sexta-feira, 5 de abril de 2013

Governo do Estado promove Semana de Direitos Humanos e Cidadania em Garanhuns



No período de 8 a 12 de abril, a secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos do Estado, em parceria com o Governo Municipal, através da secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, promoverá a Semana de Direitos Humanos do Agreste Meridional. As atividades serão vivenciadas nas dependências do Seminário São José.

Na ocasião do evento, serão promovidos seminários, oficinas e encontros com todos os agentes com atuação na área de direitos humanos, em especial os que integram a gestão municipal. A ação tem como objetivo reforçar a capacitação desses sujeitos no enfretamento aos contextos que ocasionem violações aos direitos humanos, bem como possibilita o debate em torno do aprimoramento das estratégias dos serviços no atendimento a casos concretos.

Também serão promovidas ações de cidadania que contemplam a população com emissão de documentos, orientação jurídica e atendimento às vítimas de violência. A semana de Direitos Humanos contemplará 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado, voltada à atualização do plano Estadual dos Direitos Humanos.

Alcindo pede a COMPESA que barragens de Garanhuns voltem a abastecer o Distrito de São Pedro

Alcindo em recente encontro com Armando
No Estado a maioria dos açudes e barragens secaram e vários municípios decretaram situação de emergência. Os efeitos desta seca estão piores porque, no ano passado, também choveu abaixo da média. Já são mais de dois anos seguidos de escassez.

No distrito de São Pedro a situação não é diferente, a Barragem da Cajarana está com o nível muito baixo e a água sem tratamento adequado, a comunidade está sofrendo com a falta do precioso líquido.

Foi por esses motivos que o Vereador Alcindo Correia protocolou requerimento, solicitando ao Governo do Estado, través da COMPESA, que o Abastecimento de água do Distrito São Pedro, volte a ser feito por uma das barragens de Garanhuns.

Tigre é rebaixado em competição nacional

Do blog do Tiago Valença

O Tigre jogou ontem a sua última partida pela 40a edição da Taça Brasil de futsal, divisão especial, realizada em Erechim-RS e foi derrotado mais uma vez, desta vez pelo Maracanã-Ce por 5x1. Com o resultado, o Tigre está rebaixado para a divisão inferior e o estado de Pernambuco deixa de ter uma vaga na divisão especial em 2014. Além deste jogo do Tigre de hoje, tivemos mais 3 jogos e as semifinais estão definidas com clássico gaúcho em uma delas. Veja os resultados dos jogos de ontem e a rodada de hoje.

Jogos de hoje:

Carlos Barbosa-Rs 3 x 0 Minas-Mg
Maracanã-Ce 5 x 1 Tigre
Goiás-Go 3 x 4 América-Rn
Atlântico de Erechim-Rs 5 x 6 Krona Joinville-Sc

SEMIFINAIS:

Carlos Barbosa-Rs x Atlântico de Erechim-Rs
Krona Joinville-Sc x Minas-Mg

Dia Mundial da Saúde será comemorado em Garanhuns no próximo domingo

Para comemorar o Dia Mundial da Saúde, no próximo domingo (7), acontecerá em Garanhuns uma série de atendimentos para a população, a partir das 8h. As atividades serão realizadas gratuitamente, no Parque Euclides Dourado, até o meio-dia.

Serão oferecidos os serviços de atividades físicas, orientação nutricional, escovação supervisionada, aplicação de flúor, confecção do cartão do SUS, prevenção da dengue, além de brincadeiras e jogos.

Todas as atividades serão conduzidas por profissionais especializados em cada área, a exemplo de dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos e técnicos de enfermagem, dentre outros.

Atletas de Garanhuns participam de competição nacional


Começa nesta sexta-feira e vai até o domingo, 07, em ARACAJU, o CAMPEONATO BRASILEIRO DE JUDÔ REGIÃO II. As atletas garanhuenses Raquel Ingrid e Milena Brasil da ACT - Associação Carlos Tevano, representam Pernambuco.

