sexta-feira, 12 de abril de 2013

SINERGIA realiza curso em Garanhuns - SAIBA MAIS


A equipe da Sinergia está apta a desenvolver de forma totalmente personalizada estratégias metodológicas construídas a partir da necessidade de cada realidade apresentada, que facilitará a gestão na condução de programas, projetos, serviços e benefícios, bem como na oferta de treinamentos e capacitações na esfera social. Nossa equipe é multidisciplinar e conta com consultores conceituados no mercado e atuantes nos espaços públicos, privados e do terceiro setor. Todos com nível superior, com especializações em suas áreas, com mais de 10 anos de experiência no segmento. 

CORPO DE CONSULTORES

Flavia Pessôa
Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, pós-graduada em Gestão Pública, com ampla experiência profissional na área de Gestão da Assistência Social.

Lorena Ramos
Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE; pós-graduada em Direitos Sociais e Competências Profissionais pela Universidade de Brasília-UNB; acumula ampla experiência na área da Assistência Social com foco na gestão, monitoramento e avaliação dessa política pública; atuando junto ao Governo do Estado de Pernambuco e dos Governos Municipais de Recife, Garanhuns e Águas Belas.

Luciana Rezende
Graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco, pós-graduada em Avaliação Educacional em Língua Portuguesa pela UFPE, acumula experiência na implantação e gestão do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, capacitada pela ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) Brasília/DF, com a finalidade de ser instrutora no Estado de Pernambucoda Capacitação dos Novos Formulários do Cadastro Único; capacitada pela mesma instituição no curso de Formação de Gerentes Sociais e pela Universidade Caixa em gestão e operação do sistema do Cadastro Único.

Thaysa Vila Nova
Graduada em Psicologia pelo Centro de Estudo Superiores de Maceió – CESMAC - AL; pós-graduada em Programa de Saúde da Família; conta com experiência na implantação do primeiro CRAS em território nacional voltado à comunidades quilombolas; gestão de CRAS; acompanhamento de adolescentes em cumprimento de medidas sócio educativas; bem como desenvolvimento setoriais de empresas.

Wanessa Holanda
Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, pós-graduada em Gestão Pública, com experiência profissional nas áreas: habitacional, hospitalar, Assistência Social e medidas sócio educativas. 

A sinergia, dentre outras ações, está ofertando o MINICURSO - INTRODUÇÃO AOS FUNDAMENTOS E À PRÁTICA NO CRAS , ÚLTIMAS TURMAS EM GARANHUNS que acontecerão nos dias 13/04/2013 e 17/04/2013, com duração de 8h (13:30ás 21:30) no auditório do Hotel Rodrigues. 

As inscrições podem ser feitas em nossa sede localizada na Av. Ruy Barbosa, 419, Galaria Tia Bella, sala B, Heliópolis, Garanhuns. 

Contatos pelos fones: (87) 3763-6171 / 9615-5191; E-mail: sinergia.pe@uol.com.br

Secretário de Educação faz grande reunião em Garanhuns com Gestores Escolares, Técnicos Educacionais e equipe da Gerência Regional



Gestores Escolares, Técnicos Educacionais e equipe da Gerência Regional lotaram hoje (12) pela manhã o auditório da GRE Agreste Meridional num encontro com o Secretário de Educação do Estado, Ricardo Dantas, e equipe da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão (SEPLAG) para discutir os resultados educacionais da região e reiterar o compromisso de todos no crescimento e melhoria da educação no Estado de Pernambuco.

Contando ainda com as presenças das Secretarias Executivas de Desenvolvimento da Educação, Gestão da Rede e Educação Profissional, a abertura do encontro foi realizada pelo Gestor Regional Paulo Lins, que destacou a importância da visita da Secretaria de Educação à Regional sobretudo pela quantidade tão elevada de Gestores Escolares recém-nomeados para função. Na oportunidade, o Gestor apresentou o histórico dos resultados educacionais nos últimos anos da regional e atribuiu principalmente às equipes que trabalham diretamente nas escolas o crescimento percebido .

