GOVERNO DE PERNAMBUCO

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

UNIMED AGRESTE MERIDIONAL

CLIQUE NAS IMAGENS E CONFIRA DESTAQUES DO BLOG

DIVULGUE SUAS ATIVIDADES NO BLOG DO RONALDO CESAR

DIVULGUE SUAS ATIVIDADES NO BLOG DO RONALDO CESAR

quarta-feira, 17 de abril de 2013

SEBRAE realiza palestra sobre Empreendedorismo na AESGA

A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) realiza mais uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Em Pernambuco (SEBRAE). Com o objetivo de promover o repasse de conhecimentos acerca de temas como empreendedorismo e gestão empresarial, o SEBRAE realiza nesta quarta-feira, 17 de abril, duas palestras com foco na área de empreendedorismo.

Através do tema “Empreendedorismo: O Caminho para o próprio negócio”, a palestra será realizada em dois momentos: das 14 às 16 horas e das 19 às 21 horas.

A Ação será voltada ainda para os alunos do último período do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

Evento em Caruaru com Augusto Cury repercute em Garanhuns




Repercute na cidade o Encontro com Augusto Cury em Caruaru com um Grupo de Educadores de Garanhuns, somente para 100 pessoas. Para mostrar credibilidade do Congresso Educa Garanhuns, que está sendo formatado e será realizado em nossa cidade no próximo mês. Ressalte-se que os educadores foram no ônibus exclusivo do Congresso, conforme fotos.

A realização foi do César Luna e sua empresa.

Novas informações sobre o Festival de Inverno de Garanhuns 2013



Integrantes da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria Estadual de Cultura, Secretaria Municipal de Turismo, Diretoria de Cultura e Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) se reuniram na manhã de hoje (17) com o prefeito Izaías Régis, no Palácio Celso Galvão, para apresentar e discutir a infraestrutura do 23º Festival de Inverno de Garanhuns. O Corpo de Bombeiros e Polícia Militar também participaram do momento.

Com data definida para ser realizado de 18 a 27 de julho, o evento promete surpreender a população local e os turistas que visitam o município durante os dias de festa por suas inovações de organização dos polos, padrões de arte e adaptações de áreas de convivência.

Na ocasião, o arquiteto e coordenador de infraestrutura, Ronaldo Câmara, mostrou os planos diretores dos principais polos do FIG (Praça Guadalajara e Parque Euclides Dourado). Foram observadas questões importantes na execução do projeto de estrutura, tais como alimentação, palco, camarotes, house mix e acessibilidade. “Vale ressaltar que os planos ainda sofrerão adaptações. O objetivo é de continuarmos tendo esses encontros antes do fechamento das ideias e, em parceria, construir um festival de qualidade em todos os pontos para o morador e o turista”, explicou.

O prefeito Izaías, juntamente de parte de sua equipe, esteve atento na apresentação e disposto a manter a amplitude do FIG em alta. “Tenho a convicção que em parceria com o Governo do Estado e demais órgãos envolvidos, teremos uma belíssima edição”, pontuou.

MUDANÇAS – Os espetáculos das companhias de circo irão ter suas apresentações, a partir deste ano, na área externa do Centro Administrativo, localizado na Avenida Caruaru, bairro Heliópolis.

ATRAÇÕES – A grade de programação das atrações começou a ser pensada. Alguns nomes conhecidos nacionalmente já foram sugeridos e irão para análise. A proposta do FIG continua sendo agradar a todos os gostos, mantendo a festa cada vez mais multicultural.

Izaías cria a Coordenadoria da Mulher. Eliane Simões assume



O prefeito Izaías Régis está decidido a somente criar as secretarias da Mulher, Juventude, Meio Ambiente e, Segurança Pública e Trânsito, no próximo ano, quando teria condições de colocar no orçamento as receitas necessárias para o funcionamento das mesmas. Contudo, está criando agora a Coordenadoria da Mulher, que terá à frente a Socióloga Eliane Simões Vilar, ex-diretora por 16 anos da AESGA.