Atletas jovens mas já com muita bagagem em competições nacionais e até internacionais, a expectativa é que possam mais uma vez conquistar vitórias. São reconhecidas na LNJ - Liga nacional de Judô, e agora enfrentarão esse novo desafio na CBJ - Confederação Brasileira de Judô.

Vamos torcer e mandar energias positivas para que nossas atletas subam ao pódio e comecem a escrever seus nomes também nesse novo cenário.

GARRA, FOCO É FÉ MENINAS GUERREIRAS!!!

Sandra Carvalho

Câmara de Garanhuns aprova aumento salarial do magistério municipal, reestruturação do IPSG e contas relativas a 2005 de Luís Carlos de Oliveira‏





A Câmara de Vereadores de Garanhuns aprovou em segunda votação a reestruturação do Instituto de Previdência do município, com as alterações feitas após a reunião com representantes da administração, sindicatos e dos próprios vereadores. Foram dez votos a favor e apenas dois contrários, dos vereadores Sivaldo Albino e Gersinho Filho.

Entretanto, outros dez vereadores acompanharam o parecer da Comissão de Legislação e aprovaram o projeto enviado pelo Executivo Municipal, com os ajustes decorridos da reunião com os representantes dos servidores. Audálio Filho não votou, pois como presidente, só se posicionaria caso houvesse empate, o que não foi o caso.

A outra questão de bastante interesse público da pauta foi a análise e votação das contas relativas ao exercício de 2005 do ex-prefeito Luís Carlos de Oliveira, que teve parecer pela rejeição do Tribunal de Contas do Estado. Dentre 13 pontos anotados pelo TCE, em 12 deles a defesa do ex-prefeito foi aceita pelo próprio tribunal, restando somente o debate sobre o percentual aplicado na educação, que teria sido de pouco mais de 21%, quando a lei cobra investimentos mínimos de 25%. O próprio Luís Carlos fez sua defesa oral, explicando que o TCE não aceitou despesas como o salário-educação, o que aumentaria o percentual para 24,5%, entre outras situações. Também alegou que o mesmo conselheiro em outro processo, de outro município, acatou defesa em situação parecida. Ainda apresentou dados de outros municípios com percentuais ainda menores que Garanhuns, e que, provavelmente por questões políticas, foram aprovadas.

Em debate, sem mais a presença do ex-prefeito, as questões foram levantadas, com críticas à sua gestão como um todo. Entretanto, defesas como a de Gersinho Filho, Sílvio Sabino e até de Sivaldo Albino, mostraram que o TCE estava sendo incorreto, aplicando a legislação com dois pesos e duas medidas. Sílvio Sabino registrou que o TCE apenas indica pela aprovação ou rejeição, mas é a Câmara Municipal quem faz a análise administrativa como fiscalizadora do executivo. Uma das mais aplaudidas no voto pela rejeição foi a vereadora Nelma Carvalho, que posicionando-se como educadora, afirmou não poder votar favorável a um governo que investe menos que o mínimo previsto na educação.

Após oito votos pela aprovação e quatro pela rejeição das contas, coube ao presidente da Casa Raimundo de Morais, Audálio Ramos Filho, decidir se daria o nono voto necessário para a aprovação, e depois de ampla explicação, quando lembrou que 2005 era o primeiro ano do mandato do prefeito, e que o parecer do TCE registrava que se tratava de uma sequência de anos em que se aplicavam percentuais aquém da exigência legal na educação em Garanhuns, afirmou que os índices melhoraram nos exercícios posteriores. Audálio votou pela aprovação.

O Projeto de Lei que reajusta a grade de vencimentos de Servidores do Grupo Ocupacional Magistério do Poder Executivo Municipal foi aprovado por unanimidade.

Vários requerimentos foram apresentados na sessão, que recebeu também representantes do Movimento Borboleta Azul, que mobilizou a sociedade garanhuense na última terça-feira, dia 02, pela passagem do Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Contou ainda com membros da ADVAMPE - Associação dos Deficientes Visuais do Agreste Meridional e representantes do poder legislativo do município de São João, inclusive seu presidente, Jamerson Guilherme, que falou da importância da parceria das instituições de representação popular municipais.

Foi grande a participação no plenário, com destaque a moradores do Distrito de São Pedro.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.