quarta-feira, 10 de abril de 2013

Governo Federal deve realizar evento para prefeitos pernambucanos no próximo semestre‏



Em caravana em Brasília, um grupo de prefeitos pernambucanos se reuniu com os ministros das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, das Relações Institucionais, Ideli Salvatti e da Cultura, Marta Suplicy. Desde ontem gestores municipais do Estado fazem uma agenda intensa de conversas com ministros, sempre acompanhados do senador Humberto Costa, atrás DE informações sobre projetos federais e o encaminhamento de obras já em curso.

Segundo Ideli Salvatti, no segundo semestre deste ano o Governo Federal deve promover evento em Pernambuco a fim de orientar os municípios sobre como encaminhar as demandas de investimentos e projetos para o Governo Federal. Na ocasião, equipes de várias pastas virão ao estado fazer o atendimento in loco de representantes dos executivos municipais. Eventos como este já foram feitos em vários outros estados brasileiros e tem como objetivo de estreitar as relações entre os entes federados.

“Ações como essas são importantes e todos os prefeitos pernambucanos serão chamados. O Governo Federal vem trabalhando muito por Pernambuco e por todos os Estados do Nordeste. Essa é uma iniciativa que já deu certo em outros estados e vai ser muito útil aos prefeitos pernambucanos”, afirmou Humberto. 

Aguinaldo Ribeiro, por sua vez, informou aos prefeitos sobre as ações da pasta e as possibilidades de parcerias com as prefeituras. "O ministério não é um executor, mas sim um parceiro das prefeituras", disse o ministro.

Marta Suplicy explicou aos gestores os principais programas disponíveis pelo Ministério da Cultura e falou sobre o Fundo Nacional de Cultura. Ao final do encontro, todos prefeitos aproveitaram para aderir ao Fundo. Segundo o prefeito de Surubim, Túlio Vieira, adesão é importante porque habilita o município a receber recursos para diversos projetos culturais como cinemas, bibliotecas, museus.

Amanhã, o grupo de prefeitos pernambucanos tem compromisso agendado no gabinete do Ministério da Educação, com o ministro Aloizio Mercadante. Na pauta, alternativas para os municípios incrementarem os investimentos em educação.

Ontem, os gestores municipais tiveram encontros com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho e com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Acompanham a comitiva os deputados estaduais Isabel Cristina, Manoel Santos e Odacy Amorim. Dos representantes de Pernambuco na Câmara Federal, estiveram presentes os deputados João Paulo, Pedro Eugênio e Fernando Ferro. A iniciativa de organização das audiências foi do senador Humberto Costa.

SENAI Garanhuns oferece oportunidades de trabalho


O SENAI Garanhuns está selecionando colaboradores para trabalho por tempo indeterminado na Unidade do Agreste. As vagas são para docente de Educação Básica da área de Eletrotécnica e agente de Mercado. As oportunidades são para contratação imediata e podem ser preenchidas por profissionais de nível técnico e superior, respectivamente.

Os interessados devem deixar o currículo, até a sexta-feira 12 de abril, na secretaria da Escola Técnica SENAI Garanhuns, localizada na Avenida Sátiro Ivo, número 1011, no bairro Magano. As etapas do processo e os critérios de avaliação estarão presentes na programação da seleção, que será fornecida ao candidato pré-selecionado, de acordo com os requisitos do cargo.

Além dos salários, o SENAI oferece aos colaboradores os benefícios de previdência privada, assistência médica, assistência odontológica, plano de desenvolvimento, ticket alimentação ou refeição, vale transporte e programa de incentivo à educação formal e à língua estrangeira dentro dos critérios estabelecidos pela Instituição.

Festa de São Pedro 2013 começa a ser montada com grande programação

Secretário de Governo, Wanderley, Vereador Paulo Leal, Prefeito Izaías Régis, Sub Prefeito de São Pedro, Artur Acioly, quando da entrega do projeto da Festa de São Pedro/2013


As festividades em comemoração ao Santo Padroeiro do Distrito de São Pedro deste ano serão realizadas com muitas novidades. Além do incremento na parte artístico-cultural que o Governo Municipal estará dando ao evento, por intermédio da Sub Prefeitura de São Pedro, a Festa de São Pedro contará com a promoção da Corrida de Pedestrianismo de São Pedro, contando com um percurso de 6 km, com largada no trevo de acesso na BR 232 e chegada na Praça Central daquele Distrito. 

