gomes, onde há uma construção em um terreno de esquina e o material está ocupando metade da rua no sentido de quem desce na mesma. Eu mesma por mais de duas vezes, escapei de bater com o carro nesse obstáculo. 

Nunca imaginei que fosse permitido se obstruir uma via pública com o material de construção de uma propriedade particular. Acho que providências deveriam ser tomadas emergencialmente antes que ocorram mais acidentes como o que vitimou o tão querido Roberto. 

Um abraço.

Patrícia

Ótica São Geraldo agora faz parte da Rede de Óticas Carol


Recebemos o convite para prestigiar a conversão da Ótica São Geraldo em Ótica Carol, nesta terça, 02na Av. Santo Antônio, 238, centro de Garanhuns. O evento se estende até às 19h.

Tradicional estabelecimento comercial de Garanhuns, a Ótica São Geraldo investiu para trazer a bandeira da  Ótica Carol para a cidade, sendo ela uma das redes que mais crescem no país.

Segundo os empresários, a mudança vai além do nome, pois a rede de Óticas Carol oferecem as melhroes marcas, preços e promoções, contando com moderno laboratório digital considerado um dos melhores da América Latina.

Tá aí, repassado o convite a todos os amigos de Seu Geraldo e família.

Jorge Côrte Real viabiliza junto ao Governo do Estado ações de combate à seca em Palmeirina


Para amenizar os problemas enfrentados pelos moradores do Agreste com a forte seca que se abate na região, políticos tem somados esforços para levar soluções para os municípios. A exemplo de Palmeirina, no Agreste Meridional. O deputado federal Jorge Côrte Real (PTB) intermediou uma reunião entre o prefeito da cidade Renato Sarmento (PMDB) e o secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Ranilson Ramos, para levar novas ações de combate à seca ao município.

Durante a reunião, que aconteceu ontem (01), na sede da secretaria, no bairro do Cordeiro, o secretário Ranilson Ramos garantiu de imediato algumas ações paliativas, como: a assinatura de comodato da retroescavadeira; autorização de três carros- pipas e ração para o gado. Outras solicitações do prefeito serão atendidas a médio e longo prazo, é o caso da construção de cisternas, barragens, poços artesianos e a 
liberação de hora-máquina para trabalhos mecânicos que serão realizadas via convênio.

Ranilson Ramos lembra que o Governo do Estado está desenvolvendo dois eixos de ações de atendimento à população para 1,3 milhão pessoas de 122 municípios do Agreste (66) e Sertão (56) em estado de emergência em Pernambuco. “Estamos atendendo esta população com 1.500 carros-pipas numa parceria com o Governo Federal. Temos também programas de transferência de renda e estamos desenvolvendo ações de distribuição do milho e cana-de-açúcar para atender os pequenos criadores”, lembra.

Para o prefeito Renato Sarmento, a viabilização do parlamentar Jorge Côrte Real foi fundamental para as ações se tornarem realidade o quanto antes. “A nossa cidade está sofrendo com a seca e é necessário fazer 
algo para ajudar o povo”, frisou. Côrte Real avaliou a reunião como positiva. “Vamos juntos trabalhar para minimizar os efeitos da seca atendendo a pequenos pleitos que, de certa maneira, vão amenizar o sofrimento da população e melhorar a qualidade de vida dos moradores da região”, finaliza.

SECA: Quase 70 toneladas de cana para os produtores de Garanhuns

Duzentos e trinta e cinco produtores rurais de Garanhuns foram cadastrados para receber a cana-de-açúcar disponibilizada por meio de uma parceria com o Governo de Pernambuco. O município receberá, por semana, 69 toneladas da cana. Um rebanho de 3.948 animais será beneficiado com o alimento, que servirá para minimizar as consequências causadas pela estiagem na região.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Rômulo Almeida, o cadastramento se deu de forma rápida e tranquila. “Isso foi possível por que fizemos um planejamento antecedendo a ação. Além disso, a equipe contava com 15 pessoas, entre técnicos da secretaria, do Instituto Agronômico de Pernambuco, o IPA, e membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, cadastrando os produtores”, detalhou.

A distribuição atinge todas as áreas do município de maneira igualitária. Na próxima sexta-feira (5), começa a retirada do bagaço. Os agricultores deverão ir até o Parque de Exposições, localizado no bairro Mundaú, onde poderão sair em direção às propriedades com o produto.