Eliane já foi convidada e já aceitou ser secretária, mesmo que leve o tempo necessário para a criação da pasta, e por isto tem se dedicado à causa de uma forma quase integral. Tem trabalhado com afinco para moldar administrativamente a futura secretaria, que agora será coordenadoria. Tem estudado como funcionam outras instituições afins, fez contatos importantes com a Secretaria da Mulher do estado, que tem Cristina Buarque como secretária desde a primeira gestão de Eduardo Campos. Eliane tem participado de reuniões com mulheres em diversas instituições, de diversas classes sociais.

Assim, Izaías assegura um início de trabalho oficial, formal, de fato e de direito, com Eliane podendo representar o município e, principalmente, as mulheres. É sem dúvida alguma, um dos mais importantes e experientes nomes da gestão municipal, oferecendo mais consistência administrativa e representatividade social ao grupo que colabora com o prefeito.

Vale ressaltar que o pedido para a criação da Secretaria da Mulher partiu da Câmara Municipal, através de requerimento da vereadora Luzia Cordeiro, a Luzia da Saúde, em março deste ano, justificando a necessidade das mulheres terem as ações concentradas em uma secretaria específica, otimizando assim as políticas públicas voltadas ao sexo feminino, com melhor estrutura administrativa, dotação orçamentária própria, oportunizando uma melhor condição de ações governamentais de assistência às mulheres.

Armando Monteiro e Eduardo Campos debatem um novo Pacto Federativo no Congresso Nacional



Brasília – Temas da agenda federativa que tramitam no Senado foram o centro das discussões durante a reunião-almoço do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com o bloco "União e Força", que reúne 12 senadores do PTB, PR, PSC e PPL, nesta terça-feira, 16.

A convite do senador Armando Monteiro (PTB-PE), que recepcionou Campos em seu gabinete antes do encontro, o governador abordou temas relativos a mudanças na legislação do ICMS, renegociação das dívidas dos estados, criação do fundo de desenvolvimento regional, do fundo de compensação financeira, entre outros itens, que integram a agenda de um novo pacto federativo no Brasil.

Na avaliação do senador Armando Monteiro, foi um encontro extremamente positivo. “Foi uma pauta importantíssima no atual cenário de discussões e é sempre oportuna e bem-vinda a contribuição para este debate de um ator político nacionalmente importante como o governador Eduardo Campos, que, além de sensibilidade, tem amplo conhecimento sobre esses temas. Foi um encontro muito produtivo”, destacou.

Além de integrantes do bloco, participaram do almoço os senadores Rodrigo Rollemberg (DF) e Lídece da Mata (BA) e o deputado federal Beto Albuquerque (RS), membros do PSB, partido do governador Eduardo Campos.

Quilombolas injetam mais de R$ 5 milhões na economia do município com a construção de casas da CAIXA em Garanhuns



Já nesse primeiro trimestre do ano as comunidades Quilombolas conseguiram 182 unidades habitacionais, distribuídas para as comunidades Castainho, Estivas, Tigre, Estrela, Timbó e Caluete, que dá mais de 5 milhões de reais direto na economia do município, sendo gerado 120 empregos diretos e mais de 50 indiretos. Obrigatoriamente 80% de todo material é comprado neste município, e 100% da mão de obra é das comunidades e da Cidade de Garanhuns. As casas hoje têm 50m², toda na cerâmica, e a família só paga uma pequena parcela anual de 4% do valor da casa dividido em 4 vezes.

Contando que no ano de 2012 essas comunidades com exceção de Timbó e Caluete já receberam 75 Unidades Habitacionais, das 63.500 unidades habitacionais Rural do Brasil. O Empreendimento ESTIVAS I E II foram escolhidos pra ser a capa da revista da CAIXA com mais de 100 mil exemplares distribuídos no Brasil. 

As comunidades Quilombolas deste Município, ainda conseguiram neste mês de Abril, junto a Fundação Cultural Palmares e CONAB, 28 Toneladas de alimentos pra distribuir, 1.278 cestas básicas entregue as famílias Quilombolas das comunidades de Castainho, Estivas, Tigre, Estrela, Timbó e Caluete, sem contar que já está sendo construído 89 banheiros nestas comunidades em parceria com a FUNASA e o PRORURAL e também várias cisternas de 16 mil litros, em parceria com a Caritas e STR.