Por duas vezes o sub Prefeito, Artur Acioli, se reuniu com a Diretora de Cultura, Cirlene Leite, para juntos delinear as ações da Prefeitura para o evento, principalmente, as contratações dos artistas e toda programação cultural. Junto aos representantes da igreja católica, Artur vem trabalhando para a definição da programação religiosa, que este ano terá uma maior suporte, inclusive com relação ao apoio à procissão motorizada. 

De acordo com o projeto entregue ao prefeito Izaías, no último dia 28 de fevereiro, a Festa de São Pedro desde ano terá na sua grade de programação: 

- Corrida de Pedestrianismo de São Pedro, com saída no trevo de acesso ao Distrito na BR 232 e chegada na praça Central do Distrito. 
- Celebração de Missas 
- Procissão Motorizada 
- Shows Artísticos com atrações locais, regionais e nacionais. 
- Apresentações de Quadrilhas Juninas 
- Bingo Beneficente 
- Torneio de Futebol 
Entre outras atividades. 

“Para nós que estamos a frente da Sub Prefeitura, é de suma importância esse apoio do Governo Municipal, tendo em vista que na grade da programação iremos contar com atividades religiosas, culturais, artísticas e esportivas, as quais demandarão de recursos financeiros que o prefeito Izaías informou que na medida do possível será garantido”, destaca Artur Acioly.

Vereadores do PRB realizam encontro para prestar contas dos cem dias de mandato


Os vereadores Alcindo Correia e Gil PM estão convidando amigos e correligionários para participar da primeira reunião de prestação de contas do PRB regional. O evento contará com a presença do integrantes do Diretório Estadual, como o presidente Carlos Geraldo e o Deputado Estadual Ossésio Silva. O PRB conta também com o Deputado Federal Vilalba, que está na foto ao lado dos vereadores e do prefeito Izaías Régis, que confirmou presença no encontro, que acontece às 19h30, no auditório do Garanhuns Palace Hotel.

AESGA inaugura estacionamento interno, com calçamento e iluminação


Uma data simbólica, é assim este dia 10 de abril. Tanto a administração municipal quanto da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns - AESGA, completam 100 dias. E mais, hoje é o Dia do Engenheiro, profissão da atual gestora da Instituição de Ensino Superior, e é justamente na melhoria física que haverá nesta noite, às 18h30, uma inauguração com comemoração.

Iniciado na gestão de Eliane Simões Vilar, futura Secretária da Mulher de Garanhuns, e encerrada agora com Giane Lira, o calçamento e iluminação do estacionamento da área interna da AESGA é uma realização há muito pedida por todos que utilizam a área para deslocamento dentro da unidade. No inverno era a buraqueira e a lama, no verão (que não termina mais) era a poeira.

Agora, totalmente calçada em pedras intertravadas, e iluminada oferecendo mais segurança na área do campi, a AESGA dá mais um passo na melhoria de sua adequação física, e por isto, convida a todos para este momento especial.

Recebemos o convite de Giane Lira, e estaremos presentes.

Manoel Barros e Maria Inês fazem a chapa de oposição na UPE


Pernambuco perde um deputado federal na próxima eleição

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (9), por cinco votos a dois, alterar a quantidade de deputados federais de 13 estados para as eleições de 2014. O novo cálculo foi feito com base dos dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, a divisão das 513 cadeiras da Câmara tem por base a população dos estados em 1998.

Pelos dados apresentados pelo TSE, os estados de Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul perderão uma cadeira. Paraíba e Piauí perderão dois deputados.

Ganharão mais uma cadeira Amazonas e Santa Catarina. Ceará e Minas Gerais passarão a ter mais dois deputados. O Pará foi o maior beneficiado - passará de 17 cadeiras para 21. O estado de São Paulo continuará com 70 cadeiras. Se algum estado considerar inconstitucional a nova divisão, pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal. (Portal G1 / Blog do Magno Martins)

AGORA É LEI: Tem que tocar frevo nas rádios do Recife. Seria interessante a mesma coisa com o forró em Pernambuco


Emissoras de rádio, na grande maioria, são concessões públicas, ou seja, a titularidade é do estado, repassada para a iniciativa privada. Isto as rádios comerciais. Dentre as obrigações estão a de valorização da cultura.

Mas na prática, nem sempre isto acontece. Muitas das emissoras por aí não têm dado muito espaço para a boa música, informações culturais, espaço para a arte, nem mesmo a agenda da cidade. Simples assim.

Infelizmente nem as educativas nem as comunitárias, também em maioria, também não têm tido esta preocupação nos últimos tempos. Não tocam música pernambucana. Muitas emissoras foram acabar nas mãos de religiosos que não abrem os microfones para as informações comunitárias, criando um espaço fechado de comunicação, longe dos objetivos iniciais da lei que criou estas emissoras, que era justamente democratizar a informação.