Para saber o dia exato da entrega, o extensionista rural do IPA, Pedro Balensifer, pede que os produtores fiquem atentos às datas dos canhotos entregues no ato do cadastramento. “Cada pessoa tem a data de receber o benefício. Fizemos o esquema para evitar tumultos e realizar o serviço de maneira correta”, lembra.

Moradora do Sítio Capoeiras, Sione Maria Ferreira define o programa com uma importância inquestionável. “Hoje, a cana é um dos poucos alimentos disponíveis para o gado. Com ela, nós, agricultores, não cortamos árvores como cajueiro, mangueira, jaqueira e pitombeira para dar para o rebanho, como estava acontecendo antes”, afirma.

SECOM GARANHUNS

Fecham-se as cortinas. Apagam-se as luzes. Silêncio. Garanhuns perde Roberto Só




Vítima de um acidente na Av. Sátiro Ivo, quando se chocou com sua motocicleta em uma caçamba de metralha, Roberto Só, produtor cultural e responsável pela estrutura de som e iluminação do Centro Cultural, faleceu no Recife, onde estava internado com traumatismo craniano. 

A notícia de seu falecimento foi dada no facebook, pela Míriam Carvalho.

Roberto era a voz de Garanhuns numa luta inglória pela melhoria técnica daquele teatro. Entendia de tudo, estava sempre à disposição. Tinha uma visão crítica. Era servidor público pela paixão ao que fazia. 

Tinha a relação sempre em mãos das coisas que o Centro Cultural precisava. Ajudava a todos sem distinção, jovens artistas e gente já consagrada nos palcos. Tinha uma olhar técnico, uma palavra verdadeira. Era um representante da classe artística dentro da administração do teatro. Intervia, participava... 

Ele era o que ficava, quando todos passavam... Vai fazer uma falta danada!

Creio que todos que fazem cultura em Garanhuns têm boas histórias para contar. 

Como o Diorges...
Grande histórias, muitas alegrias... Para quem viveu no jubileu das artes ao Centro Cultural, sabe que Roberto Só fez parte de tudo naquela casa. E com ele aprendi como se chamavam aqueles "canhões de luz", por ele fui iluminado que dizia" você é a Estrela do Gaiamálgama e tem que aparecer, rapaz" (...) - Sinto muito, por estes mecanismos que a vida têm de tratar 'os nossos', mas ele será lembrado sempre: preparando o plano de Luz ouvindo Antônio Nóbrega, ainda cheirando à 'caninha' da note passada - Houveram outros, melhores, Fundarpe, amigos, mestres em Luz do mundo inteiro, porém, Roberto Só estava lá.

A foto, trouxemos do blog do Augusto Souto.

Ações contra a dengue no Dia Mundial de Combate à Doença e Cuidados com o Meio Ambiente

O segundo Índice de Infestação Predial, que identifica os focos do mosquito da dengue, deste ano, registrou, em Garanhuns, um número de 9,1%. Comparado ao primeiro de 2013, que ficou em 7,3%, houve um aumento de 1,7% de infestação no município. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 1,0%. Para controlar a situação, a Secretaria de Saúde já está trabalhando com ações planejadas nos bairros e realizará na próxima sexta-feira (5), o Dia Mundial de Combate a Dengue e Cuidados com o Meio Ambiente.

As ações de controle da dengue acontecerão no Espaço Cultural Luís Jardim e no Espaço Colunata, na Avenida Santo Antônio, das 8h às 12h. Haverá panfletagem com faixas nos semáforos do Centro, apresentação de bandas marciais escolas de Garanhuns, além de atendimentos médicos, envolvendo o cuidado com a dengue, além de outros temas como tabagismo, pressão arterial, glicose, nutrição e saúde bucal.

De acordo com o coordenador de Atenção Básica, Eliel Duarte, o reforço no acesso à informação, mapeamento dos locais e a criação de um núcleo especializado é o pontapé inicial, mas é necessária uma corrente de participação. “Estratégias foram traçadas. Nossos agentes de saúde trabalham diuturnamente para conscientizar a população. Pedimos a compreensão das pessoas para que permitam a entrada das equipes nas casas. Com isso, é possível evitar um surto da doença”, destacou.

Este ano, já foram notificados nove casos, sendo dois confirmados. O vírus den4 já está circulando no Estado desde 2011. Ainda segundo os dados coletados, 15% das residências visitadas estão fechadas e 95% dos criadouros de mosquitos são encontrados dentro das casas.

SECOM Garanhuns

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.