 
A manhã de trabalhos foi iniciada com a apresentação da SEPLAG sobre o funcionamento e propostas do Pacto Pela Educação (PPE), destacando os indicadores de monitoramento e as novidades do Programa para 2013. Dentre elas, a realização de reuniões de monitoramento e apresentação de resultados nas GREs e nas próprias escolas, como forma de estimular e envolver os profissionais que trabalham em contato direto com os estudantes. Para formalizar a responsabilidade e envolvimento dos gestores, foram apresentadas as metas para 2013 e a leitura do Termo de Compromisso que cada um assinou nesta manhã, uma medida de garantir o esforço em conjunto nos resultados deste ano.

O Secretário de Educação, Ricardo Dantas, reafirmou as medidas de monitoramento apresentadas pela SEPLAG justificando que, para o Governo do Estado, o investimento em educação é a chave para o desenvolvimento sustentável, no momento em que diminui os índices de criminalidade, melhora a saúde, aumenta a renda da população e gera empregos. Sobre o PPE, Ricardo Dantas garantiu o acompanhamento mais efetivo às escolas que obtiveram IDEPE (Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco) inferior a 3,0 (três), e lembrou que o monitoramento é fundamental enquanto diagnóstico da situação atual, mas que é preciso ter um olhar sobre o que está por trás dos números levantados. 

Segundo o Secretário, o que realmente importa são as mudanças concretas na vida dos estudantes, e essas mudanças se dão com o envolvimento dos próprios alunos, da comunidade e dos professores por meio da influência e capacidade de liderança do Gestor Escolar. “A sinergia entre todos que fazem a escola só é possível através do exercício da liderança, praticado por meio do exemplo. As metas são a representação do compromisso, e o principal pacto que deve ser estabelecido é o pacto de compromisso com a vida de nossos alunos”, finaliza.

Os trabalhos de hoje terão continuidade pela tarde na sede da GRE apenas com as escolas que obtiveram IDEPE abaixo de 3,0 (três) em 2012, que irão discutir os resultados e planejar soluções de melhorias. Gestores das Escolas de Referência ainda estarão reunidos hoje, na EREM Francisco Madeiros, com o Secretário Executivo de Educação Profissional, Paulo Dutra, e sua equipe.
 
 
Fotos: Jaqueline Pinto

AESGA empossa membros da Comissão de Avaliação



Tomaram posse na manhã desta quarta-feira, 10 de abril, na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), os membros para a Comissão Própria de Avaliação da Instituição (CPA-AESGA). Durante a Solenidade, estiveram presentes a presidenta da Autarquia, professora Giane Lira, bem como os demais componentes da CPA, que é composta por professores, auxiliares administrativos, discentes e membro da sociedade civil, eleitos por seus pares.

Fazem parte da Comissão Técnica os professores Maria Izabel Correia, Gabriela Valença, Ricardo de Oliveira e Virgínia Spinassé, além da assessora Rosa Maria Antunes. Também são parte da CPA os professores Adriana Dantas, Adriano Sena, Cynira Brandão e Suianne Melo, enquanto membros titulares. Tomaram posse ainda os docentes Paula Calábria, Thayse Padilha, Rogério Paiva e Fernando Oliveira, sendo estes na condição de suplentes.

Como representantes administrativos, a comissão contará com o apoio das servidoras Norma Franklin e Clide Vaneide, dos discentes Jaciara Silva, Marcela Brito, Nilton César e Ronaldo César (titular deste blog), e da vereadora Maria Nelma Costa, representante da sociedade civil.

Satisfeita com a Ação, a presidenta da AESGA não poupou elogios aos esforços da Comissão. ”Essa mobilização impacta na qualidade, credibilidade e confiabilidade da Autarquia, pois é um estímulo ao crescimento e melhoramento constantes, impulsionando a motivação de todos os servidores em prol de uma AESGA melhor”, finalizou Giane Lira.

A CPA faz parte do Programa Institucional de Avaliação, medida adotada pela AESGA com foco na melhoria da qualidade e a importância das suas atividades, cumprindo assim as novas diretrizes da Avaliação da Educação Superior por meio da Lei n°10.861, seguindo o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

SENAI forma novos profissionais na região



O SENAI Garanhuns começou, esta semana, a capacitar profissionais dos municípios de Pedra e Jupi. As capacitações são realizadas em parceria com o governo do Estado, através do Programa Novos Talentos. Serão 80 novos profissionais das áreas de Vestuário e Construção Civil, que a Instituição entregará ao mercado de trabalho do Agreste.