Uma rádio tem um poder de inserção cultural muito grande, mas a maioria prefere o caminho fácil da música de massa,  informações descartáveis e falta de compromisso com a cultura e tradição local. Dizem que vende mais, tornando-se mais popular. Por isto, o regionalismo fica distante do espaço dado por muitas rádios às músicas de fora, de grande visibilidade, quer sejam de outras regiões do país, quer sejam estrangeiras mesmo. Assim, perdemos muito da identidade de nossa gente, nossa história, nossos costumes, criando uma grande massa de manobra para o mundo do entretenimento, a grande indústria que detém os principais meios de comunicação do Brasil.

Até o forró, tão presente na vida de todos, já não toca mais no rádio. Está exilado no início das manhãs, com o sol nascendo, ou nos finais de tarde, com o sol se pondo. Na faixa nobre do rádio já não toca mais Flávio José, Jorge de Altinho, Petrúcio Amorim... Pensar em Luiz Gonzaga, Trio Nordestino e Jackson Pandeiro é quase impossível. 

O Recife está dando o exemplo. Na véspera de completar 100 dias de governo, o prefeito Geraldo Júlio (PSB), sancionou uma lei que obriga as emissoras de rádio da capital a tocarem frevo. Cada emissora terá que tocar pelo menos um frevo por dia, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h. Ou seja, no horário normal da emissora, e não em programas temáticos, como é comum quando se aproxima o carnaval. 

O projeto visa tornar o frevo em um ritmo habitual, e não apenas eventual, durante a festa de momo.

Alguém precisa ter coragem para tomar medidas como esta, pois somente esperar pelo bom senso dos que fazem as programações para tocar música pernambucana, não daria certo.

Foi mais ou menos como proibir axé em Olinda. Certíssimo. Uma questão de preservação da cultura local, se não vem a grande mídia e bota todo mundo balançando a mãozinha atrás de um trio elétrico, pagando milhões a artistas que só duram um carnaval.

Seria interessante que o estado fizesse a mesma coisa com o forró, aquele verdadeiro, inventado pelo Rei do Baião e que ainda hoje impulsiona a economia do Nordeste.

Ator de novela da Globo apresenta espetáculo no SESC


A Cia P’Atuá de Belo Horizonte – MG convida a todos para as apresentações do espetáculo São Franscisco de Assis à Foz, com o ator e diretor Glicério Rosário. Conhecido nacionalmente pela elogiada interpretação do personagem “Setembrino”, na novela Cordel Encantado, Glicério traz pela primeira vez à cidade de Garanhuns seu trabalho solo em teatro, nos dias 10 e 11 de Abril, quarta e quinta, às 20 horas, no SESC-Garanhuns. 

As apresentações em Garanhuns fazem parte da turnê do espetáculo por cinco cidades que integram o Vale do Rio São Francisco, com patrocínio do Programa de Cultura Banco do Nordeste / BNDES – Edição 2012. Considerando que a encenação integra Homem e Rio traçando o itinerário que vai de Assis, cidade originária do Homem São Francisco, até a Foz, local de deságue do Rio São Francisco; o projeto pretende fazer um percurso análogo, incluindo cidades integrantes da trajetória “nascente-foz” do rio. 

A montagem tem como fonte inspiradora o romance O pobre de Deus, de Nikos Kazantzakis, e O Irmão de Assis, de Inácio Larrañaga. O amor contagiante de um homem que busca a Deus; a força de um rio que busca o mar: uma fusão poética do santo e do rio. Melhor Espetáculo de 2009 (Sesc-Sated/MG) fala de Francisco de Assis, que abre mão de riquezas para servir aos pobres. Ao mesmo tempo, fala do rio São Francisco que atravessa o sertão para chegar à foz. Uma interpretação poética e visceral da vida do homem de Assis, ambientado e transfigurado no rio que integra o sudeste e o nordeste. Espetáculo ganhador também dos prêmios de Melhor Diretor e Melhor Ator. 

SERVIÇO 

SÃO FRANCISCO DE ASSIS A FOZ 

10* e 11 de Abril de 2013. 
Quarta e Quinta, às 20 horas. 
SESC-Garanhuns - Garanhuns (PE) 
Rua Manoel Clemente, 136 – Centro – Tel (87) 3761-2658 
Entrada Franca 
Gênero: Drama 
Indicação Etária: 14 anos 

*Haverá bate-papo com o público na quarta-feira. Os interessados poderão se inscrever para um encontro Prático-teórico com o ator na quinta-feira, dia 11 de abril, de 17 às 19 horas.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.