As lideranças das comunidades Quilombolas, Marinho da Estivas, Cicero Estrela, Valdir do Tigre, Zé Carlos do Castainho, e Emerson do Timbó, falam ainda que até o final deste ano querem estar com mais 300 casas aprovadas e construídas, entre outras politicas que eles almejam para as comunidades e a cidade de Garanhuns.

FAMEG, MINHA CASA, FIG e outros assuntos tratados entre Izaías e Tadeu Alencar

De sua viagem a Recife, da reunião com Tadeu Alencar, o prefeito Izaías Régis voltou com mais algumas notícias. Além do Festival de Inverno, que já tratamos em outro post, outros assuntos estiveram na pauta.

Quanto a FAMEG, Izaías quer que o governador Eduardo Campos entre definitivamente na parada. O MEC indeferiu no mês passado o registro originário da faculdade, mas não deu explicações. Izaías quer que o MEC diga porque indeferiu, e para isto a força do governador é importante, decisivamente. Há mais uma vez a impressão de perseguição à FAMEG dentro do Ministério.

Outra questão tocada no encontro com Tadeu Alencar foi a liberação de recursos para pavimentar o Conjunto Habitacional Minha Casa, Minha Vida. O convênio exige que esteja tudo calçado para somente entregar aos futuros moradores. Era para estar tudo pronto desde o ano passado, mas o recurso teria retornado. Izaías quer a liberação para fazer a obra e entregar quase 500 apartamentos que estão prontos!

Vale registrar que Tadeu Alencar é hoje um dos auxiliares diretos do governador com mais influência, fazendo parte do grupo direto de confiança, de onde se pode falar de Geraldo Júlio, Paulo Câmara, entre poucos outros. Com esta influência, Tadeu tem sido um braço direito, e até o xadrez político do estado tem passado em sua mesa.

Izaías falou de investimentos, pediu recursos, mostrou dados, ... Foi com a pasta cheia.

Assim, é importante notar como Izaías tem conseguido adentrar no círculo administrativo do estado.

V GERES: Meta de Campanha de Vacinação ultrapassa 90 mil pessoas‏



Iniciou na segunda-feira, 15, e segue até o dia 26 de abril, a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. A V GERES - Gerência Regional de Saúde, que conta com 21 municípios em sua área de atuação, fez a distribuição da primeira etapa do material e está acompanhando o desenvolvimento da vacinação, para alcançar as metas estabelecidas. Somente em Garanhuns, pretende-se imunizar 21.693 pessoas. 

Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinados os trabalhadores de saúde que exercem suas atividades em unidades que fazem atendimento para a influenza, os povos indígenas, as crianças com faixa etária de seis meses a menores de dois anos, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmiss~iveis e outras condições clínicas especiais e a população privada de liberdade. 

A meta da V GERES é vacinar, ao menos, 80% dos grupos prioritários, o que representa 90.878 pessoas na região. 

O dia 20, sábado, foi escolhido para ser o dia da mobilização nacional, e a V GERES fará plantão especial para atender os municípios, além de supervisionar o trabalho na região. 

A responsabilidade da ação geral é da PNI - Regional - Programa Nacional de Imunização, que na V GERES tem a coordenação de Joana D'Arc Ferreira. 

Em Garanhuns, além dos 40 pontos de vacinação, no sábado, 20, no dia da mobilização nacional, a Praça Souto Filho (na Fonte Luminosa) e o Espaço Colunata (no Centro da cidade) terão pontos de atendimento com as doses da vacina. 

Sobre a campanha, afirmou Dra. Ricarda Samara, gestora da V GERES: "É sempre uma alegria e uma responsabilidade muito grande estas campanhas de vacinação, pois também salvam vidas, e melhor, de forma preventiva. Por isto, precisamos propagar ao máximo para que as pessoas tenham acesso e possam se proteger, e embora tenhamos os grupos prioritários, as pessoas fora dos grupos, também podem procurar os postos de vacinação".

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

SIGA O BLOG

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.