Na cidade de Pedra, a qualificação de 160 horas/aula formará 40 costureiros em duas turmas e, no município de Jupi, o SENAI Garanhuns capacitará outros 40 profissionais no curso de pedreiro de alvenaria. As aulas estão acontecendo nos períodos da tarde e noite. 

Outras oportunidades do programa Novos Talentos podem ser encontradas no site da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendederismo (STQE)

Danilo Cabral libera investimentos para infraestrutura em Saloá

Do Blog Saloá Notícias


O Secretário das Cidades e também Deputado Federal, Sr. Danilo Cabral, esteve na manhã desta quinta-feira na cidade de Saloá e na ocasião assinou ordens de serviços para execução de várias obras na sede do município bem como na vila de Iatecá (Prata). O secretário chegou junto com sua comitiva logo cedo na cidade e, já se encaminhou para a prefeitura, onde foi recebido pelo prefeito Ricardo e sua equipe de governo.

Depois o secretário se dirigiu a sede do Poder Legislativo e foi recebido pelo presidente da câmara, Ronaldinho Birunda, que fez questão de dar as boas vindas ao homem de confiança do governador Eduardo Campos. Na câmara, o gestor da pasta das cidades assinou os convênios e discursou falando da satisfação de estar em Saloá mais uma vez, e ainda por cima, da alegria de ter seu amigo Ricardo como gestor do município.

Depois da câmara as comitivas do prefeito e do secretário se dirigiram a vila de Iatecá, onde o Cabral conheceu a Rua Padre Carneiro (Rua das Almas), esta que também será calçada com a verba que foi liberada pelo governo estadual, assim disse o prefeito Ricardo, por ser uma rua de pessoas carentes. Outro ponto visitado foi a Academia das Cidades que também terá sua conclusão já nos próximos dias.

Uma das obras mais importantes que será realizada pelo prefeito com os recursos liberados por Danilo, será a construção da praça no loteamento Santa Quitéria, local que serão pavimentadas todas as ruas do entorno da praça. Essas primeiras obras foram alçadas no valor de R$ 429 mil reais. Vale salientar também, que toda a mão de obra dessas obras será será de pessoas do próprio município, gerando renda e emprego para a população.

Danilo terminou a visita com um grande almoço na casa do ex-prefeito Rivaldo Alves, no centro da cidade, oferecido pelo prefeito Ricardo Alves. Na foto, os políticos na Cohab nova que será cem por cento pavimentada pelo prefeito de Saloá.

Recursos Liberados:

- Pavimentação e praça do loteamento Santa Quitéria.
- Pavimentação da Rua Padre Carrneiro ( Rua das Almas na Vila de Iatecá ).
Estes primeiros investimentos no valor de 429 mil reais.
- Pavimentação e saneamento da cohab Nova.
- Término da Academia das cidades.
A mão de obra para construção de todas essas obras será do próprio município, contribuindo para também para geração de emprego.
Outros pedidos foram feitos, e serão anunciados em breve, como o investimento para as festividades juninas.

.
AGORA COMIGO: Estivemos em Saloá nesta sexta-feira. Fomos recepcionados pelo prefeito Ricardo Alves, seu pai o ex-deputado Manoel Ricardo Alves e pelo próprio Secretário das Cidades, Danilo Cabral. Além, claro, por todos os auxiliares diretos do prefeito, amigos secretários como Joana D'Arc e Josevalda Cavalcanti. Logo depois, o vereador blogueiro Ronaldo Birunda, que realizou uma sessão especial na Câmara. 

Danilo Cabral estava muito à vontade, conversou com todos, e avançou até no debate político, quando defendeu os caminhos traçados pelo governador Eduardo Campos, inclusive no campo federal, e quando questionado sobre sua candidatura 2014, utilizou as palavras do governador, dizendo que é hora de governar e "ganhar" 2013, para depois colocar 2014 na mesa, mas que tem um carinho especial pela região, e serviço prestado, até quando foi secretário de educação, com a construção de escolas e transformação de muitas delas em Escolas de Referência. Danilo sabe de cor os investimentos em Saloá, e tem no prefeito Ricardo Alves um parceiro no presente e no futuro breve. Entenda-se eleitoral.

A atenção pela qual tem tratado Saloá mostra que a parceria vai longe. Muitas cidades e seus prefeitos já vão decidindo seus caminhos eleitorais para 2014.

Vereadores fazem visitas a Escolas do Município e a FAMEG - Faculdade de Medicina de Garanhuns

Vereadora Nelma Carvalho
A Câmara de Vereadores de Garanhuns tem criado a sistemática de reuniões de suas comissões permanentes, com pautas e cronogramas de encontros pré-definidos. Um bom exemplo tem sido a Comissão de Educação, presidida pela vereadora Nelma Carvalho, e que conta com os vereadores Sílvio Sabino Filho e Gil PM como membros. Praticamente todo o calendário para 2013 está pronto e sendo divulgado.

Professora e Diretora Escolar por muitos anos, tendo sua história como gestora mais próxima de comunidades carentes, como a Liberdade, Nelma Carvalho está programando, além das reuniões da comissão, sempre na última segunda-feira de cada mês, um calendário de visitas a escolas do município. Segundo a vereadora, é preciso que o representante do povo conheça a realidade no local, vendo a infra-estrutura, conversando com as pessoas, quer seja na educação, na saúde, ou qualquer outra área da administração pública. "Precisamos estar lá, conhecer, para saber as necessidades, fiscalizar e poder trabalhar nesta demanda da população. Somos cobrados por isto, e temos a obrigação de estarmos próximos" - afirmou a presidente da comissão.

FAMEG - Como parte das visitas técnicas, a Comissão de Educação está agendando um encontro com gestores da FAMEG - Faculdade de Medicina de Garanhuns, onde conhecerão as instalações e serão informados do andamento do processo de autorização de funcionamento, que se encontra no MEC para validação da migração do Sistema Estadual para o Federal, e a consequente abertura do curso de medicina da Instituição de Ensino. A visita dos vereadores deve acontecer na próxima semana, em data a definir.

Os trabalhos das comissões acontecem paralelamente umas a outras, com cada vereador podendo participar de mais de uma. Além disso, têm as reuniões ordinárias, sempre às quintas-feiras, às 10h da manhã e o atendimento legislativo comum feito pelos vereadores em seus gabinetes diariamente.

Sobre as visitas agendadas, o presidente da Casa Raimundo de Moraes, Audálio Ramos Filho, explica: "Estamos incentivando que os vereadores possam ir ao encontro da população do município. Este molde dado pela presidente da Comissão de Educação serve de exemplo. Outros momentos estão sendo criados, aqui no plenário, com reuniões especiais, como esta desta quinta-feira, onde recebemos o Secretário Executivo de Direitos Humanos de Pernambuco, Paulo Roberto Xavier, e o prefeito Izaías Régis, mas principalmente, no contato direto com a população, com a comunidade, pois são as pessoas, os cidadãos, que direcionam as ações do legislativo municipal." - registra o presidente.

Confira o cronograma de visitas:

17/04 - Escola Miguel Arraes de Alencar
15/05 - CAIC Prof. Antônio Gonçalves Dias
14/08 - Escola José Ferreira Sobrinho
18/09 - Escola Silvino de Almeida
16/10 - Escola Amélia Maria
20/11 - Instituto Bíblico do Norte

MUDANÇAS NAS REGRAS DO FPE: Armando vota a favor em benefício dos estados

Senadores Walter Pinheiro e Armando Monteiro

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) votou a favor do substitutivo do senador Walter Pinheiro (PT-BA) que trata da definição de novos critérios de partilha do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e que foi aprovado pelo plenário do Senado nesta quarta-feira (10). A votação confirmou o texto-base aprovado na terça-feira (9). A matéria segue agora para apreciação da Câmara.

“O Senado registra uma conquista, por ser uma matéria complexa e que opõe os Estados, dada as contradições e o desequilíbrio da Federação. Mas o senador Walter Pinheiro construiu uma proposta realista e que, ao final, consagra uma ideia de que toda a base da atual partilha é preservada e se produz, após um certo período, os critérios que permitirão um incremento real da arrecadação. Portanto, eu considero uma vitória do bom senso devido a complexidade da matéria”, afirmou.

O texto mantém até 31 de dezembro de 2015 os critérios atuais. Já a partir de 2016, os estados receberão o piso equivalente ao valor que já recebiam, mas corrigidos com base no IPCA e no Produto Interno Bruto (PIB). O restante será distribuído segundo as novas normas que levam em conta a população e a renda domiciliar per capita.

Crédito da foto: Geraldo Magela/Agência Senado

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.